Publicidade e Propaganda: saiba o que se estuda no curso

Publicidade e Propaganda

Você está com vontade de começar logo a faculdade de Publicidade e Propaganda, né? Antes disso, é importante conhecer um pouco mais os assuntos que você vai estudar no curso.

Assim, dá para ter uma ideia mais clara dos conhecimentos e habilidades que a vida de publicitário vai demandar de você. E todo mundo quer trabalhar com o que gosta, certo?

Confira o post para saber mais sobre a área, como funciona o curso e as principais disciplinas que você vai estudar na graduação.

O que é Publicidade e Propaganda?

No campo da comunicação, Publicidade e Propaganda é a área voltada para a divulgação de produtos, serviços, ideias e valores. O que costuma vir primeiro à mente são os comerciais de televisão, anúncios nas mídias impressas e também na internet.

Porém, mais do que só oferecer os produtos de uma marca, a Publicidade e Propaganda usa técnicas de persuasão para explorar os desejos dos consumidores. É um trabalho que envolve uma escolha minuciosa de frases, imagens, música, entre outros elementos.

Além disso, os profissionais formados na área podem aplicar esses conhecimentos em comunicações sem interesse comercial, como campanhas eleitorais e propagandas religiosas, por exemplo.

A Publicidade e Propaganda também conta com a ajuda de técnicas de marketing e a parceria dos profissionais de vendas e de outras áreas da comunicação.

Como é o curso de graduação?

Com duração média de 4 anos, a graduação em Publicidade e Propaganda costuma ser oferecida na modalidade bacharelado. Ao longo dos semestres, os estudantes vão tendo contato com disciplinas tanto teóricas quanto práticas.

Por isso, além de ter certeza que a faculdade conta com um time de professores bem qualificados, é preciso ver se a instituição oferece laboratórios equipados para as atividades técnicas.

No começo, geralmente o curso explora as disciplinas que dão as bases para as outras. Isso inclui as matérias ligadas às ciências sociais, artes e política. Depois, os alunos começam a entrar em contato com assuntos mais específicos da Publicidade e Propaganda.

As habilidades criativas são bem exploradas na graduação por serem fundamentais para a formação de publicitários inovadores e que manjem de desenho, fotografia, produção gráfica, redação, entre outros.

Mas para formar bons profissionais também é preciso passar por conhecimentos de mercado, negócios, legislação, comportamento do consumidor, psicologia, inovação e empreendedorismo.

Como você deve ter percebido, o curso faz um mix de diferentes conhecimentos para que os futuros publicitários sejam capazes de entender o mercado, comunicar bem uma ideia e convencer diferentes públicos.

Descubra as 5 principais disciplinas da faculdade de Publicidade e Propaganda

Quer saber mais detalhes sobre algumas das matérias mais importantes que você vai ter na faculdade de Publicidade e Propaganda? Dê uma olhada a seguir:

1. Teorias da Comunicação

O estudo das teorias da comunicação é parte fundamental para a formação crítica dos estudantes. Nessa disciplina, a ideia é não só apresentar como também discutir as maiores correntes do pensamento comunicacional que surgiram no mundo.

A partir de um panorama histórico da evolução da comunicação, os alunos criam a própria visão sobre os meios de comunicação, as redes que foram sendo criadas, o uso de tecnologias etc.

Acima de tudo, o que interessa para o futuro profissional dos estudantes é o entendimento de como o processo de comunicação está ligado à interação humana e como a produção de sentidos acontece.

Basicamente é mergulhar fundo no universo da comunicação e desenvolver o olhar para as outras disciplinas.

2. Planejamento de Campanhas Publicitárias

Campanha publicitária é o nome dado para o plano criado pelos publicitários para promover uma marca, divulgar produtos e serviços, propagar ideias, entre outros. Por isso, essa disciplina é considerada uma das mais importantes do curso.

Os estudantes aprendem a elaborar o plano do início ao fim, sempre com base em estratégias bem definidas e de acordo com os objetivos do cliente.

Para fazer um planejamento bem feito, o publicitário precisa conhecer bem a empresa, fazer uma boa análise de mercado, definir as ações e saber otimizar os resultados.

Afinal de contas, nenhuma campanha deve ser feita com base em chutes, achismos e opiniões sobre o que pode dar certo ou não.

