Arte brasileira

Arte brasileira em alta: veja o que anda fazendo sucesso ūüé®

Descobrir um pouquinho mais sobre arte brasileira é importante se você estiver pensando em fazer um curso na área.

Conhecer os principais artistas brasileiros e o que fez eles se tornarem grandes refer√™ncias pode servir de inspira√ß√£o. 

A seguir, você fica por dentro tanto dos nomes que já são valorizados há muito tempo no mundo quanto dos principais artistas de hoje. Bora lá?

Veja quais s√£o os artistas brasileiros mais conhecidos 

1. Tarsila do Amaral

Você provavelmente deve conhecer alguns dos quadros famosos de Tarsila do Amaral, como o Abaporu, símbolo do movimento antropofágico. Além de pintora e desenhista, a artista foi uma das protagonistas do movimento modernista e responsável por introduzir o cubismo no país.

2. Tomie Ohtake

Nascida no Jap√£o, Tomie Ohtake come√ßou sua carreira art√≠stica no Brasil por volta dos 40 anos de idade. Suas pinturas, gravuras e esculturas abstratas participaram muitas exposi√ß√Ķes e bienais internacionais, al√©m de ter recebido v√°rios pr√™mios.

Todo esse reconhecimento fez a artista ser considerada uma das maiores referências das artes plásticas no mundo inteiro.

3. Anita Malfatti

Anita Malfatti teve um grande peso na renovação das artes plásticas no Brasil. Além de suas obras terem se tornado ícones importantes da pintura moderna, ela foi uma figura central do movimento modernista ao lado de outros grandes nomes da arte brasileira.

4. Oscar Niemeyer

Nem √© preciso ser da arquitetura para conhecer um pouco do legado de Oscar Niemeyer. 

Ao longo de sua vida, o arquiteto fez projetos por todo o Brasil e at√© em outros pa√≠ses. Mas o projeto de Bras√≠lia foi uma das maiores contribui√ß√Ķes de Niemeyer para a hist√≥ria do pa√≠s.

As formas arredondadas e as curvas s√£o caracter√≠sticas marcantes em seus projetos, o que fez com que ele se tornasse dono de um estilo √ļnico.

5. Di Cavalcanti

Outro representante do movimento modernista da década de 1920 foi Di Cavalcanti. Ficou conhecido por retratar o carnaval e outros aspectos culturais com formas marcantes e cores bem vibrantes. Além de pintor, ele também foi desenhista, ilustrador e caricaturista.

6. Lygia Pape

Mais um dos grandes nomes da arte brasileira contempor√Ęnea. Lygia Pape sempre chamou aten√ß√£o pela sua ousadia e tamb√©m pela diversidade das suas obras. Trabalhou bastante com o abstracionismo geom√©trico, enfatizando os sentidos, e fez parte do movimento que ficou conhecido como neoconcretismo.

7. Victor Brecheret

Victor Brecheret veio da Itália para o Brasil quando ainda era jovem. Apesar de não ter sido aceito na Academia de Belas Artes em Roma, começou a trabalhar com Arturo Dazzi, um famoso escultor italiano. Voltou para São Paulo e depois passou um tempo na França junto de artistas como Tarsila do Amaral e Picasso.

Uma das obras mais conhecidas dele √© o ‚ÄúMonumento √†s Bandeiras‚ÄĚ, que fica no Parque do Ibirapuera, em S√£o Paulo.

8. Hélio Oiticica

O trabalho de H√©lio Oiticica sempre teve um car√°ter inovador e revolucion√°rio. Foi um artista muito perform√°tico, que gostava de experimentar e explorar temas pol√™micos. Al√©m disso, ele buscava o di√°logo com o p√ļblico, o que n√£o era nada comum para a √©poca.

Arte brasileira - Niemeyer

Confira os maiores destaques da arte brasileira hoje

9. Adriana Varej√£o

Quando o assunto √© arte contempor√Ęnea, Adriana Varej√£o √© uma das artistas mais importantes n√£o s√≥ no Brasil, mas no mundo todo. Al√©m das refer√™ncias barrocas, o trabalho dela questiona o processo violento de coloniza√ß√£o e a miscigena√ß√£o no pa√≠s.

10. Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes é uma das artistas plásticas mais respeitadas do momento, com obras expostas em grandes museus dos Estados Unidos e Europa. Apesar de trabalhar também com gravura e ilustração, as obras mais famosas dela são as telas feitas com a técnica de decalque.

As imagens feitas sobre plástico viram películas que depois são coladas uma em cima da outra. Essa sobreposição cria um efeito especial, cheio de detalhes e cores vibrantes.

11. Cildo Meireles

Mais do que convidar o p√ļblico a interagir com suas obras, o trabalho de Cildo Meireles reflete as preocupa√ß√Ķes pol√≠ticas dele. As instala√ß√Ķes do artista contam uma diversidade enorme de objetos, como moedas, ossos, bolachas e garrafas de Cola-Cola.

12. Sebasti√£o Salgado

Na fotografia, Sebastião Salgado é um dos nomes mais conhecidos no Brasil e no mundo. Ele é famoso pelos seus projetos fotográficos em preto e branco, que documentam a essência humana em vários contextos.

13. Hideko Honma

Hideko Honma largou a carreira universit√°ria para trabalhar com cer√Ęmica. Ela criou suas pr√≥prias t√©cnicas de esmalta√ß√£o com cinza vegetal feita a partir de materiais como folhagens e pedriscos. Esses materiais v√™m do pr√≥prio s√≠tio da artista em Nazar√© Paulista.

As peças feitas por ela fazem referência à relação do homem com a natureza e servem de inspiração não só para outros ceramistas como também para os arquitetos.

14. Ernesto Neto

Ernesto Neto ficou conhecido pelas gigantescas instala√ß√Ķes que oferecem experi√™ncias corporais e despertam os sentidos. O trabalho dele √© marcado pelo uso de tecido el√°stico, cores vibrantes e materiais org√Ęnicos, como terra, caf√©, especiarias, entre outros.

15. German Lorca

Embora tenha feito Ciências Contábeis, German Lorca escolheu ser fotógrafo e hoje é um dos maiores nomes da fotografia moderna brasileira. No começo da carreira, ele gostava de registrar imagens que contavam um pouco da história de São Paulo.

Com o passar do tempo, seu trabalho ganhou uma pegada mais poética, com fotos cheias de sensibilidade e que mostram cenas da vida cotidiana.

Arte brasileira - vik muniz

16. Vik Muniz

Desenhista, pintor, fot√≥grafo e gravador, Vik Muniz √© sin√īnimo de originalidade na arte brasileira. Al√©m de fazer reinterpreta√ß√Ķes de cl√°ssicos da pintura, ele comp√Ķe imagens feitas com os materiais mais inesperados, como gel, doce de leite, vinho, xarope.

Ainda que tenha exposto suas obras em museus famosos dos Estados Unidos, o artista se preocupa em levar seu trabalho para o p√ļblico que n√£o visita galerias de arte.

Aproveite a arte brasileira em alta!

Quem sabe voc√™ tamb√©m n√£o vai se tornar uma refer√™ncia na arte brasileira? 

Uma dica é começar investindo em um bom curso de graduação para ganhar todo o conhecimento que você precisa para sair voando.

Além disso, fique ligado em tudo o que acontece nas artes, pois isso vai ser importante para a sua carreira.

Ainda não segue a Belas Artes no Instagram e no Facebook? Então faça isso e acompanhe as tendências do mundo da arte!

Postar coment√°rio