Estude na Belas Artes e seja uma referência no mercado

Belas Artes

Quer trabalhar em áreas ligadas à Arquitetura, Artes, Design e Comunicação? Então a Belas Artes, centro universitário em São Paulo, é perfeita para você! A instituição é uma das mais tradicionais e renomadas do país, andando lado a lado com a Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Ao longo deste artigo, você vai conhecer as principais vantagens de estudar na Belas Artes. Também vai tirar todas as suas dúvidas sobre esta que é uma das instituições de ensino superior mais buscadas por quem quer construir uma carreira na área. 

Vamos saber mais? Boa leitura!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

12 motivos para você estudar na Belas Artes

A graduação é, sem sombra de dúvidas, uma das etapas mais importantes da formação do profissional. Ao longo dos anos na faculdade, o aluno adquire conhecimento e também desenvolve habilidades relacionadas à área em que deseja trabalhar.  

Por isso, você deve viver essa experiência em uma instituição de peso. Ou seja, que tenha uma boa bagagem para acrescentar ao que você já sabe. 

Quem entende muito bem de oferecer uma formação completa aos estudantes é a Belas Artes. Veja o que faz a instituição de ensino ser especializada em formar os melhores do mercado:

1. Nota máxima na avaliação do Ministério da Educação

Sabia que, além de reconhecer faculdades e cursos, o Ministério da Educação (MEC) avalia a qualidade do ensino das instituições? 

A Belas Artes recebeu a nota máxima em qualidade de ensino pelo órgão responsável no país. E quando uma faculdade é bem avaliada desta forma, os alunos sentem uma segurança muito maior em relação à escolha que fizeram, concorda?

2. Ótima avaliação também pelo mercado profissional

Se o objetivo primordial da graduação é preparar os estudantes para o dia a dia de trabalho, a opinião do mercado também precisa ser levada em conta.

Aí está mais um dos diferenciais da Belas Artes: nota máxima na avaliação do mercado. No Ranking Universitário Folha 2019, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ocupou um dos primeiros lugares entre as universidades de Artes e Design.

3. Diferencial no currículo de quem passa por lá

É por meio do currículo que você estabelece o primeiro contato com as empresas e os lugares onde estão as melhores vagas de emprego. Isso significa que cada detalhe faz toda a diferença. 

Quando o recrutador bate o olho no documento e reconhece o nome da instituição de ensino superior por ela ser referência no mercado, você passa a estar um passo à frente dos concorrentes.

Por estar entre as melhores, a Belas Artes ajuda você a se destacar e fazer os olhos das empresas brilharem.

4. Quase um século de história formando os melhores profissionais

Quer outro motivo para confiar na autoridade da instituição no mundo das artes? Então você precisa saber um pouco mais sobre como tudo começou. A Belas Artes foi fundada em 1925 por Pedro Augusto Gomes Cardim, figura que participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo. 

Cardim foi amigo de grandes artistas brasileiros, como Mario de Andrade e Menotti Del Picchia. Nos anos 1930, a instituição teve uma relação forte com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Além de ter sido responsável pelo acervo, dividiu o mesmo prédio com a Pinacoteca por anos.

5. Belas Artes acredita no poder da criatividade

Por conta dessa história tão rica, a Belas Artes construiu uma base sólida para o ensino. Mais do que funcionar como um espaço de troca e diálogo, ela respeita e incentiva a criatividade dos alunos. Isso porque acredita que o ato de criar é uma das formas essenciais de expressão.

Essas ideias explicam o foco da instituição em cursos ligados a áreas criativas e de inovação.

6. Referência em Arquitetura, Artes, Design e Comunicação

Para as profissões criativas, você pode ter certeza de que a Belas Artes é a melhor escolha. Além dos diferentes cursos de graduação, a instituição oferece opções de pós-graduação, mestrado, extensão e até mesmo de cursos internacionais.

Assim, a Belas Artes incentiva as pessoas a continuarem estudando e investindo cada vez mais numa formação de qualidade. Sempre alinhada às demandas do mercado de trabalho.

