Conheça 5 profissões do futuro que vão dar o que falar 💻

Conhecer as profissões do futuro é uma das melhores maneiras de descobrir as áreas que devem ser mais atrativas daqui para frente.

É claro que você não precisa escolher uma carreira só com base nisso. Os seus interesses, gostos e habilidades também são fatores importante.

De qualquer forma, vale a pena ficar por dentro das carreiras em evidência e das características que os profissionais precisam ter. 

Mas, antes de conferir tudo isso, entenda a relação da tecnologia com a transformação do mercado de trabalho.

Profissões do futuro: o que elas têm a ver com a tecnologia?

Ninguém precisa ser um especialista para saber o quanto os avanços tecnológicos estão transformando as sociedades. Basta imaginar como seria sua vida hoje sem a internet e sem um smartphone na mão.

O que a gente vive é uma verdadeira revolução tecnológica. Isso porque ela vem mudando tudo: nossa forma de interagir, de nos comportar e até de trabalhar.

Tanto que alguns conhecimentos ligados à tecnologia são exigências em algumas vagas de emprego. Mas, mais do que isso, esses avanços estão transformando as próprias profissões.

Enquanto algumas carreiras tradicionais perderam a força, outras ganham espaço e importância no mercado. Portanto, quem quiser ter uma carreira de sucesso precisa estar ligado nisso.

5 profissões do futuro que vão dar o que falar

Confira abaixo quais prometem ser as áreas com maior destaque nos próximos anos:

1. Design de Games

Se tem uma área que está vindo com tudo é a de jogos digitais. Quem disse que game não é coisa séria?

É um mercado tão sério que demanda profissionais super qualificados. Afinal de contas, só curtir videogames não é o suficiente. É preciso dominar os conhecimentos necessários para desenvolver os jogos do zero.

Por isso, designer de games é uma das profissões do futuro. É ele quem projeta o jogo inteiro, a história, cria os personagens, programa os gráficos e tudo mais.

Trabalhar nesse mundo envolve várias competências técnicas e diversos talentos. Isso porque várias linguagens são usadas na criação dos games.

Profissões do futuro - games

2. Produção Multimídia

O universo da produção multimídia é formado por áudio, imagem e vídeo. Ou seja, tudo o que está presente nos meios digitais. Vivemos um momento de comunicação integrada como nunca visto antes, principalmente por conta das redes sociais. 

Fazer um curso de Produção Multimídia tem total sentido neste cenário, visto que as empresas e marcas estão cada vez mais produzindo conteúdos com formatos diferentes e que engajem mais o público. Sendo assim, não é surpresa para ninguém a demanda por profissionais dessa área ser alta. 

Para isso precisam conhecer as melhores técnicas e as últimas tecnologias para aproveitar ao máximo o potencial das diferentes mídias.

3. Arquitetura e Urbanismo

Que arquitetos desenham prédios, pontes, cidades e outros espaços, todo mundo sabe. Mas você tem ideia do que faz eles entrarem para a lista de profissões do futuro?

Os projetos de arquitetura e urbanismo também têm o objetivo de construir um mundo inovador, inclusivo, sustentável, além de repensar os modelos de cidades.

Essa é uma urgência dos nossos tempos! Cidades como São Paulo sofrem para dar conta de tanta gente vivendo no mesmo espaço.

Para solucionar problemas desse tipo, os arquitetos precisam dominar não só a arte de desenhar projetos. Eles precisam aplicar nestes projetos conceitos de sustentabilidade, preservação, mobilidade, estética, acessibilidade, etc.

4. Design de Produto

Nesse caso, o designer existe para atender às necessidades dos consumidores. Isso acontece por meio da criação e melhoria de produtos.

Dessa forma, esse profissional pode trabalhar com uma infinidade de coisas: embalagens, carros, eletroeletrônicos, móveis, sapatos, roupas, entre tantas outras.

Mas para sua função fazer sentido, o designer de produto precisa estar ligado nas tendências, além de ser criativo e inovador. E, claro, ele também precisa entender sobre comportamento humano.

5. Mídias Sociais Digitais

Hoje é praticamente impossível imaginar o mundo sem as redes sociais. É por meio delas que a gente interage com os amigos, fica sabendo o que está rolando e dá boas risadas com memes! (eu jogaria essa parte lá para baixo ou algo como, as redes sociais não existem mais apenas para falar com amigos, trocar memes, etc, ela vai além e já se tornou grande ferramenta de trabalho.

Como você deve saber, as marcas também usam as mídias sociais digitais como meios importantes de comunicação, marketing e vendas.

Essa nova realidade só tem feito aumentar a procura por profissionais especialistas na área. São eles quem fazem a gestão dos perfis das empresas nas redes sociais, criam estratégias, produzem conteúdo, analisam dados, entre tantas outras tarefas.

Para tirar o melhor resultado disso tudo, dominar os conceitos e ferramentas do universo digital é fundamental.

Quais características o profissional do futuro precisa ter?

Se você conseguir dar um check nos itens da lista, as suas chances de sucesso são grandes, viu? Dá uma olhada:

Inteligência emocional

As pessoas emocionalmente inteligentes são aquelas que sabem reconhecer e lidar com as próprias emoções. Mais do que isso, elas têm empatia com o sentimento dos outros.

Se você parar para pensar que vivemos na era da tecnologia, fica mais fácil entender que a inteligência emocional é algo que nos diferencia das máquinas.

Criatividade

Ser criativo nunca foi tão importante quanto agora. É mais uma característica que faz os humanos serem diferentes dos robôs.

Levando em conta que o mundo passa por mudanças o tempo inteiro, os profissionais precisam ser criativos para conseguir conectar informações diferentes. E, a partir delas, apresentar ideias inovadoras.

Pensamento crítico

Quem tem capacidade crítica costuma ter também um raciocínio lógico dos bons. Por isso, os profissionais críticos são valorizados em todas as áreas.

Diferentemente daquela pessoa que aceita o senso comum, quem tem pensamento crítico questiona e coloca os pontos positivos e negativos na balança.

Colaboração

Ninguém trabalha sozinho. Principalmente nos trabalhos mais complexos, os esforços são feitos em grupo. Ou seja, é preciso saber colaborar com os colegas.

Isso envolve lidar com as diferenças, trabalhar com personalidades de todos os tipos e saber dialogar. Do contrário, é impossível existir colaboração.

Quer começar a se preparar para a vida profissional?

Saber quais são as profissões do futuro e as características que as empresas mais valorizam nos profissionais já é um primeiro passo.

Mas, antes de tomar qualquer decisão, não deixe de pesquisar e ler bastante sobre os assuntos mais relevantes para a escolha da carreira.

Acompanhe as maiores novidades sobre a vida na faculdade e o mercado de trabalho. Você só precisa assinar a newsletter da Belas Artes!

Postar comentário