Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda: saiba o que se estuda no curso ūüĖ•ÔłŹ

Vontade de come√ßar logo a faculdade de Publicidade e Propaganda, n√©, minha filha? 

Antes disso, é importante você conhecer um pouco mais os assuntos que você vai estudar no curso.

Assim, dá para ter uma ideia mais clara dos conhecimentos e habilidades que a vida de publicitário vai demandar de você. E todo mundo quer trabalhar com o que gosta, certo?

Confira o post para saber mais sobre a área, como funciona o curso e as principais disciplinas que você vai estudar na graduação.

O que é Publicidade e Propaganda

No campo da comunicação, Publicidade e Propaganda é a área voltada para a divulgação de produtos, serviços, ideias e valores.

O que costuma vir primeiro √† mente s√£o os comerciais de televis√£o, an√ļncios nas m√≠dias impressas e tamb√©m na internet.

Mais do que s√≥ oferecer os produtos de uma marca, a Publicidade e Propaganda usa t√©cnicas de persuas√£o para explorar os desejos dos consumidores. √Č um trabalho que envolve uma escolha minuciosa de frases, imagens, m√ļsica, entre outros elementos.

Al√©m disso, os profissionais formados na √°rea podem aplicar esses conhecimentos em comunica√ß√Ķes sem interesse comercial, como campanhas eleitorais e propagandas religiosas, por exemplo.

A Publicidade e Propaganda também conta com a ajuda de técnicas de marketing e a parceria dos profissionais de vendas e de outras áreas da comunicação.

Como é o curso de graduação

Com duração média de 4 anos, a graduação em Publicidade e Propaganda costuma ser oferecida na modalidade bacharelado.

Ao longo dos semestres, os estudantes v√£o tendo contato com disciplinas tanto te√≥ricas quanto pr√°ticas. 

Por isso, além de ter certeza que a faculdade conta com um time de professores bem qualificados, é preciso ver se a instituição oferece laboratórios equipados para as atividades técnicas.

No come√ßo, geralmente o curso explora as disciplinas que d√£o as bases para as outras. Isso inclui as mat√©rias ligadas √†s ci√™ncias sociais, artes e pol√≠tica. 

Depois, os alunos começam a entrar em contato com assuntos mais específicos da Publicidade e Propaganda.

As habilidades criativas são bem exploradas na graduação por serem fundamentais para a formação de publicitários inovadores e que manjem de desenho, fotografia, produção gráfica, redação, entre outros.

Mas para formar bons profissionais também é preciso passar por conhecimentos de mercado, negócios, legislação, comportamento do consumidor, psicologia, inovação e empreendedorismo.

Como voc√™ deve ter percebido, o curso faz um mix diferentes conhecimentos para que os futuros publicit√°rios sejam capazes de entender o mercado, comunicar bem uma ideia e convencer diferentes p√ļblicos.

Publicidade e Propaganda - √°reas

Conheça as 5 principais disciplinas do curso

Quer saber mais detalhes sobre algumas das matérias mais importantes que você vai ter na faculdade de Publicidade e Propaganda? Dê uma olhada a seguir:

1. Teorias da Comunicação

O estudo das teorias da comunica√ß√£o √© parte fundamental para a forma√ß√£o cr√≠tica dos estudantes. 

Nessa disciplina, a ideia é não só apresentar como também discutir as maiores correntes do pensamento comunicacional que surgiram no mundo.

A partir de um panorama histórico da evolução da comunicação, os alunos criam a própria visão sobre os meios de comunicação, as redes que foram sendo criadas, o uso de tecnologias etc.

Acima de tudo, o que interessa para o futuro profissional dos estudantes é o entendimento de como o processo de comunicação está ligado à interação humana e como a produção de sentidos acontece.

Basicamente é mergulhar a fundo no universo da comunicação e desenvolver o olhar para as outras disciplinas.

2. Planejamento de Campanhas Publicit√°rias

Campanha publicitária é o nome dado para o plano criado pelos publicitários para promover uma marca, divulgar produtos e serviços, propagar ideias, entre outros.

Por isso, essa disciplina é considerada uma das mais importantes do curso.

Os estudantes aprendem a elaborar o plano do início ao fim, sempre com base em estratégias bem definidas e de acordo com os objetivos do cliente.

Para fazer um planejamento bem feito, o publicit√°rio precisa conhecer bem a empresa, fazer uma boa an√°lise de mercado, definir as a√ß√Ķes e saber otimizar os resultados.

Afinal de contas, nenhuma campanha deve ser feita com base em chutes, achismos e opini√Ķes sobre o que pode dar certo ou n√£o.

3. Criação e Direção de Arte

A disciplina Criação e Direção de Arte tem como foco a parte visual do trabalho publicitário. Ela ajuda os estudantes a desenvolver competências ligadas à análise de peças publicitárias e práticas de produção para mídias impressas e digitais.

Traduzindo, os futuros publicitários conhecem os recursos gráficos que podem usar e descobrem como explorar elementos estéticos para fazer um consumidor escolher uma determinada marca, produto ou serviço.

Os conhecimentos de direção de arte também servem para a concepção artística de projetos audiovisuais, fazendo com que tudo fique de acordo com a mensagem que se quer passar.

4. Redação Publicitária

Como o nome deixa claro, essa disciplina aborda as técnicas de produção de textos para os mais diferentes meios e formatos de campanha.

Por isso, além de apresentar os fundamentos da redação publicitária, o curso busca estimular a criatividade dos alunos com a escrita.

Mais do que isso, os estudantes aprender a usar a linguagem para ativar a persuas√£o da publicidade a partir do estudo de diferentes tipos de textos.

5. Pesquisa de Mercado e Opini√£o

Essa √© outra das mat√©rias de destaque do curso, j√° que todo publicit√°rio precisa dominar as t√©cnicas de pesquisa de mercado e opini√£o p√ļblica.

Os estudantes aprendem a elaborar a pesquisa, definir amostra, coletar, organizar e analisar os dados.

Além disso, precisam estudar alguns conceitos básicos de estatística e como contar com a ajuda de programas de computador para fazer as análises necessárias.

Partiu, faculdade de Publicidade e Propaganda!

Agora que você sabe como funciona o curso de Publicidade e Propaganda e o que se estuda na graduação, deu para ficar mais seguro em relação a essa escolha?

Não se esqueça que o mais importante neste momento é escolher o curso de graduação que tem a ver com você

Vale a pena também ficar por dentro das áreas de atuação e de como é o dia a dia dos profissionais da área.

Mas onde encontrar esses tipos de conte√ļdo? √Č s√≥ seguir o Facebook e Instagram da Belas Artes para acompanhar as novidades!

Postar coment√°rio