7. Metodologia de ensino diferenciada

Um dos grandes diferenciais da Belas Artes em relação a outras instituições é a metodologia de ensino. A entidade está sempre atenta aos novos contextos e nunca parou de se desenvolver.

As aulas não são limitadas apenas às explicações do professor e os alunos não ficam apenas ouvindo. A metodologia usada valoriza o autoconhecimento e o repertório individual dos estudantes.

Ainda, as aulas contam com participações especiais de profissionais referências no mercado. Eles são frequentemente convidados para compartilhar conhecimentos e experiências.

8. Oferece visibilidade aos alunos

Assim como acontece com estudantes de outras instituições de ensino, os alunos da Belas Artes precisam fazer o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, para conseguirem se formar e receber o diploma.

Contudo, em vez de apresentarem os trabalhos apenas para a banca avaliadora, eles participam de um grande festival de criatividade. Essa apresentação para importantes nomes do mercado é uma das primeiras chances que os estudantes têm de ganhar visibilidade.

9. Muitas oportunidades de emprego

A Belas Artes tem um papel ativo e se esforça ao máximo para ajudar os alunos a encontrarem os melhores empregos. Para tanto, a instituição possui parcerias com algumas das maiores empresas do país. Ainda, conta com uma central onde elas podem publicar as vagas abertas.

Essas parcerias também servem para o período da graduação, não só depois. Afinal, as experiências de estágio também são muito importantes para o crescimento profissional dos alunos, você não acha?

Guia do Enem

10. Incentivo ao empreendedorismo

Já ouviu falar no Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Belas Artes? A missão deste espaço é inspirar os estudantes a terem uma atitude empreendedora, afinal a instituição acredita no potencial de futuros profissionais como você. 

Por conta disso, a Belas Artes desenvolve iniciativas para que os alunos possam abrir seus próprios caminhos. O núcleo dá todo o apoio aos novos negócios e projetos de inovação no contexto da chamada economia criativa.

11. Única biblioteca da América Latina com ISO 9001

A Belas Artes possui a única biblioteca da América Latina com ISO 9001! Você sabe o que isso significa? O sistema ISO 9001 foi adotado com o objetivo de oferecer um serviço de excelência aos usuários da biblioteca.

A Belas Artes acredita que oferecer este serviço de qualidade é parte fundamental dos processos educativos. Afinal, é o lugar que serve de apoio ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, sendo uma das principais portas de acesso ao conhecimento.

12. Participação em eventos no mundo inteiro

Outra experiência única que você pode ter enquanto estudante da Belas Artes é a participação em eventos no Brasil e também em outros países.

Isso acontece por meio da abertura de editais para os alunos se inscreverem. Mais do que participar, pode ser uma chance única de mostrar seu conhecimento, compartilhar projetos feitos na faculdade e conhecer outras pessoas da sua área.

12 principais dúvidas da galera sobre Belas Artes e formas de ingresso

Neste processo de busca pela faculdade ideal, as dúvidas e questionamentos parecem intermináveis, não é mesmo? Você encontra resposta para uma pergunta e atrás dela surgem outras tantas que ficam martelando na sua cabeça.

Para auxiliar você nesse processo, a equipe da Belas Artes responde às principais dúvidas da galera. Muitas delas, inclusive, podem ser comuns a você também. Dá só uma olhada:

1. Quais são as Belas Artes?

São 7 atividades ligadas à arte consideradas como “Belas Artes”: pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema. Este último passou a integrar a lista a partir do Manifesto das Sete Artes, escrito em 1911 por Ricciotto Canudo.

2. Qual é a ordem das 7 artes?

Existem divergências na literatura sobre a ordem exata das 7 artes. Contudo, a maioria dos livros apresenta da seguinte forma:

  1. Arquitetura
  2. Escultura
  3. Pintura
  4. Música
  5. Literatura
  6. Dança
  7. Cinema

3. Qual é a diferença entre Arte e Belas Artes?

A Arte é uma expressão estética e criativa do ser humano. Colorir, bordar e escrever poesias são alguns exemplos do que é Arte. Já as Belas Artes são consideradas artes superiores, não estando relacionadas às artes aplicadas, utilitárias e decorativas. 

