mercado de games

Descubra como est√° o mercado de games no Brasil ūüéģ

Você já parou para pensar em como o mercado de games está crescendo? Cada vez mais os jogos digitais conseguem adeptos! E não estamos falando apenas do estereótipo do nerd que passa horas em frente ao videogame.

Os smartphones popularizaram aqueles joguinhos de puzzle, adivinha√ß√Ķes ou racioc√≠nio l√≥gico, por exemplo. √Č bem prov√°vel que voc√™ j√° tenha jogado Candy Crush enquanto estava no √īnibus ou na fila esperando para ser atendido em algum local, n√£o √© mesmo?

Os jogos digitais ca√≠ram no gosto popular e o mercado de games est√° em constante crescimento. J√° pensou em se especializar e trabalhar nessa √°rea, que √© uma das profiss√Ķes do futuro? Ent√£o, let‚Äôs play!

Veja como est√° ocorrendo o crescimento do mercado de games no Brasil

Os brasileiros amam um joguinho! Isso ficou comprovado por um estudo realizado pela consultoria Newzoo, divulgado em uma matéria da revista Valor Investe.

De acordo com a publica√ß√£o, o Brasil √© o 13¬ļ maior mercado de games do mundo e o maior da Am√©rica Latina. S√≥ nos campeonatos de jogos digitais promovidos em nosso pa√≠s, se movimenta mais de R$5,6 bilh√Ķes por ano.

Pandemia movimenta mercado de games

Além disso, nadando contra a maré, o mercado de games está crescendo muito na pandemia. Uma pesquisa da Visa, também publicada no site Valor Investe, mostrou que em 2020 esse segmento cresceu 140% no Brasil.

Uma explica√ß√£o l√≥gica para isso √© o fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa. 

Sem poder ir para as ruas e frequentar estabelecimentos como bares, restaurantes e cinemas, os jogos digitais passaram a ocupar mais o tempo de quem curte esse tipo de entretenimento.

O estudo feito pela Visa tamb√©m concluiu que as pessoas est√£o gastando mais dinheiro com jogos. Segundo a companhia, houve um aumento de 105% na quantidade de cart√Ķes de cr√©dito usados para compras nos aplicativos de games.

Como voc√™ deve saber, muitos dos joguinhos de celular s√£o gratuitos, mas oferecem recursos pagos. √Č nisso que as pessoas est√£o investindo mais e esse valor impulsiona as empresas desenvolvedoras a criarem mais itens para os games.

E por falar nos jogos para celular, eles têm crescido muito entre os gamers. Fala aí, você já deixou de jogar no computador ou no videogame para arrasar no smartphone?

A populariza√ß√£o de jogos mais completos e complexos para celulares, como o Free Fire, tem feito com que a comunidade gamer fa√ßa essa migra√ß√£o. 

De acordo com a Etermax, empresa desenvolvedora do Free Fire, em 2020, o jogo para celular cresceu em 120% o n√ļmero de usu√°rios ativos di√°rios. Esse n√ļmero est√° 25% acima do que a empresa esperava.¬†

Eles devem estar bem felizes e ganhando rios de dinheiro, concorda?

Confira as oportunidades profissionais para atuar no mercado de games

Se você curte jogar e pensa em trabalhar no mercado de games, saiba que tem grandes chances de conquistar uma carreira promissora. Afinal, como explicamos, o segmento está super em alta.

Entre as principais fun√ß√Ķes que voc√™ pode desempenhar nesse mercado est√£o:

Veja, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas!

mercado de games oportunidades

Designer de games: profissional que atua na produção de jogos

O designer de games é o profissional que trabalha na criação e desenvolvimento de jogos. 

Nesse trabalho, você poderá ser o responsável pela elaboração de modelagem, criação de personagens e dos cenários dos jogos.

Também contribuirá com os programadores, exemplificando as formas como os personagens devem se apresentar ou agir quando os jogadores derem os comandos, por exemplo.

Roteirista de jogos: o criador da história

Além dos designers de games, para criar um jogo também é preciso pensar em sua história. Afinal, é preciso que os personagens estejam inseridos em um contexto e tenham um objetivo a ser cumprido.

Em Super Mario, um grande clássico dos videogames, a história central do jogo é a do encanador Mario, que precisa enfrentar vários desafios e passar por várias fases para salvar a princesa Peach.

O roteirista de jogos é a pessoa que trabalha na elaboração não só da narrativa, mas também de toda a parte escrita dos games, como as falas dos personagens. Também tem a responsabilidade de elaborar os roteiros de trailers e curtas-metragens dos games.

Se voc√™ j√° jogou League of Legends, por exemplo, j√° deve ter percebido que os mais de 140 personagens do game t√™m uma hist√≥ria pr√≥pria. Sem d√ļvida, o roteirista teve um trabalh√£o e precisou ser muito criativo para desenvolver todas elas.

Game Tester: a pessoa que ganha a vida jogando videogame

J√° pensou em receber um sal√°rio para jogar videogame? Sim, isso √© poss√≠vel! Basicamente √© essa a fun√ß√£o do game tester, um profissional que passa o dia jogando games que ainda n√£o foram lan√ßados para o p√ļblico.

O objetivo desse trabalho é encontrar falhas para reportar aos desenvolvedores, que devem fazer as melhorias apontadas.

Porém, não pense que esse trabalho é assim tão moleza! Você precisará entender de design, programação, roteiro e tudo que envolve a produção de jogos.

Na pr√°tica, esse profissional atua como um ‚Äúfiscal‚ÄĚ e precisa garantir que tudo est√° 100% funcionando, para que o jogo seja lan√ßado para o p√ļblico.

Entenda a import√Ęncia do curso superior para se destacar no mercado de games

Como você pode perceber, ser um excelente jogador não é suficiente para se dar bem no mercado de games. Você precisa ter vários conhecimentos específicos e técnicos para ser um profissional da área.

√Č por esse motivo que fazer um curso superior na √°rea √© t√£o importante. Na Belas Artes, voc√™ pode cursar a gradua√ß√£o em Design de Games.¬†

Contamos com uma excelente infraestrutura e professores renomados, que farão de você um grande profissional do mercado de games.

Quer saber mais sobre o curso? Ent√£o, acesse agora o nosso site e passe de fase na sua carreira!

Postar coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.