6 dicas para um publicitário se dar bem na carreira

publicitário

Assim como acontece com qualquer profissão, para ser publicitário é preciso se encaixar em diferentes exigências. 

O que difere, neste caso, é que na grande maioria das vezes estes pré-requisitos não fazem parte de um check-list anexado na porta das agências. É preciso que o profissional saiba se atende ou não às condições impostas pelo mercado.  

Já vale adiantar que não se trata de um dom e nem nada do tipo. Contudo, certas características e atitudes fazem com que alguns profissionais tenham uma carreira mais bem-sucedida que outros.

Ao longo deste artigo, vamos descobrir juntos o que a Publicidade e Propaganda faz, qual é o perfil de um publicitário de sucesso, dicas para alcançar a carreira dos sonhos e outras questões. Tudo para ajudar quem está pensando em seguir por esse caminho. Vamos lá? Boa leitura!

Qual é a função de um publicitário?

Com certeza você já parou para pensar o que um publicitário faz. Se você acha que este profissional é o responsável pela criação do anúncio institucional que é veiculado enquanto você assiste a televisão, ouve o rádio ou navega na internet, você não está totalmente errado. 

Além da criação dos anúncios (um tipo de texto publicitário), este profissional pensa em táticas de venda, em como manter a imagem da marca. Também pode ajudar a pensar e até desenvolver logotipos, embalagens para os diferentes tipos de produto e muito mais.

Portanto, se você optar por seguir essa carreira e alguém lhe perguntar “O publicitário faz o quê mesmo?”, você sabe que terá muitas funções para listar se assim desejar. 

E qual é o perfil de um publicitário de sucesso?

Claro que ter satisfação profissional e qualificação são atitudes fundamentais para construir uma boa carreira. Porém, não é só isso que faz um publicitário se dar bem. Além do conhecimento e das habilidades técnicas, confira o que você precisa se quiser acompanhar os melhores profissionais da área:

Ser antenado a tudo o que está ao seu redor

Os publicitários precisam estar por dentro do que acontece na própria região, no país e no mundo. Afinal, o contexto influencia totalmente a publicidade.

Ser 100% flexível

A flexibilidade é uma das chaves para o publicitário conquistar novos clientes. Mais do que se adaptar a um dia a dia dinâmico, ele precisa saber se adequar a cada marca e projeto diferente.

Ser persuasivo

A persuasão é o principal ingrediente da publicidade. Sem ela fica difícil convencer as pessoas a comprarem um produto, serviço ou ideia.

Ser intuitivo

Campanhas que viralizam costumam ser feitas por profissionais com uma ótima intuição. Por meio dela, o publicitário consegue descobrir o que realmente desperta o interesse das pessoas.

Você pergunta e nós respondemos: o que é preciso para ser um publicitário?

Para ser um bom publicitário, antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a profissão. E isso inclui tirar todas as dúvidas que estão ocupando espaço aí na sua cabeça…

  • Precisa de diploma para ser publicitário?
  • O que é campanha publicitária?
  • Quais áreas mais bem pagas?
  • Qual área de Marketing que dá mais dinheiro?

Calma… Nós vamos responder todas as suas dúvidas para que você construa pouco a pouco uma carreira sólida alicerçada no conhecimento e na qualidade do serviço que você vai oferecer aos clientes.

Quais são as profissões do futuro?

A lista das profissões que devem seguir em alta no futuro é imensa! Carreiras ligadas às áreas da saúde e da tecnologia vão continuar bombando, assim como tudo que estiver relacionado à comunicação e às artes.

E a profissão de publicitário também está nesta lista. Afinal, por mais que a Inteligência Artificial alcance marcos inimagináveis, sempre será preciso um ser humano criativo e intuitivo para criar as campanhas publicitárias.  

Qual faculdade fazer para ser publicitário e quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

Para ser publicitário você precisa entrar no curso de Publicidade e Propaganda. Em algumas instituições de ensino superior o curso também pode receber o nome de Comunicação Social, com habilitação na área em questão. A duração média é de 4 anos. 

Atualmente, existem muitas faculdades, públicas e privadas, em diferentes regiões do País que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda. Basta dar um Google que você vai se deparar com uma lista extensa. Mas, ei, a Belas Artes também, tá?

Quem pode ser publicitário?

Qualquer pessoa pode atuar como publicitário hoje em dia. Infelizmente, não existe uma exigência legal, ou seja, a profissão não é regulamentada.

Podendo atuar mesmo sem o diploma de curso superior, fica a pergunta: sem o conhecimento adquirido nos bancos acadêmicos, o que você vai conseguir oferecer ao seu cliente?

Onde trabalha um publicitário?

