Professor de artes

Conheça os caminhos para ser um professor de artes 🎨

Você se vê trabalhando como professor de artes no futuro? Será que é essa a carreira que você vai seguir?

Se é isso o que você quer descobrir, fique sabendo que conhecer melhor a profissão é um dos primeiros passos.

Neste post, você vai conhecer a importância dessa disciplina para a educação e saber como se tornar um professor de artes.

Acompanhe!

professor de artes

Por que ensinar arte nas escolas?

O professor de artes nem sempre é visto da mesma forma que os professores de outras matérias. Isso porque as artes costumam ser encaradas como menos importância na educação.

No entanto, ela é mais que fundamental. 

É por meio dela que os alunos se desenvolvem, encontram outras formas de se expressar, exploram os sentidos e aprendem a lidar com as emoções.

Mas, no Brasil, os professores de artes ainda enfrentam dois principais desafio, o primeiro deles é que muita gente não entende o papel da arte na educação e isso faz com que as aulas não recebam o valor que merecem.

O outro desafio está ligado à falta de recursos e infraestrutura precária na rede pública. Se outras disciplinas enfrentam esse problema, imagine as artes. Isso limita o trabalho de alguns professores.

3 pontos fundamentais para quem deseja ser professor de artes

Dá para encontrar vagas de trabalho tanto em escolas particulares quanto públicas. 

Se você quiser ser professor de artes na rede pública, saiba que a seleção acontece por meio de concursos. Ou seja, é preciso se preparar para as provas.

Porém, alguns pontos são requisitos para ser um bom professor em qualquer instituição de ensino. Veja a seguir:

1. Consumir diferentes tipos de arte

Quem disse que um bom professor de arte precisa dominar todas as artes? Não precisa. Mas é importante que ele conheça as variadas formas de expressão artística para tirar o máximo de proveito delas nas aulas.

Por isso, quanto mais contato você tiver com teatro, dança, artes plásticas, música, cinema e fotografia, melhor. Frequente os espaços culturais e artísticos disponíveis na cidade e aproveite tudo o que eles oferecem.

Você vai perceber o quanto essas experiências vão fazer de você um professor melhor. Elas trazem ainda mais ideias e inspiração para as suas futuras aulas.

Professor de artes

2. Ser apaixonado por educação

Assim como em outras áreas, o trabalho com ensino é desafiador. Porém, é ao mesmo tempo fonte de felicidade para quem acredita no poder da educação de transformar vidas.

Esse sentimento e a paixão pelo ensino são os grandes diferenciais de quem escolhe ser professor.

3. Fazer uma licenciatura

Diferentemente do bacharelado – modalidade de graduação que oferece uma formação mais ampla –, a licenciatura forma futuros professores. E por isso que ter um diploma de licenciatura em Artes é um dos requisitos da lista.

Afinal, não basta conhecer os variados campos das artes e desenvolver habilidade artísticas. Um professor de artes também precisa ter conhecimentos ligados à educação.

É no curso que você vai estudar didática, teorias da aprendizagem, metodologias ativas, políticas educacionais, gestão escolar, entre outros assuntos fundamentais para a profissão.

Pronto para mergulhar de cabeça na carreira de professor de artes?   

Se você acha que ser professor de artes é a profissão que tem tudo a ver com você, vá em frente! 

Mas saiba que é bom já ficar preparado para os questionamentos, pois nem todo o mundo entende o valor das carreiras artísticas. Para enfrentar tudo isso de cabeça erguida, esteja preparado.

Quer saber como? Assine a newsletter da Belas Artes e acompanhe as maiores novidades do mercado de trabalho e da vida na faculdade!

professor de artes

Postar comentário