3. Criação e Direção de Arte

A disciplina Criação e Direção de Arte tem como foco a parte visual do trabalho publicitário. Ela ajuda os estudantes a desenvolver competências ligadas à análise de peças publicitárias e práticas de produção para mídias impressas e digitais.

Traduzindo, os futuros publicitários conhecem os recursos gráficos que podem usar e descobrem como explorar elementos estéticos para fazer um consumidor escolher uma determinada marca, produto ou serviço.

Os conhecimentos de direção de arte também servem para a concepção artística de projetos audiovisuais, fazendo com que tudo fique de acordo com a mensagem que se quer passar.

4. Redação Publicitária

Como o nome deixa claro, essa disciplina aborda as técnicas de produção de textos para os mais diferentes meios e formatos de campanha.

Por isso, além de apresentar os fundamentos da redação publicitária, o curso busca estimular a criatividade dos alunos com a escrita. Mais do que isso, os estudantes aprendem a usar a linguagem para ativar a persuasão da publicidade a partir do estudo de diferentes tipos de textos.

5. Pesquisa de Mercado e Opinião

Essa é outra das matérias de destaque do curso, já que todo publicitário precisa dominar as técnicas de pesquisa de mercado e opinião pública.

Os estudantes aprendem a elaborar a pesquisa, definir amostra, coletar, organizar e analisar os dados. Além disso, precisam estudar alguns conceitos básicos de estatística e como contar com a ajuda de programas de computador para fazer as análises necessárias.

O que se faz em Publicidade e Propaganda e em quais áreas o publicitário pode atuar?

O papel de um publicitário é desenvolver e consolidar a imagem de uma marca perante o público. Para isso, ele cria peças e campanhas para promover serviços, produtos, conceitos e ideias daquela marca.

O profissional é responsável por todo o plano de comunicação que define questões de divulgação, comportamento, identidade visual e propagandas que são enviadas para a mídia.

Mas ele pode se especializar em apenas uma área, e trabalhar em conjunto com uma equipe de publicidade para cumprir suas demandas.

É possível atuar em setores como criação, marketing, atendimento, gerência de produto, relacionamento com o cliente, pesquisa de mercado, entre outros.

Quanto tempo dura o curso de Publicidade?

Mas afinal, qual é o tempo do curso de publicidade e propaganda? Bem, você estuda durante 8 semestres na graduação, portanto, frequenta o curso durante 4 anos.

Depois, pode se especializar. Muita gente aposta em uma pós-graduação na área em que quer atuar.

Outras pessoas preferem ir para um MBA. O fato é que a formação continuada, além de um diploma em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de qualidade, é muito importante para sua carreira.

Então, não pare de se atualizar! Depois de conquistar seu título de bacharel em publicidade e propaganda, busque outros caminhos para se aperfeiçoar profissionalmente.

Qual é o salário de quem trabalha com Publicidade e Propaganda e qual área ganha mais?

O salário na Publicidade e Propaganda varia bastante. Primeiro, de acordo com a área que o profissional escolhe para atuar.

Normalmente, quem trabalha com criação costuma ganhar mais. Ou seja, diretores de arte, de criação, redatores e designers. É com eles que o trabalho criativo mais pesado fica.

Entretanto, em outras funções também é possível ter ganhos interessantes. Tudo depende das suas responsabilidades, da sua experiência e do tipo de empresa na qual você trabalha.

É importante lembrar que, de acordo com a região do Brasil, os valores também mudam. Em grandes centros, como São Paulo, que tem uma reputação enorme quando se trata de comunicação, a tendência é que a procura por profissionais qualificados seja maior, assim como o salário.

Qual o valor da faculdade de Publicidade e Propaganda?

Os valores de uma faculdade de propaganda e publicidade variam bastante. Porém, vale lembrar que você pode disputar bolsas, solicitar descontos e aproveitar os benefícios que a faculdade na qual quer se matricular concede.

Hoje, o acesso a um curso superior está muito mais facilitado. Então, isso não é desculpa para deixar de realizar o sonho de se formar em Publicidade e Propaganda.

O que se aprende na faculdade de Publicidade?