Será que, por exemplo, o publicitário pode ser MEI (Microempreendedor Individual)? A resposta é sim! Além de ser autônomo, o profissional formado pode trabalhar em agências publicitárias e no setor público.

Como é a vida de um publicitário?

A vida de um publicitário — e de todas as outras profissões relacionadas à Comunicação e às Artes — é bastante interessante. Esteja você em casa assistindo à televisão ou no bar tomando uma cerveja com os amigos, tudo pode se tornar inspiração para aquela campanha publicitária em que você está trabalhando. 

O publicitário está sempre conectado com tudo que o cerca. As relações e as experiências pessoais podem lhe ser úteis também para a vida profissional e trazer ótimos resultados. 

Planejador de Carreira

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

O profissional de Marketing é o idealizador, ou seja, aquele que cria as estratégias para efetivar a venda de determinado produto ou serviço. Já o publicitário é o profissional com a capacidade de trazer tudo que foi idealizado para o mundo real. 

O que é melhor: Marketing ou Publicidade e Propaganda?

Agora que você já sabe o que a Publicidade faz e onde um publicitário pode atuar, você com certeza conseguirá responder sozinho a esta questão.

Entretanto, se quiser uma ajuda extra, saiba que as duas profissões, apesar de complementares, têm as suas diferenças. Uma não existe sem a outra. A melhor será aquela que mais combina com você, as suas características e anseios.   

Quanto é o salário de um publicitário?

A remuneração mensal de um publicitário pode variar entre R$ 3 mil e R$ 6 mil dependendo  da atividade que o profissional desempenha. E tanto faz se de forma autônoma ou dentro de uma agência.

Se for um trabalho em regime CLT (com carteira de trabalho assinada), o número de horas destinadas à atividade também será levado em consideração.

Qual o maior salário de um publicitário?

O maior salário de um publicitário é o de Diretor de Criação. Neste caso, a remuneração mensal pode ultrapassar facilmente a casa dos R$ 15 mil. 

Quer construir a carreira dos sonhos? Confira 6 dicas essenciais!

1. Faça diferente

Você já ouviu aquele ditado que diz: “nada se cria, tudo se copia”? Se você quer ser um publicitário de sucesso, esqueça essa sabedoria popular agora mesmo. 

É claro que sempre vai ter quem copie ideias que já existem. No entanto, é a capacidade de inovar que faz com que o trabalho de alguns profissionais se sobressaia. Portanto, fique sempre atento aos detalhes, explore novas ideias e não tenha medo de se arriscar.

2. Seja honesto

Nunca (nunca mesmo!) minta nas campanhas fazendo promessas que os produtos ou serviços não possam cumprir. 

Além de ser desonesto, uma hora ou outra os consumidores descobrem. Quando isso acontecer pode determinar o fim da carreira do publicitário.

3. Explore os sentidos

Os melhores profissionais sabem fazer bom proveito dos diferentes sentidos nas campanhas publicitárias. Ao invés de ficarem presos a um único meio, eles sabem explorar os recursos da arte e da tecnologia para despertar várias sensações.

4. Abra a mente

Todo bom publicitário entende a importância de respeitar a diversidade, os valores e as escolhas de vida de cada um dos consumidores.

Se você quer ser um publicitário de sucesso precisa ter a mente aberta para os mais diferentes assuntos e dar um chega pra lá no preconceito.  

5. Nunca pare de estudar

O prazer em encarar os estudos é outra característica que os profissionais de sucesso têm em comum. Afinal, na publicidade não dá pra ficar preso no superficial. É preciso estudar muito!

Depois de finalizar a graduação, pense em como você vai continuar os estudos. A pós-graduação pode ser um bom caminho para você obter ainda mais conhecimento e experiências sobre assuntos específicos. 

6. Persista e nunca desista

Você vai sim construir um castelo com todas as pedras que encontrar no caminho para o sucesso. Nada de desistir no primeiro empecilho. Todas as profissões tem percalços e, se é isso mesmo que você deseja, você deve persistir. 

O estudo, a dedicação e a persistência serão seus aliados na construção de uma carreira de sucesso em Publicidade e Propaganda. Pode apostar!

E aí, preparado para AR-RA-SAR na carreira de publicitário?

Se você quer mesmo se tornar um publicitário de sucesso, comece a dar os primeiros passos o quanto antes. A área de Comunicação é uma das mais dinâmicas do mercado e para ser um profissional requisitado pelas grandes empresas, você precisa se destacar. 

Já que você chegou até aqui, nós temos uma surpresa para você: baixe gratuitamente o Guia do Profissional de Comunicação do Futuro e saiba como se tornar um publicitário referência na área!

Você pode gostar também
Tags: carreira de publicitário, publicitário

Postagens semelhantes