Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda: saiba o que se estuda no curso 🖥️

Vontade de começar logo a faculdade de Publicidade e Propaganda, né, minha filha? 

Antes disso, é importante você conhecer um pouco mais os assuntos que você vai estudar no curso.

Assim, dá para ter uma ideia mais clara dos conhecimentos e habilidades que a vida de publicitário vai demandar de você. E todo mundo quer trabalhar com o que gosta, certo?

Confira o post para saber mais sobre a área, como funciona o curso e as principais disciplinas que você vai estudar na graduação.

O que é Publicidade e Propaganda

No campo da comunicação, Publicidade e Propaganda é a área voltada para a divulgação de produtos, serviços, ideias e valores.

O que costuma vir primeiro à mente são os comerciais de televisão, anúncios nas mídias impressas e também na internet.

Mais do que só oferecer os produtos de uma marca, a Publicidade e Propaganda usa técnicas de persuasão para explorar os desejos dos consumidores. É um trabalho que envolve uma escolha minuciosa de frases, imagens, música, entre outros elementos.

Além disso, os profissionais formados na área podem aplicar esses conhecimentos em comunicações sem interesse comercial, como campanhas eleitorais e propagandas religiosas, por exemplo.

A Publicidade e Propaganda também conta com a ajuda de técnicas de marketing e a parceria dos profissionais de vendas e de outras áreas da comunicação.

Como é o curso de graduação

Com duração média de 4 anos, a graduação em Publicidade e Propaganda costuma ser oferecida na modalidade bacharelado.

Ao longo dos semestres, os estudantes vão tendo contato com disciplinas tanto teóricas quanto práticas. 

Por isso, além de ter certeza que a faculdade conta com um time de professores bem qualificados, é preciso ver se a instituição oferece laboratórios equipados para as atividades técnicas.

No começo, geralmente o curso explora as disciplinas que dão as bases para as outras. Isso inclui as matérias ligadas às ciências sociais, artes e política. 

Depois, os alunos começam a entrar em contato com assuntos mais específicos da Publicidade e Propaganda.

As habilidades criativas são bem exploradas na graduação por serem fundamentais para a formação de publicitários inovadores e que manjem de desenho, fotografia, produção gráfica, redação, entre outros.

Mas para formar bons profissionais também é preciso passar por conhecimentos de mercado, negócios, legislação, comportamento do consumidor, psicologia, inovação e empreendedorismo.

Como você deve ter percebido, o curso faz um mix diferentes conhecimentos para que os futuros publicitários sejam capazes de entender o mercado, comunicar bem uma ideia e convencer diferentes públicos.

Publicidade e Propaganda - áreas

Conheça as 5 principais disciplinas do curso

Quer saber mais detalhes sobre algumas das matérias mais importantes que você vai ter na faculdade de Publicidade e Propaganda? Dê uma olhada a seguir:

1. Teorias da Comunicação

O estudo das teorias da comunicação é parte fundamental para a formação crítica dos estudantes. 

Nessa disciplina, a ideia é não só apresentar como também discutir as maiores correntes do pensamento comunicacional que surgiram no mundo.

A partir de um panorama histórico da evolução da comunicação, os alunos criam a própria visão sobre os meios de comunicação, as redes que foram sendo criadas, o uso de tecnologias etc.

Acima de tudo, o que interessa para o futuro profissional dos estudantes é o entendimento de como o processo de comunicação está ligado à interação humana e como a produção de sentidos acontece.

Basicamente é mergulhar a fundo no universo da comunicação e desenvolver o olhar para as outras disciplinas.

2. Planejamento de Campanhas Publicitárias

Campanha publicitária é o nome dado para o plano criado pelos publicitários para promover uma marca, divulgar produtos e serviços, propagar ideias, entre outros.

Por isso, essa disciplina é considerada uma das mais importantes do curso.

Os estudantes aprendem a elaborar o plano do início ao fim, sempre com base em estratégias bem definidas e de acordo com os objetivos do cliente.

Para fazer um planejamento bem feito, o publicitário precisa conhecer bem a empresa, fazer uma boa análise de mercado, definir as ações e saber otimizar os resultados.

Afinal de contas, nenhuma campanha deve ser feita com base em chutes, achismos e opiniões sobre o que pode dar certo ou não.

3. Criação e Direção de Arte

A disciplina Criação e Direção de Arte tem como foco a parte visual do trabalho publicitário. Ela ajuda os estudantes a desenvolver competências ligadas à análise de peças publicitárias e práticas de produção para mídias impressas e digitais.

Traduzindo, os futuros publicitários conhecem os recursos gráficos que podem usar e descobrem como explorar elementos estéticos para fazer um consumidor escolher uma determinada marca, produto ou serviço.

Os conhecimentos de direção de arte também servem para a concepção artística de projetos audiovisuais, fazendo com que tudo fique de acordo com a mensagem que se quer passar.

4. Redação Publicitária

Como o nome deixa claro, essa disciplina aborda as técnicas de produção de textos para os mais diferentes meios e formatos de campanha.

Por isso, além de apresentar os fundamentos da redação publicitária, o curso busca estimular a criatividade dos alunos com a escrita.

Mais do que isso, os estudantes aprender a usar a linguagem para ativar a persuasão da publicidade a partir do estudo de diferentes tipos de textos.

5. Pesquisa de Mercado e Opinião

Essa é outra das matérias de destaque do curso, já que todo publicitário precisa dominar as técnicas de pesquisa de mercado e opinião pública.

Os estudantes aprendem a elaborar a pesquisa, definir amostra, coletar, organizar e analisar os dados.

Além disso, precisam estudar alguns conceitos básicos de estatística e como contar com a ajuda de programas de computador para fazer as análises necessárias.

Partiu, faculdade de Publicidade e Propaganda!

Agora que você sabe como funciona o curso de Publicidade e Propaganda e o que se estuda na graduação, deu para ficar mais seguro em relação a essa escolha?

Não se esqueça que o mais importante neste momento é escolher o curso de graduação que tem a ver com você

Vale a pena também ficar por dentro das áreas de atuação e de como é o dia a dia dos profissionais da área.

Mas onde encontrar esses tipos de conteúdo? É só seguir o Facebook e Instagram da Belas Artes para acompanhar as novidades!

Postar comentário