Ao contrário do que muita gente pensa, a faculdade de Publicidade e Propaganda é essencial para quem quer atuar na área. Sim, você deve ter visto gente sem essa formação por aí, que se denomina publicitário.

Mas dificilmente essas pessoas contam mesmo com um bom preparo para o mercado de trabalho. Ao longo do curso e das disciplinas, você aprende:

  • análises e conteúdos informativos;
  • técnicas e tecnologias midiáticas;
  • teoria e conceitos;
  • uso da linguagem;
  • ética e política. 

Ou seja, só por aí dá para ver que uma formação de qualidade faz toda a diferença em sua vida profissional. É lá que você aprende, de verdade, como atuar.

Qual é a diferença entre Propaganda e Publicidade?

E você já parou para pensar na diferença entre Propaganda e Publicidade? Embora sejam conceitos parecidos, eles não são a mesma coisa! E é por isso que, na faculdade, você se dedica aos dois e entende como se complementam. A propaganda nada mais é do que uma peça desenvolvida para divulgar.

Seja uma informação, um produto, uma ideia, não importa. É a partir dessa peça que se torna possível influenciar pessoas.

Para criar uma propaganda, é possível usar um monte de técnicas diferentes. Por exemplo, técnicas sensoriais, para despertar os sentidos do público, a persuasão, para convencê-lo, e a emoção, para sensibilizá-lo.

Elas podem ser aplicadas em textos, imagens, vídeos, e muito mais. A publicidade, por outro lado, tem uma proposta mais comercial.

Sua função é fazer com que uma marca seja conhecida no mercado. E não necessariamente por causa de uma propaganda.

Mas por meio de ações de marketing e estratégias de comunicação. Elas nem sempre são destinadas apenas para o público final. E sim para parceiros, fornecedores, concorrentes e assim por diante. 

No entanto, quando essas propostas se destinam ao público, existem ferramentas que podem ajudar: é o caso de spots, outdoors, anúncios de TV, comunicados no rádio, posts em redes sociais e assim por diante.

Qual é a nota de corte para Publicidade e Propaganda?

Quem vai entrar para a Publicidade e Propaganda também costuma se preocupar com a nota de corte do vestibular. Embora esse curso seja concorrido, a boa notícia é que não é uma concorrência absurda.

Como se vê, por exemplo, em faculdades de Direito ou de Medicina. Ainda assim, pode ser que você precise deixar uma galera pra trás.

Então, é importante estudar bastante para conseguir uma boa classificação. No último SISU, a nota de corte para universidades públicas ficou entre 700 e 740. Em instituições particulares, ela pode cair um pouco. Use essa informação a seu favor para se dar bem e focar nos estudos.

Por que escolher Publicidade e Propaganda?

Ainda na dúvida se presta ou não vestibular para publicidade e propaganda? A gente tem muitos motivos para você tomar essa decisão logo!

Para começar, essa é uma área em constante crescimento no Brasil. Com a ampliação no uso do marketing digital, as possibilidades de trabalho aumentaram ainda mais.

Além disso, ser publicitário é ter uma rotina dinâmica, criativa e agitada. Ideal para quem tem muitas ideias para compartilhar.

Sem dizer que o publicitário pode trabalhar em grandes empresas, agências de publicidade, como professor, e muito mais.

E consegue, ainda, explorar as diversas subáreas que a profissão abriga. Ser diretor de arte ou redator? Se tornar responsável pela mídia, ou realizar atendimento dos clientes? Você escolhe, de acordo com o que se identificar.

Partiu, faculdade de Publicidade e Propaganda!

Agora que você sabe como funciona o curso de Publicidade e Propaganda e o que se estuda na graduação, deu para ficar mais seguro em relação a essa escolha?

Não se esqueça que o mais importante neste momento é escolher o curso de graduação que tem a ver com você. Vale a pena também ficar por dentro das áreas de atuação e de como é o dia a dia dos profissionais da área.

Gostou do que viu por aqui? Então é hora de buscar mais informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Belas Artes e fazer a sua inscrição!

Você pode gostar também
Tags: curso de Publicidade e Propaganda, curso de Publicidade e Propaganda em SP, curso de Publicidade e Propaganda na Belas Artes, publicidade e propaganda, Publicidade e Propaganda Belas Artes

Postagens semelhantes