Engenharia de Produção

Engenharia de Produção: saiba tudo sobre essa graduação 👨‍💼

O profissional formado em Engenharia de Produção tem como principal função organizar os processos. Porém, para que isso aconteça, é preciso ter uma base de conhecimentos muito sólida.

O engenheiro de produção é o responsável por organizar linhas de produção nas empresas, principalmente na indústria. 

Tem a função de otimizar os processos, tornando-os mais simples de serem realizados, baratos e rentáveis para as companhias.

A seguir, conheça mais sobre essa área!

Aspectos gerais do curso de Engenharia de Produção

Para atuar como engenheiro de produção, o profissional precisa ter um excelente raciocínio lógico. Deve saber fazer cálculos, além de entender sobre economia e administração. Tudo isso é aprendido no curso superior, com uma duração média de 5 anos.

Também é necessário que o engenheiro de produção seja bastante criativo e saiba lidar bem com as suas emoções e com as das pessoas à sua volta. É por isso que a formação não pode ser apenas técnica e voltada para as ciências exatas.

Tão importante quanto saber fazer os cálculos, é desenvolver habilidades pensando no fator mais humano. A criatividade e o dinamismo fazem a diferença. Se você deseja se destacar na área, precisa encontrar uma faculdade de Engenharia de Produção com esse foco.

7 disciplinas estudadas na faculdade de Engenharia de Produção

Ao cursar uma faculdade de Engenharia de Produção, você terá uma formação bastante ampla. Listamos algumas das principais disciplinas que fazem parte do curso. Pronto para conhecê-las? Então, é só seguir a leitura!

1. Cálculo

O domínio dos conceitos de funções, limites, funções trigonométricas, compostas, inversas e exponenciais é essencial para o trabalho do engenheiro de produção.

Não é exagero dizer que os cálculos são a base de qualquer tipo de engenharia. Por isso, para se dar bem nessa área, você precisa gostar de matemática. 

No decorrer do curso, o aluno passará por diversas disciplinas de cálculo, para que os conhecimentos dessa área sejam totalmente absorvidos.

2. Física

Assim como a Matemática, outra disciplina que é base para a Engenharia de Produção é a Física. Por isso, ela também é estudada com profundidade nessa faculdade.

O engenheiro de produção deve entender sobre a dinâmica dos movimentos de translação e rotação, o equilíbrio dos corpos, as leis de Newton, o sistema internacional de medidas, e por aí vai.

Vale lembrar que tudo isso não é aprendido apenas na teoria! Os experimentos são realizados em laboratório, para que o aluno possa ver como  as coisas funcionam na prática. 

Dessa forma, estará mais preparado para quando tiver que encarar o mercado de trabalho.

3. Fundamentos de Administração

O engenheiro de produção faz um elo entre os setores produtivos e a área administrativa das empresas. Por isso, conhecer sobre Administração é muito importante, para compreender como os negócios funcionam, de fato.

Na disciplina de Fundamentos de Administração, o estudante aprende sobre negócios, planejamento estratégico, regulamentos e leis trabalhistas. 

Também estuda sobre automação empresarial, para que aprenda como programas e equipamentos podem ser usados para otimizar os processos.

4. Algoritmos e programação

A computação, cada vez mais, faz parte do dia a dia do engenheiro de produção. Recursos como os de inteligência artificial conduzem muitas atividades nas empresas.

Por isso, é necessário que o profissional da área aprenda sobre algoritmo e programação. A ideia é que esse conhecimento seja utilizado para escrever programas, utilizando linguagens como a Python.

5. Ergonomia, higiene e segurança do trabalho

A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre os homens e as máquinas, assim como a postura que as pessoas permanecem enquanto estão realizando o seu trabalho. 

É de responsabilidade do engenheiro de produção buscar meios para que os processos produtivos ocorram de maneira otimizada, sem prejudicar a saúde dos colaboradores.

Na faculdade de Engenharia de Produção, a disciplina de Ergonomia aborda questões como a mensuração do corpo humano, a acessibilidade das pessoas, os problemas de saúde relacionados ao trabalho, a biomecânica ocupacional, etc.

6. Engenharia da Qualidade e Metrologia Industrial

Nessa disciplina, o aluno de Engenharia de Produção aprende sobre o gerenciamento e o controle da qualidade nos processos de produção.

Entre outras coisas, se estuda sobre a padronização dos procedimentos, formas de controlar a qualidade e garantir a satisfação dos consumidores finais dos produtos fabricados.

7. Engenharia Econômica e Finanças

Tornar os processos produtivos mais econômicos, sem que percam a qualidade, é uma das principais atribuições do engenheiro de produção. Por conta disso, é preciso ter uma boa noção de economia.

Na disciplina de Engenharia Econômica e Finanças, se aprende sobre matemática financeira, análise de riscos, investimentos e relações de custo-benefício. Esses assuntos devem ser dominados para conquistar resultados positivos ao administrar uma organização.

Se você está decidindo qual faculdade fazer e gostou dessas disciplinas, tem grandes chances de ter sucesso na graduação em Engenharia de Produção. 

A área é bastante promissora, tendo em vista que o profissional formado é muito demandado em empresas dos mais variados segmentos.

Ao cursar Engenharia de Produção, você terá formação em um segmento que é uma das frentes do principal tipo de movimentação econômica dos países: os produtos. 

Para garantir a qualidade na formação, escolha uma instituição que priorize um aprendizado completo, como a Belas Artes. Temos um quadro de professores renomados e uma grande infraestrutura, com laboratórios de alta tecnologia. Aqui, você se torna um profissional de referência no mercado.

Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro dos nossos cursos e outros assuntos interessantes. Estamos no Instagram e no Facebook.

Postar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.