Trabalhar com artes

5 motivos para trabalhar com artes, design e comunicação 🖥️

Se o mundo da comunicação, do design ou a ideia de trabalhar com arte sempre encantou você, isso deve ser um sinal.

Ainda está em dúvida se deveria mesmo seguir alguma dessas áreas ou não? Então talvez você esteja só precisando de um empurrãozinho!

Fique tranquilo e leia post para saber mais sobre o mercado e por que você deve perder o medo de dar os primeiros passos. Vamos lá?

Veja quais são os nichos em alta

Está pensando em trabalhar com arte, design ou comunicação? Então conheça, a seguir, as áreas que estão bombando:

Marketing digital

Muita gente que se forma tanto em marketing quanto em comunicação acaba migrando para o mercado de marketing digital. Esse nicho está em alta nos últimos anos e deve crescer 12% por ano até 2021 – foi o que mostrou uma pesquisa feita pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau).

Não é nenhuma grande surpresa, já que todas as empresas se preocupam hoje em marcar presença no universo online. Quem fica de fora não consegue interagir com os consumidores e ainda corre o risco de perder espaço para as concorrentes.

UX Design

Os designers encontram várias possibilidades de atuação, mas um nicho que merece um destaque especial é o de UX Design. 

Segundo a NN/g (Nielsen Norman Group), a área cresceu exponencialmente nos últimos anos e deve continuar assim até 2050.

Mas o que é UX Design? Se você nunca ouviu falar, é a área do design focada no usuário ao invés do produto. O objetivo é oferecer a melhor experiência possível no ambiente online.

Games

Você sabia que o Brasil lidera o mercado de jogos digitais na América Latina? Mais do que isso, a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, estima que o mercado deve crescer cerca de 5,3% até 2022.

Isso quer dizer que mais oportunidades de trabalho vão aparecer nos próximos anos. Para você ter uma ideia, só de 2014 a 2018, o número de empresas desenvolvedoras de jogos cresceu 182%.

Mídia e entretenimento

Sempre se imaginou trabalhando com mídia e entretenimento? Ainda que o mercado tenha passado por algumas dificuldades nos últimos anos, o Brasil ocupa o 9º lugar no mercado global.

Além disso, a estimativa é que o mercado brasileiro de mídia e entretenimento tenha um faturamento de US$ 43,7 bilhões em 2021, segundo dados da 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, da PwC.

Arte contemporânea

Se você pretende trabalhar com arte, fique sabendo que o mercado de arte contemporânea vem oferecendo novas possibilidades, sobretudo para os mais jovens.

Isso porque as novas gerações vêm descobrindo diferentes formas de trabalhar nesse mercado. As transações, que antes dependiam de grandes eventos para acontecer, são hoje feitas online. Com negócios mais ágeis, o cenário da arte contemporânea está se renovando.

Por que trabalhar com arte, design e comunicação?

Veja, a seguir, os principais motivos para você seguir uma profissão em algum desses ramos:

1. Tenha uma carreira inspiradora

Os pais sempre desejam o melhor para o futuro dos filhos. Por isso, muitas vezes torcem para que eles escolham profissões mais tradicionais, que costumam oferecer altos salários.

Ainda que trabalhar com arte, pode ser visto com algo que não seja convencional, vários profissionais constroem carreiras brilhantes. O mesmo vale tanto para a comunicação quanto para o design.

Veja quem são as maiores referências na área que você pretende trabalhar e use a história de vida delas como fonte de inspiração. 

E quem sabe você não se torna uma elas daqui a alguns anos?

Trabalhar com arte - desenho

2. Desenvolva todo seu potencial criativo

Ter uma mente imaginativa é importante se você pretende trabalhar nessas áreas consideradas mais criativas – da mesma forma que um engenheiro precisa ter facilidade em lidar com números.

Quem faz a escolha da profissão certa tem a chance de desenvolver ainda mais as maiores habilidades que possui. 

É por isso que fazer um curso de graduação que tem a ver com você faz toda a diferença.

3. Flexibilidade

Boa parte das carreiras no design, na comunicação e nas artes são mais flexíveis. Isso porque os profissionais não precisam estar todo dia dentro de um escritório para realizar suas tarefas.

Esse é um dos motivos que mais atraem aqueles que estão em busca de liberdade na vida profissional.

Sem contar que essas áreas oferecem muitas oportunidades para os freelas, que trabalham de maneira independente. Assim, não precisam ter horários fixos ou viver em um único lugar.

4. Muitas possibilidades de atuação

Quem faz uma graduação em artes, design ou comunicação pode ter diferentes tipos de trabalho. E essa é uma das maiores vantagens.

Se você pretende trabalhar com arte, por exemplo, as possibilidades são várias. Ter o próprio ateliê, ser curador em museus e galerias ou crítico de arte são apenas algumas delas.

O mesmo vale para quem estuda comunicação ou design. Além de poder ser autônomo, dá para achar oportunidades de emprego em empresas de todos os tipos, agências de comunicação, órgãos públicos, indústria, etc.

5. A automação não é uma ameaça

Algumas profissões tendem a simplesmente desaparecer nos próximos anos. Isso tudo por conta da automação, ou seja, porque máquinas e outras tecnologias estão eliminando a necessidade de mão de obra para algumas tarefas.

Mas essa ameaça ainda está bem distante para quem escolheu áreas criativas, em que a maioria das atividades depende da mente humana. 

Tanto que muitas das profissões do futuro estão dentro dessas áreas.

Trabalhar com arte, design e comunicação: acima de tudo, faça o que você ama

Não adianta nada você encontrar mil e uma razões para ter certa profissão se você não gosta do que faz. Se seu sonho é trabalhar com arte, siga em frente!

Tem gente que acaba seguindo uma carreira pelo status, porque dá mais dinheiro ou por conta da pressão da família. Mas essa não costuma ser uma boa ideia.

Portanto, se alguém tentar desencorajar você a dar seus primeiros passos no design, nas artes ou na comunicação, tente não dar corda. 

Afinal, a única coisa que interessa é seguir suas paixões em direção a uma carreira que tenha a sua cara.Bora começar a se preparar? Conheça os cursos de graduação oferecidos pela Belas Artes e veja qual deles tem mais a ver com você!

Postar comentário