Mercado de trabalho do Brasil

Mercado de trabalho no Brasil: o que vai mudar com o coronavírus 💼

Para enfrentar a pandemia, todo mundo precisou se adaptar de alguma forma. Como o novo coronavírus impactou vários setores da economia, o mercado de trabalho no Brasil também precisou se reinventar.

Na real, o que a gente está vendo é uma transformação enorme no jeito de se trabalhar.

Daqui pra frente, vai se dar bem quem estiver melhor adaptado à nova realidade. Quer saber como se preparar?

Fique por dentro das principais mudanças e confira dicas para se destacar nesse cenário.

Impactos do coronavírus no mercado de trabalho no Brasil

Enquanto certas mudanças parecem novidade para a maioria, outras só reforçaram tendências que já existiam no mercado de trabalho no Brasil.

Conheça cada uma delas mais de perto:

1. Home office

Apesar de muitas empresas não curtirem a ideia de trabalhar de casa, essa foi a solução para elas continuarem funcionando na pandemia.

É claro que, dependendo da atividade, a presença física é necessária. Mas para os profissionais que trabalham em escritórios o home office foi uma ótima saída.

Antes da pandemia, o trabalho remoto fazia parte da cultura de algumas empresas, sendo adotado em certos dias da semana. 

Depois de se ligar nos benefícios desse novo esquema, a maior parte delas quer que seja uma prática definitiva.

2. Altos níveis de qualificação

Quem tem mais chances de trabalhar de casa costumam ser as pessoas em cargos mais altos. Consequentemente, com uma renda maior.

Nesse contexto, as exigências de qualificação profissional aumentam ainda mais. Afinal, conquistam as vagas quem for mais preparado.

Além dos diplomas, o conceito de continuous learning ganha mais valor. É aquela ideia de estar sempre estudando, fazendo cursos e se desenvolvendo.

3. Processos seletivos online

Como entrevistar profissionais em tempos de isolamento social? Simples assim: usando as ferramentas online. Essa foi mais uma grande mudança no mundo do trabalho.

As videoentrevistas se tornaram frequentes nos processos seletivos.

A diferença é que o candidato e o recrutador estão em lugares diferentes, mas o processo é o mesmo. Só é preciso ter o cuidado para estar em um ambiente silencioso, bem iluminado, e não ser interrompido.

5. Trabalhos mais flexíveis

A própria organização laboral foi impactada pela crise do coronavírus. Com a economia em baixa e o desemprego em alta, foi preciso criar formas de salvar os postos de trabalho.

Jornada mais curta e esquemas de compartilhamento são alguns exemplos.

De um lado, essas mudanças ajudam as pessoas a manterem seus trabalhos. De outro, mais a longo prazo, elas ajudam a trazer mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

6. Entregas no lugar de horas trabalhadas

Com a prática do home office, o mercado de trabalho no Brasil é obrigado a mudar a visão sobre a produtividade dos profissionais.

Afinal, não dá para uma empresa querer vigiar a jornada de trabalho de todo mundo. Então como ter certeza de que o funcionário está trabalhando em casa as horas que deveria por dia?

Isso se torna irrelevante quando existe uma relação de confiança entre a equipe.

O que interessa, de verdade, é se as tarefas estão sendo entregues na data esperada. Se a pessoa demorou 2 ou 5 horas para terminar é o de menos.

7. Engajamento virtual

Nessa onda de transformação, o desafio de manter os profissionais motivados traz outra mudança.

Antes da pandemia faziam parte da rotina de trabalho as reuniões presenciais, a hora do cafezinho, os happy hours e as confraternizações. Tudo isso era importante para a interação entre as pessoas.

Diante da nova realidade, o que vale é o engajamento virtual.

Os profissionais estão aprendendo a ter uma atitude proativa mesmo a distância. 

Bater papo com os colegas e saber se comunicar de forma clara virtualmente são coisas necessárias para manter o engajamento vivo.

Mercado de trabalho no Brasil - dicas

Veja como se destacar no novo cenário

A seguir, você vai conferir ótimas dicas do que fazer para estar em dia com essas novas demandas:

Entenda as transformações do mercado de trabalho no Brasil

Para conseguir encontrar o melhor caminho na sua vida profissional, é importante conhecer bem o contexto. Ou seja, como anda a área em que você quer atuar e a realidade de trabalho – coisa que falamos no tópico anterior.

Assim, você consegue se preparar melhor para atender às expectativas do mercado.

Isso porque fica mais fácil saber quais conhecimentos e habilidades estão sendo mais valorizados na sua profissão e o que as empresas buscam.

Invista em qualificação

Como a gente viu, sem qualificação é complicado se destacar no mercado. Na maioria das profissões, ter um diploma de ensino superior é básico.

De preferência, que seja de um bom curso de graduação, feito em uma faculdade reconhecida no mercado.

Além da qualidade do ensino, o nome da instituição também tem um peso no currículo. Isso pode trazer vantagens na disputa com outros profissionais.

Acompanhe as novidades tecnológicas

Hoje é difícil não estar ligado na tecnologia, não é? Mas é preciso fazer isso pensando na carreira também.

Isso quer dizer acompanhar quais são os novos recursos que estão sendo usado na sua área. Assim, dá para você se capacitar, estando sempre pronto para as novas exigências.

O que não pode é deixar para se atualizar quando todo mundo já sabe usar as tecnologias mais relevantes.  

Nunca pare de estudar

Fique sabendo que estudar não é só fazer uma faculdade. Existem outras maneiras de ganhar mais conhecimento.

Você pode, por exemplo, fazer outros cursos, ler livros e assistir palestras relacionadas à área de atuação. Tudo isso é estudar.

Seja qual for a sua preferência, esteja sempre em busca de novos conhecimentos. Essa atitude é o que faz alguns profissionais se diferenciarem dos outros.

Aprenda a lidar com a autonomia

Vai se destacar daqui para frente quem souber trabalhar sem ter que receber ordens. Ou seja, que souber usar a autonomia de forma inteligente.

Ter um bom nível de independência faz uma grande diferença, pois mostra confiança e proatividade.

Portanto, não seja do tipo que precisa receber um feedback para reconhecer que fez um trabalho bom. Confie no seu taco e resolva o que puder sem precisar de um chefe no seu pé.

Mercado de trabalho no Brasil: garanta seu espaço!

Ninguém esperava por essas transformações do mercado de trabalho no Brasil. O que dá para fazer agora é aceitar que elas chegaram e lidar com elas.

Se você estiver sempre tentando se tornar um profissional melhor, acompanhando as tendências do mercado, seu espaço vai estar garantido!

Quer ficar ligado nos assuntos mais relevantes para a sua carreira? Então assine agora a newsletter da Belas Artes para receber os conteúdos no seu e-mail!

Postar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.