Publicidade

7 √°reas de atua√ß√£o para quem quer trabalhar com publicidade ūüĖ•ÔłŹ

Curte a ideia de trabalhar com publicidade? Então comece a dar uma boa investigada na área para saber se é isso o que você quer de verdade.

Afinal, o seu sentimento de realização na vida profissional vai depender da escolha certa do curso de graduação e de uma carreira que é a sua cara.

Abaixo, você vai descobrir o que faz um publicitário, em quais lugares ele pode trabalhar e quais são as principais áreas de atuação.

Vamos l√°?

O que um publicit√°rio faz?

Quem se forma em publicidade costuma ser responsável por criar campanhas para divulgação de marcas, produtos, serviços e também de ideias, valores e conceitos.

Essa divulga√ß√£o pode ser feita por v√°rios meios diferentes, desde os mais tradicionais ‚Äď como televis√£o, r√°dio, jornais e revistas ‚Äď at√© os digitais. A escolha depende do objetivo e de quem deve ser atingido pelas a√ß√Ķes.

Al√©m disso, os publicit√°rios criam a identidade das marcas, elaboram materiais de comunica√ß√£o, negociam com as m√≠dias, fazem pesquisas, etc. 

Ou seja, cuidam de tudo o que é necessário para as campanhas darem certo.

Obviamente esse tipo trabalho pede bastante criatividade, pensamento crítico, muito suor e dedicação aos estudos!

‚ÄúWork hard‚ÄĚ est√° no sangue da galera da publicidade, que precisa estar sempre ligada nas novidades e no que acontece no mundo.

Onde trabalham os formados em publicidade?

Embora sejam as mais lembradas, as ag√™ncias de publicidade n√£o s√£o os √ļnicos lugares onde os publicit√°rios podem trabalhar. D√° uma conferida nas possibilidades:

Empresas de comunicação

As empresas de comunicação incluem não só as agências como também as consultorias, produtoras de vídeo, canais de televisão, mídias impressas e digitais, entre outras.

Muitos fazem publicidade com o sonho de ter um cargo bacana nessas empresas. Afinal, s√£o elas que costumam colocar em pr√°tica as a√ß√Ķes mais inovadoras.

Departamentos de marketing

Seja qual for o porte, v√°rias empresas contam com departamentos internos de marketing. 

Eles podem ter um time para cuidar da publicidade ou profissionais da área trabalhando em parceria com uma agência.

Portanto, o publicitário pode tanto colocar a mão na massa quanto apenas orientar a agência sobre o que precisa ser feito.

Setor p√ļblico

As institui√ß√Ķes do governo tamb√©m precisam da ajuda da publicidade para conversar com a sociedade.

Por isso, precisam de profissionais bem preparados para ‚Äúvender ideias‚ÄĚ do governo, o que faz com que a elabora√ß√£o de campanhas governamentais esteja entre as atividades mais comuns.

ONGs

Saiba que as Organiza√ß√Ķes N√£o Governamentais (ONGs) tamb√©m contratam publicit√°rios para dar uma for√ßa no trabalho feito por elas.

A partir das ferramentas da publicidade, as institui√ß√Ķes chamam a aten√ß√£o para as causas que defendem e procuram aumentar o engajamento das pessoas.

Freelas

Ser aut√īnomo √© uma sa√≠da para quem prefere ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e n√£o ter que ir todos os dias at√© um escrit√≥rio.

Muitos profissionais trabalham hoje nesse esquema, cada vez mais comum na √°rea de comunica√ß√£o. 

Durante a faculdade ou mesmo já empregado, dá para pegar uns jobs por fora para ganhar mais experiência.

Também é possível pegar mais de uma demanda e acabar empreendendo na área.

Publicidade - √°reas

7 principais áreas de atuação na publicidade

Apesar das in√ļmeras op√ß√Ķes, veja a seguir quais s√£o as √°reas mais promissoras para os formados na √°rea:

1. Atendimento

O profissional de atendimento é quem faz a ponte entre a agência e o cliente. Sendo assim, precisa ser alguém com facilidade de fazer essa comunicação fluir.

Isso porque √© a partir da conversa com o cliente que a equipe da ag√™ncia consegue entender mais sobre a marca, o produto, valores da empresa, etc. Ou seja, as informa√ß√Ķes necess√°rias para criar uma boa campanha.

2. Planejamento

A galera de planejamento fica respons√°vel por definir os caminhos da campanha. 

Com base nos objetivos, elaboraram as estratégias a serem seguidas, abordagem, linguagem, argumentos, formato, entre outros detalhes.

3. Criação

J√° a cria√ß√£o √© a √°rea da publicidade que cuida da produ√ß√£o das campanhas, criando as pe√ßas, escolhendo imagens, tipos de conte√ļdo, etc.

Além disso, são os profissionais de criação que elaboram os roteiros para orientar o trabalho de fotógrafos, ilustradores e outros parceiros.

4. Redação publicitária

Para atuar com reda√ß√£o publicit√°ria, √© preciso dominar as t√©cnicas de persuas√£o ao criar as pe√ßas de campanhas. 

Os redatores √© quem criam textos diferent√Ķes que chamam a aten√ß√£o pela originalidade e podem at√© viralizar na internet.

5. Marketing digital

Falando em internet, n√£o d√° para deixar o marketing digital de fora, pois cada vez mais publicit√°rios trabalham nessa √°rea. 

Afinal, é impensável fazer hoje qualquer campanha e não divulgar nos meios digitais.

Os bons cursos de publicidade e propaganda formam profissionais preparados para seguir carreira no marketing digital.

6. Mídia

Quem trabalha na área de mídia cuida da escolha dos meios de comunicação mais adequados para cada campanha.

No caso dos impressos, por exemplo, √© preciso definir o tamanho do an√ļncio, formato, p√°gina do jornal ou revista e avaliar se o investimento compensa. 

Na televisão, o profissional precisa escolher o canal, duração da propaganda, horário, em que programação vai aparecer, etc.

Com base nas necessidades, a área faz a negociação com os meios de comunicação do seu interesse.

7. Pesquisa

Diversos trabalhos de publicidade precisam de informa√ß√Ķes e dados precisos para terem sucesso. Por isso, alguns profissionais se dedicam a fazer pesquisas de mercado e tamb√©m sobre as necessidades e h√°bitos de consumidores.

Isso sem contar as pesquisas feitas depois das campanhas publicit√°rias, superimportantes para provar os bons resultados para os clientes.

J√° consegue se ver como publicit√°rio no futuro?

Como outros trabalhos na área das artes e da comunicação, a publicidade costuma aparecer como uma espécie de paixão na vida das pessoas.

Mas para ter certeza de que é isso o que você quer, é importante conhecer mais sobre a profissão e as áreas de atuação.

Por isso, a gente espera que este post tenha ajudado a tirar suas d√ļvidas. E quem sabe n√£o deixou voc√™ ainda mais empolgado para se tornar um publicit√°rio de sucesso!

Quer acompanhar outros conte√ļdos sobre carreira? √Č s√≥ seguir a Belas Artes no Instagram e no Facebook!

Postar coment√°rio