Designer de produto

Conhe√ßa a carreira do designer de produto ūüďĚ

Para quem busca iniciar uma nova jornada ou mudar de √°rea na carreira criativa, tornar-se um designer de produto √© uma √≥tima e atual op√ß√£o.  

Afinal, a área para esse profissional, além de gerar grande demanda, é bastante diversificada.

Mas, voc√™ sabe o que faz um designer de produto e em quais √°reas ele pode atuar? 

Para você que está querendo entender mais sobre a profissão, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto.

Boa leitura!

O que faz um designer de produto?

Basicamente, o designer de produto √© o profissional respons√°vel por tornar um item mais funcional, c√īmodo, apresent√°vel e atraente para o p√ļblico. 

Ele foca na resolução de problemas relacionados a esses fatores, seja na etapa de testes ou durante a fabricação da mercadoria.

Pois √©, falando assim at√© parece um pouco estranho. 

Afinal, um cliente n√£o se importa muito com a apresenta√ß√£o do produto, ele s√≥ quer que funcione como o esperado. Certo? 

Errado. Hoje, as formas de escolha e consumo mudaram. Além de adquirir o produto, o cliente espera que ele seja agradável.

Pense comigo: quantas vezes deixamos de adquirir uma mercadoria por que ela n√£o se vendeu ‚Äúaos nossos olhos‚ÄĚ?

Podemos utilizar como exemplos algumas marcas de carro. 

Quantas vezes voc√™ j√° ouviu algu√©m falar: ‚Äúesse modelo ganha o cliente pelo design, porque a pot√™ncia do motor n√£o √© tudo isso!‚ÄĚ?

√Č exatamente isso que o designer de produtos faz: ele garante que voc√™ se encante com a mercadoria ao ‚Äúbater os olhos‚ÄĚ. 

Assim, algumas especificidades passam até despercebidas, pois o design externo já consegue lhe ganhar.

Isso pode valer tanto para um bem de alto custo, como um carro, quanto para um item de baixo custo, como uma caneta. 

Ou vai dizer que você nunca comprou uma caneta por que ela era macia para escrever?

Em linhas gerais, as responsabilidades de um designer de produtos s√£o:

¬∑         Analisar os tipos de materiais que ser√£o utilizados no desenvolvimento do produto;

¬∑         Trabalhar aspectos formais do produto, tais como: cores, formas, est√©tica, etc;

¬∑         Definir como o projeto ser√° executado na linha de produ√ß√£o.

Designer de Produto o que faz

Como est√° o mercado de trabalho para o designer de produto?

A verdade é que com uma tecnologia mais acessível para todos, grande parte das marcas consegue desenvolver e lançar produtos que contam com boas funcionalidades.

Ent√£o, hoje, para se destacar, n√£o basta entregar algo que execute a fun√ß√£o esperada. √Č preciso oferecer produtos que encantem os clientes j√° no primeiro olhar ‚ÄĒ lembre-se do exemplo dos modelos de carros que citamos anteriormente.

Esse nivelamento e a busca por diferenciais s√£o interessantes para o designer de produto, pois torna o profissional benquisto no mercado. 

E √© bem simples entender o motivo: algu√©m com capacidade de ‚Äúencantar‚ÄĚ os clientes atrav√©s do seu trabalho pode ser o fiel da balan√ßa para muitas empresas.

Quanto mais marcas surgirem com o objetivo de se destacar da concorrência, mais aquecido tende estar o mercado para o profissional de design de produtos.

Quais as áreas de atuação dentro do mercado de trabalho?

Se o mercado de trabalho est√° aquecido para um designer de produto, a diversidade para atua√ß√£o tamb√©m n√£o √© pouca. 

Em todos os segmentos há marcas querendo se destacar além da funcionalidade dos seus produtos. Para isso, a presença de um designer se torna cada vez mais fundamental.

Além disso, com a estabilidade de conexão de internet pelo mundo, as possibilidades de atuação se expandem ainda mais. O profissional pode trabalhar até mesmo em formato online e prestando serviço para diferentes empresas ao mesmo tempo.

Para você ter uma ideia melhor, aqui estão algumas das diversas oportunidades de atuação dentro do mercado de trabalho para um designer de produto:

Design de Interiores

Essa é a área considerada como uma das mais tradicionais dentro do mercado de trabalho do designer de produto. Aqui, a rotina se concentra em personalizar o local para atender às expectativas do usuário, garantindo harmonização, conforto e beleza ao ambiente.

Desenho industrial

Como designer industrial, provavelmente, é onde você terá maior volume de atividades dentro da profissão. Nesse segmento o objetivo é trabalhar no aperfeiçoamento de itens como máquinas, peças industriais, automóveis, etc.

Designer Gr√°fico 

O designer gr√°fico √© outra das profiss√Ķes cl√°ssicas dentro do seu mercado de atua√ß√£o. Aqui voc√™ trabalha mais com o comunicacional, focando em produtos que causam impacto direto nos usu√°rios, tais como: panfletos, revistas, jornais, cart√Ķes de visita, etc.

Designer de Embalagens 

Essa √°rea de atua√ß√£o se autodescreve, pois √© onde voc√™ fica respons√°vel por pensar em embalagens que otimizem a efici√™ncia do produto e que tragam maior valor √† marca. √Č outro exemplo de profiss√£o com grande volume de processos.

Ger√™ncia de projeto 

Ao se destacar dentro da empresa, você também pode passar a gerir projetos. Nesse cargo, você se torna responsável não só pela liderança da equipe como também por definir alguns fatores importantes, como: objetivo do projeto, processo criativo e nível de produção.

Qual faculdade você deve fazer para se tornar um designer?

Agora que você já sabe o que faz, como está o mercado e onde atua um designer de produto, é hora de responder a pergunta de 1 milhão de dólares: como se tornar um profissional da área?

Como não poderia ser diferente: depois de conhecer a área e se identificar com a profissão, o primeiro passo prático é se matricular em uma faculdade que ofereça um dos cursos relacionados ao design. A Belas Artes tem uma graduação específica de Design de Produto.

Quanto mais você definir a sua escolha a partir do seu perfil e da meta pós-faculdade, mais fácil será a sua jornada durante a graduação e melhor tende a ser o seu desempenho já na vida profissional.

Enfim, al√©m de uma faculdade renomada e foco nos estudos, para se tornar um √≥timo designer de produto voc√™ precisa mostrar criatividade e capacidade para lidar com problemas diversos e com uma equipe multidisciplinar. 

O designer deve ser o pilar de inovação dentro da empresa, independentemente do cenário externo. Então: não perca tempo, o sucesso é logo ali.

Gostou do artigo sobre a profiss√£o de designer de produto? Siga a nossa p√°gina no Instagram e no Facebook para conferir outros conte√ļdos interessantes.

Postar coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.