Urbanismo

Descubra o que é Urbanismo 🏙️

Sabe aqueles problemas comuns presentes nas grandes cidades por falta de planejamento? O Urbanismo existe para acabar com todos eles.

É o trabalho dos urbanistas que ajuda os municípios a superarem os desafios de transporte, habitação, saneamento, entre outros.

Já pensou em escolher essa carreira?

Continue lendo para saber mais sobre Urbanismo, o que fazem os profissionais formados na área e onde eles podem atuar.

Vamos lá?

Urbanismo: você sabe o que é?

O Urbanismo é uma área que se dedica ao estudo e planejamento de cidades. Ou seja, seu maior objetivo é criar relações positivas e saudáveis entre os espaços urbanos, as pessoas e o meio ambiente.

Como um grande parceiro da Arquitetura, o Urbanismo se preocupa com o bem-estar da sociedade. 

Essas duas áreas trabalham juntas, já que toda construção precisa levar em conta o que existe ao redor dela.

Mas não pense que os urbanistas lidam apenas com as questões ligadas à construção. Eles também usam seus conhecimentos em projetos sociais, de transporte, habitação, saneamento, entre outros.

5 áreas de atuação para o urbanista

O urbanista pode trabalhar com o quê? E em que tipo de organização? É o que você vai conferir a seguir:

1. Setor público

Os órgãos do governo costumam ser os espaços mais tradicionais para os urbanistas. Isso porque a gestão pública precisa do apoio desses profissionais para lidar com questões de planejamento e transporte, por exemplo.

2. Consultoria

Para quem já têm uma boa experiência, uma opção é trabalhar como consultor. Saiba que é outro meio de entrar em projetos de infraestrutura das cidades.

Afinal de contas, as prefeituras contratam empresas de consultoria para criar planos diretores, de mobilidade e de grandes obras.

3. Incorporação imobiliária

Arquitetura e Urbanismo não andam juntos por acaso. Os projetos de construção de prédios precisam ter consciência sobre como eles impactam a cidade.

Por isso, a incorporação imobiliária é mais uma área de atuação para o urbanista. O principal objetivo é criar uma boa relação entre os edifícios e o espaço ao redor deles.

Urbanismo - projetos

4. Startups urbanas

Os urbanistas que curtem tecnologia encontram nas startups urbanas boas oportunidades de trabalho.

As empresas de transporte (carro compartilhado, bicicleta, patinete), por exemplo, investem muito nas cidades. E, portanto, precisam da ajuda de quem entende do assunto.

5. Pesquisa

Há ainda quem escolha trabalhar na área de pesquisa em universidades, institutos e até no setor público.

Para que projetos de urbanismo deem certo também é preciso existir pessoas dedicadas ao estudo das cidades. Afinal, é por meio da pesquisa que as melhores soluções são encontradas.

É isso o que você quer?

Principalmente se você for do tipo apaixonado pelas grandes cidades, o urbanismo deve ser a sua praia.

Mas para ter certeza de que essa é a carreira que você deve seguir, não deixe de ler o máximo possível sobre o assunto.

Sabe como ficar por dentro das novidades sobre o mercado de trabalho e a vida na faculdade? É só assinar a newsletter da Belas Artes!

Postar comentário