Engenharia Civil ou Engenharia de Produção: qual curso escolher?

Engenharia Civil ou Engenharia de Produção

Afinal, qual curso escolher: Engenharia Civil ou Engenharia de Produção? Ambas as áreas são bastante promissoras e com boas colocações no mercado de trabalho. Por isso, existem diversas subdivisões e há lugar para todos os profissionais que optam por ingressar no setor. 

Para definir qual graduação seguir de forma tranquila e racional, é necessário conhecer suas características, possibilidades de atuação, a rotina de cada profissão e a faixa média salarial dos cargos. 

Neste conteúdo, você terá a resposta para todas essas informações. Desse modo, ficará mais fácil saber qual curso é melhor para você. Acompanhe!

Engenharia Civil ou Engenharia de Produção: o que são?

Analisar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas é o primeiro passo para conhecer as duas profissões. 

Veja abaixo informações importantes sobre a Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é o responsável pelo projeto, gerenciamento, execução e fiscalização de uma construção. O profissional pode estar envolvido em obras de residências, edifícios, aeroportos, portos, estradas, túneis, viadutos, barragens etc.

Logo, é preciso ter conhecimento sobre normas da lei, impacto ambiental, materiais utilizados, segurança, tempo de execução da obra, cálculos, entre outros assuntos. Isso é fundamental para o  engenheiro civil apresentar viabilidade e solidez dos projetos.

Além dos conhecimentos técnicos, o engenheiro civil precisa apresentar boas habilidades de liderança, comunicação e gestão. Afinal, a maior parte do seu trabalho é realizado com empreiteiros, pedreiros, arquitetos, eletricistas, encanadores, entre outros profissionais.

No curso de Engenharia Civil, o estudante contará com disciplinas voltadas para a área de Física, Matemática e Química. De modo geral, a graduação permite desenvolver uma nova perspectiva sobre os espaços na busca por soluções sustentáveis e relevantes para o projeto.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção tem como principal função garantir que os processos produtivos sejam realizados com eficiência. Empresas e indústrias que trabalham com uma linha de fabricação, precisam de um profissional que consiga comandar esse setor. 

Sendo assim, o engenheiro de produção reúne conhecimentos sobre gestão de pessoas, economia e administração para dimensionar e gerenciar processos produtivos. No dia a dia, esse profissional pode atuar nas seguintes funções:

  • desenvolvimento organizacional da empresa;
  • análise e definição da estrutura da organização;
  • gerenciamento financeiro da indústria;
  • seleção de matéria-prima;
  • acompanhamento de controle de qualidade;
  • gerenciamento de operações logísticas (como armazenagem e distribuição);
  • controle de gastos e aplicações de recursos, entre outros.

Engenharia do Trabalho

Além disso, a Engenharia do Trabalho é outra área que o profissional pode atuar. Nesse contexto, ele é responsável pelo gerenciamento de recursos humanos fundamentais para a produção, tanto na fabricação de mercadorias quanto na prestação de serviços. 

Desse modo, o profissional define condições de executar pedidos, custos sobre a produção e prazo de entrega.

Na graduação de Engenharia de Produção, o aluno adquire habilidades de recursos humanos, materiais e financeiros. Com isso, ele consegue ter a visão completa das atividades de uma organização, conhecendo detalhadamente as etapas de produção, os recursos necessários e as pessoas envolvidas no trabalho.

Quais as diferenças entre uma área e a outra?

Todos os cursos de engenharia tem o mesmo objetivo: formar profissionais preparados para compreender a realidade e resolver problemas relacionados ao mercado e a sociedade. 

Contudo, são diversos campos que abrangem ambas as áreas. Por isso, há diferenças entre o setor de produção e civil. 

Conheça os principais a seguir: 

Área de especialização

Apesar da similaridade do objetivo dos cursos, as disciplinas que compõem a grade curricular são bem diferentes e influenciam na trajetória da carreira do profissional. Na Engenharia Civil, a graduação foca mais em conteúdos voltados para a área de Exatas.

Na Engenharia de Produção, o profissional possui disciplinas voltadas para área de Humanas na maior parte da sua grade, o que não exclui os cálculos no curso. Afinal, essa é a graduação que mais contempla conteúdos de outras áreas da Engenharia.

Campos de atuação

Na Engenharia Civil, o profissional pode trabalhar em empresas do setor privado ou público, como incorporadoras, construtoras, departamentos públicos de transporte, de obras, de saneamento, entre outros. 

Há a possibilidade de atuar em campos mais específicos, como geotecnia, perícia, inspeção e fiscalização. 

Na Engenharia de Produção, é possível encontrar cargos em indústrias, comércios, empresas no setor de serviço e agronegócio. 

O profissional também pode encontrar oportunidades na posição de estratégia para aumentar os resultados do negócio,  em organizações da área da saúde, instituições financeiras, setor de transportadoras e telecomunicações.

Rotinas de trabalho

Ambas as áreas oferecem ótimas perspectivas de trabalho, o que torna sua escolha de carreira mais fácil. Contudo, há diferenças no dia a dia dos profissionais da Engenharia Civil ou Engenharia de Produção.

Na Engenharia Civil, o profissional trabalha com projetos e execuções de empreendimentos. Sendo assim, ele acompanhará todas as fases de uma obra, seja de uma simples reforma ou uma grande construção. 

Portanto, realizará tarefas de análise de solo, escolha de materiais, planejamento hidráulico e elétrico etc.

Na Engenharia de Produção, a rotina envolve gestão de pessoas, equipamentos e pessoas. 

O profissional trabalha para aumentar a produtividade da empresa sem elevar custos de operação, seja automatizando a produção ou otimizando atividades comerciais e logísticas.

Engenharia Civil ou Engenharia de Produção: escolha a que combina mais com você!

Seja Engenharia Civil ou Engenharia de Produção, os cursos têm o objetivo de incorporar a tecnologia na otimização dos processos. Em ambas as graduações, a capacidade de inovação é um requisito que o mercado de trabalho valoriza muito atualmente. 

Essas são profissões bastante prestigiadas, oferecem bastante oportunidades de crescimento e salários muito atraentes. A média salarial para quem escolhe seguir a profissão na área de Engenharia Civil é de R$7.385,24 para 41 horas semanais de jornada de trabalho.

Enquanto que para a Engenharia de Produção,  você encontrará excelentes oportunidades de trabalho com média salarial de R$ 7.783,72 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Agora que você sabe as principais diferenças, já pode escolher qual faculdade fazer. Lembre-se de quando for escolher a sua instituição de ensino, você deve optar por aquela que seja de qualidade e reconhecida no mercado, como a Belas Artes – que oferece as duas opções de curso.

Para te ajudar ainda mais nesse processo de escolha, preparamos um material completo com perguntas e respostas sobre Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Baixe agora e saiba mais sobre as duas áreas mais procuradas na área!

Você pode gostar também
Tags: Engenharia Civil ou Engenharia de Produção

Postagens semelhantes