empreendedorismo social

6 caminhos para atuar com empreendedorismo social ūüĎ™

Diferentemente do que muitos podem pensar, empreendedorismo social não se trata de filantropia ou de caridade. A ideia aqui é realmente empreender, buscar capital financeiro e trazer melhorias para as pessoas que precisam.

Um fator inerente ao empreendedorismo social é que ele apresenta diversas oportunidades para que você inicie o próprio projeto. Outro ponto, e esse bem mais relevante, é que os benefícios do negócio podem ajudar a mudar milhares de vidas.

Mas, quais s√£o esses caminhos para iniciar um empreendedorismo social? O que fazer? 

Se voc√™ tem planos de melhorar o mundo, mas ainda est√° em d√ļvidas de como come√ßar, continue lendo e conhe√ßa 6 caminhos para atuar com empreendedorismo social.

Boa leitura!

Então, o que é empreendedorismo social?

Se pud√©ssemos definir o empreendedorismo social com um ditado popular, certamente seria: ‚ÄúN√£o d√™ o peixe, ajude a pescar‚ÄĚ. O conceito passa muito por isso, uma estrat√©gia bem desenvolvida para ajudar a melhorar a vida de pessoas que est√£o necessitando.

Por exemplo, digamos que na sua regi√£o h√° uma comunidade onde fam√≠lias carentes est√£o com dificuldade para conseguir alimenta√ß√£o devido a uma crise econ√īmica. Uma organiza√ß√£o filantr√≥pica ou de caridade possivelmente distribuiria cestas b√°sicas para aliviar a situa√ß√£o momentaneamente.

Mas, um empreendedor social age de outra forma. Ele busca gerar capital social para transformar a vida daquela comunidade, uma a√ß√£o que traga como resultado a autonomia das pessoas. 

Essa autonomia poderia ser conquistada através de projetos, como:

  • profissionaliza√ß√£o de m√£o de obra;
  • investimento de parceiros;
  • agricultura familiar.

A partir dessas e de outras a√ß√Ķes, o empreendedor social garante que as fam√≠lias tenham uma fonte de renda fixa e consigam sair, de fato, da sua situa√ß√£o de precariedade. 

Como iniciar um projeto de empreendedorismo social?

O empreendedorismo social apresenta fatores inerentes a qualquer empresa: captação de recursos e contratação de fornecedores, por exemplo. Mas a obtenção de lucros não é o principal propósito.

O sucesso do empreendedor nessa área está muito mais ligado à mudança que o seu projeto traz para a vida das pessoas. Além disso, o projeto deve:

  • envolver pessoas e segmentos da sociedade, incluindo a popula√ß√£o atendida;¬†
  • provocar impacto social;
  • ser autossustent√°vel;
  • ser realiz√°vel;
  • promover inova√ß√£o.¬†

Com todos esses fatores em mente, você está pronto para iniciar um projeto de empreendedorismo social. Conheça 6 maneiras de começar.

1. Identificar um problema local

Um dos maiores objetivos de um empreendedor social, sen√£o o maior, √© melhorar a vida de outras pessoas. Ent√£o, nada melhor que iniciar a sua jornada identificando um problema real pr√≥ximo a sua localidade. 

Pode ser qualquer dificuldade relacionada a √°reas importantes, como:

  • direitos humanos;
  • alimenta√ß√£o;¬†
  • educa√ß√£o;
  • emprego;
  • moradia;
  • sa√ļde.

A partir da√≠ voc√™ j√° tem a quest√£o-chave para come√ßar a empreender. O pr√≥ximo passo √© a montagem do projeto para a capta√ß√£o de recursos, cria√ß√£o de atividades e a√ß√Ķes. Al√©m disso, pensar em outras iniciativas para resolver o problema.

2. Iniciar parcerias com empreendimentos j√° existentes

Se você tiver dificuldade em identificar um problema mais grave na sua região, outra ótima opção para iniciar é formar parcerias com projetos já existentes. Afinal, apoiar empreendedores locais é uma maneira de conhecer a realidade da região.

Cooperativas e associa√ß√Ķes s√£o bons exemplos para voc√™ iniciar. Conhe√ßa hist√≥rias, medos e anseios da popula√ß√£o local. Trabalhe junto com as mentes pensantes dos projetos que est√£o em a√ß√£o para desenvolver novas oportunidades.¬†

empreendedorismo social doa√ß√Ķes

3. Intensificar comunicação em canais de mídias sociais

As m√≠dias sociais hoje s√£o alguns dos principais meios de comunica√ß√£o. Plataformas como Facebook e Instagram j√° passam da casa de bilh√Ķes de usu√°rios ativos. E esse grande alcance pode ser utilizado para iniciar o seu empreendedorismo social.

Adote as redes sociais para encontrar e se comunicar com futuros parceiros do seu projeto. Divulgue a sua ideia e possibilite que novas oportunidades surjam através do meio digital.

4. Iniciar um projeto em plataformas de arrecada√ß√£o 

Além das redes sociais, uma ótima maneira de iniciar o seu negócio social é por meio das plataformas digitais colaborativas, chamadas de crowdfunding ou match funding.

O sistema dessas plataformas funciona de maneira participativa: você divulga o seu projeto e atrai investidores e apoiadores. Não é um ato de entrega de dinheiro, mas sim investimento para que o negócio divulgado possa dar o start.

5. Criar vídeos promocionais e de divulgação

O recurso visual é um dos que mais trazem resultados em campanhas de empresas nas redes sociais, segundo as principais plataformas. Ou seja, se você deseja alavancar uma ideia, gravar um vídeo de divulgação é uma ótima maneira de começar.

Através do vídeo você consegue explicar em detalhes qual o grande problema que o empreendimento social tem o objetivo de resolver ou amenizar, como isso será feito e quais os recursos necessários.

Com tudo pronto, basta você definir os melhores meios de comunicação para a divulgação e compartilhar o máximo possível.

6. Montar uma equipe de trabalho

Digamos que você não consiga acionar ou obter sucesso nos outros caminhos sugeridos, mas conte com o conhecimento necessário para iniciar um empreendimento social. Uma boa iniciativa é montar a sua própria equipe de trabalho.

Com o preparo técnico sobre o tema, você tem plena capacidade para reunir os melhores profissionais dentro de um negócio social.

Ainda que não seja uma equipe em excelência, é uma oportunidade de trazer ideias e histórias para o projeto. Quanto maior a diversidade dentro do seu time de trabalho, maiores tendem a ser as possibilidades para o fortalecimento do empreendimento.

A questão das causas sociais é algo que motiva muitas pessoas atualmente, principalmente jovens. Essa nova realidade facilita o seu trabalho de atração e escolha de uma equipe mais bem preparada.

Empreendedorismo social move projetos e pessoas

A ideia de empreendedorismo social não é nova. Iniciou na década de 1950 no continente europeu e de lá para cá houve muita evolução no mundo e na sociedade. As pessoas fazem questão de participar de iniciativas e entender o papel das empresas nesse sentido.

As oportunidades para o empreendedorismo social existem. Basta você ter o conhecimento correto e seguir os melhores caminhos para iniciar.

Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter para n√£o perder nenhuma dessas novidades.

Postar coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.