4. Onde cursar Belas Artes?

Uma das instituições de ensino superior mais tradicionais e renomadas sobre Belas Artes no mercado brasileiro é a própria Belas Artes, localizada na Vila Mariana, em São Paulo.

A escola compreende ensino de música e arte, sendo que você pode optar pelo curso que mais combina com você. A Belas Artes também oferece cursos livres de escrita criativa e outras atividades.

5. Quanto tempo dura a Faculdade de Belas Artes?

Essa pergunta é bastante subjetiva. Os cursos mais básicos têm uma duração menor que pode variar entre 1 e 4 anos. Já os profissionalizantes costumam levar mais tempo, ou seja, 5 anos ou mais. 

6. Quanto custa a Faculdade de Belas Artes?

E quanto o preço da Faculdade de Belas Artes? A mensalidade na Belas Artes pode variar dependendo do curso, do tempo de duração e de algumas outras questões. 

Assim, a mensalidade de Belas Artes não costuma figurar entre as mais caras do mercado. Ela está em um meio termo e é possível encontrar bons cursos com um preço que caiba no seu bolso. Para saber valores reais, você pode acessar o site da Belas Artes

7. Quanto precisa tirar no Enem para entrar na Belas Artes?

A nota de corte da faculdade Belas Artes varia dependendo do curso escolhido. Para Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, a média para ingresso via Prouni 2022 ficou em 578.28 pontos. Já em Artes Cênicas ficou em 684.55 a média de corte.

8. Tem bolsa na Belas Artes?

A faculdade Belas Artes possui um programa de bolsa para alunos que desejem ingressar em 2023. É o Programa de Bolsas de Estudo da Belas Artes (Pro.BA). Ele oferece oportunidades com 100% ou 50% de desconto sobre o valor total do curso. Para saber mais, acesse o edital de bolsas Pro.BA 2023.1.

9. Como conseguir bolsa 100% na Belas Artes?

Para se candidatar a uma bolsa de 100% na Belas Artes você precisa cumprir as seguintes etapas:

1ª: Inscrever-se no vestibular PROBA;

2ª: Inscrever-se para bolsa PROBA;

3ª: Realizar o agendamento e entregar a documentação solicitada;

4ª: Aguardar a divulgação do resultado do processo seletivo PROBA.

10. Como entrar na Belas Artes pelo Enem?

Você pode ingressar na Belas Artes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, você precisa ter uma nota superior a 450 e observar os valores de corte de cada curso. Outra forma de ingressar é via prova na própria instituição. O vestibular da Belas Artes não é difícil e você tem grandes chances de entrar logo de primeira.

11. Qual a nota da Belas Artes no MEC?

A Belas Artes alcançou nota máxima no MEC, ou seja, 5 pontos. 

12. Qual a melhor Faculdade de Design?

A melhor faculdade de Design é a Belas Artes. Você pode optar uma entre as diferentes especializações em Design:

  1. Design de Animação
  2. Design de Games
  3. Design de Interiores
  4. Design de Joias (Phygital)
  5. Design de Moda (Graduação ou Tecnológico)
  6. Design de Móveis (Phygital)
  7. Design de Produto
  8. Design Gráfico (Graduação ou Tecnológico)

Que tal ser um estudante da Belas Artes e construir um futuro brilhante?

Para ter uma carreira de sucesso você deve apostar no que existe de melhor. E disso a Belas Artes entende bem. Acesse o site da Belas Artes, conheça os cursos e matricule-se naquele que mais combina com o que você quer do futuro!

Modelo de planejador de estudos

Você pode gostar também
Tags: Belas Artes, Belas Artes em São Paulo, Belas Artes SP, Belas Artes Vestibular, Centro Universitário Belas Artes, Faculdade Belas Artes

Postagens semelhantes