faculdade de Engenharia Civil

O que se estuda na faculdade de Engenharia Civil? ūüďź

Se você gosta de ciências exatas, como a matemática e a física, mas também tem habilidades mais artísticas e se expressa dessa forma, a faculdade de Engenharia Civil pode ser um excelente caminho para trilhar.

Isso porque esse curso tem foco na √°rea de exatas, mas tamb√©m pode seguir por um vi√©s criativo e din√Ęmico. Todas essas habilidades funcionam em conjunto no dia a dia de um engenheiro.

O profissional formado em uma faculdade de Engenharia Civil √© preparado para atuar no campo da constru√ß√£o. Ele √© respons√°vel por planejar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos de uma obra. 

Neste artigo, voc√™ conhecer√° as √°reas e op√ß√Ķes de atua√ß√£o para engenheiros, al√©m de detalhes sobre a matriz curricular! Vamos l√°?

Aspectos gerais da faculdade de Engenharia Civil

A Engenharia Civil √© uma √°rea de muita relev√Ęncia no desenvolvimento da Economia Criativa. Para ter sucesso no segmento, √© preciso ir al√©m do convencional, buscando a inova√ß√£o no uso de materiais e nas t√©cnicas de constru√ß√£o.

A faculdade de Engenharia Civil precisa desenvolver o aluno para lidar e desenvolver suas competências socioemocionais. Assim, a tomada de decisão será embasada na criatividade e na sustentabilidade.

Além disso, os profissionais também precisam desenvolver bem o trabalho em equipe, já que muitas vezes atuam em projetos multidisciplinares, com arquitetos, designers e outros especialistas.

Na Belas Artes, a faculdade de Engenharia Civil tem duração de 5 anos. Durante esse período, o aluno cursa 10 módulos. Pode desenvolver todas as habilidades necessárias para ser um engenheiro de destaque no mercado de trabalho, indo além do tradicional.

A nossa infraestrutura também é diferenciada. Conta com laboratórios para que as atividades sejam aprendidas na teoria e também na prática. Aqui, temos:

  • Laborat√≥rio de F√≠sica
  • Laborat√≥rio de Qu√≠mica
  • Laborat√≥rio de Topografia
  • Laborat√≥rio de Mec√Ęnica dos Solos
  • Laborat√≥rio de Materiais de Constru√ß√£o
  • Laborat√≥rio de Hidr√°ulica
  • Laborat√≥rio de Instala√ß√Ķes El√©tricas
  • Laborat√≥rio de Automa√ß√£o

Além disso, a Belas Artes conta com professores renomados e com grande experiência em cases e projetos no mercado. Esses grandes mestres fazem a diferença na formação de novos profissionais, por meio do ensino em sala de aula e em projetos práticos.

7 matérias que você estudará na faculdade de Engenharia Civil

Se voc√™ est√° interessado em cursar a faculdade de Engenharia Civil, √© bem prov√°vel que queira saber mais sobre o que estudar√° no curso, n√£o √© mesmo? Por isso, separamos algumas das principais mat√©rias que s√£o ministradas no decorrer da gradua√ß√£o. Confira!

1. C√°lculo

Dominar cálculos é muito importante, pois são a base necessária para todos os conhecimentos mais aprofundados da Engenharia Civil.

√Č imposs√≠vel ser um bom engenheiro sem dominar os c√°lculos diferenciais e integrais. Por isso, a faculdade de Engenharia Civil possui mais de uma disciplina sobre esse tema.

Em suma, os cálculos servem para que se possa colocar em prática a matemática e a física. O engenheiro precisa descobrir áreas, cargas, volumes, centros de gravidade, etc.

2. Desenho técnico

Assim como os cálculos, dominar as técnicas de desenho é essencial para os engenheiros. Nessa disciplina, o aluno aprende a desenvolver a visualização espacial e a perspectiva geométrica.

Al√©m disso, aprende sobre proje√ß√Ķes ortogonais, escalas, caligrafia t√©cnica e a forma como manusear os instrumentos de desenho t√©cnico. Tudo isso √© essencial para a pr√°tica profissional na √°rea civil.

Faculdade de engenharia civil desenho técnico

3. Algoritmos e programação

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos engenheiros. Isso porque os computadores auxiliam muito na solução de cálculos complexos e que podem levar tempo para serem realizados.

Na faculdade de Engenharia Civil, portanto, o aluno também aprende sobre algoritmos e linguagens de programação, como a Python. Por meio desses recursos, fica muito mais fácil realizar os cálculos. Além disso, se ganha agilidade nos projetos.

4. Fundamentos de administração

Muitas vezes o engenheiro civil assume o papel de líder em uma obra. Ele precisa trabalhar em conjunto com arquitetos, mestres de obras, designers de interiores, entre outros profissionais.

Para liderar os times e garantir que as obras ocorram conforme o esperado, é importante que sejam desenvolvidas habilidades de um administrador. De tal maneira, na faculdade de Engenharia Civil também se estudam fundamentos de administração.

A ideia é que o futuro profissional aprenda sobre liderança de equipes, gerenciamento de recursos, planejamento estratégico, entre outros tópicos importantes para o seu trabalho.

5. Materiais de construção

Na graduação em Engenharia Civil, o aluno também estuda sobre os fundamentos dos materiais de construção e as suas possibilidades de aplicação em cada projeto.

Para que o engenheiro saiba como utiliz√°-los em projetos, nesta disciplina s√£o estudados materiais como alvenarias, cer√Ęmicas, concretos, argamassas, entre outros. Tudo isso sempre pensando na sustentabilidade e na preserva√ß√£o do meio ambiente.

6. Geotecnia

Nessa disciplina, os alunos aprendem sobre os minerais e rochas, para que se saiba classificar cada um deles e conquistar mais resultados positivos nas edifica√ß√Ķes.

Tamb√©m se estuda sobre √°guas subterr√Ęneas e superficiais, a forma√ß√£o e a consist√™ncia dos solos, etc. Tudo isso impacta diretamente na qualidade dos projetos, tornando a disciplina muito importante.

7. Topografia

Nos estudos de topografia, a concentração está na medição e descrição de terrenos. Se aprende sobre escalas, cartografia, uso de instrumentos topográficos, entre outros aspectos.

Al√©m dessas, existem v√°rias outras disciplinas que s√£o cursadas na faculdade de Engenharia Civil. Todas elas s√£o de extrema relev√Ęncia para uma forma√ß√£o profissional consistente, com foco necess√°rio na √°rea de exatas, mas sem deixar de lado os sentimentos humanos e a criatividade.

Gostou deste artigo? Que tal ent√£o nos acompanhar nas redes sociais e receber mais dicas e informa√ß√Ķes interessantes? Temos perfis no Facebook e no Instagram.

Postar coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.