O que são artes visuais?

O que são artes visuais? Conheça a área aqui 🎨

Muita gente se interessa por tudo o que está ligado ao universo artístico e sonha em seguir uma carreira na área, mas não sabe exatamente o que são artes visuais.

Caso você esteja pensando em apostar nesse ramo, é importante saber direitinho o que esperar da profissão.

Bora ficar por dentro da área? É só conferir o post!

Entenda de uma vez por todas o que são artes visuais

Quando se pensa sobre o que são artes visuais, o que costuma vir primeiro à mente das pessoas são as manifestações como a pintura, a escultura e o desenho.

De forma geral, o conceito de arte visual está ligado ao ato de ver e, portanto, envolve toda manifestação artística desfrutada por meio da visão.

Por isso, outras expressões criativas também podem ser incluídas no grupo. Esse é o caso, por exemplo, da fotografia, do cinema e da arte urbana.

Isso significa que as artes visuais incluem todos os materiais, experiências e expressões produzidas a partir da imaginação e criatividade do artista.

É uma área cheia de novas possibilidades

Em vários momentos da história, as artes tiveram um papel político poderoso. Mais do que criar algo bonito, os artistas querem chamar a atenção das pessoas para questões importantes.

Nessa era da conectividade, em que todo mundo está o tempo todo na internet e nas redes sociais, a arte ganha uma pegada cada vez mais coletiva.

Essa realidade vem mudando a cara das artes visuais, ultrapassando as paredes dos ateliês, museus e galerias. Agora, elas ocupam espaços nas mídias digitais e nas ruas.

4 carreiras nas artes visuais que você precisa conhecer

Quem se forma em artes visuais não tem apenas um caminho para seguir, mas vários. 

Enquanto alguns preferem abrir o próprio ateliê, vender as peças produzidas ou trabalhar em museus, outros tomam rumos diferentes.

Veja quais são algumas carreiras alternativas:

1. Ilustração

Se você curte desenhar, atuar como ilustrador pode ser uma boa ideia. O trabalho costuma acontecer em parceria com redatores em agências de comunicação e editoras.

Artes Visuais - possibilidades

2. Empreendedorismo e inovação

Quem disse que artista não pode ser empreendedor? O mercado de economia criativa inclui vários negócios baseados na criatividade e no capital intelectual. 

Nessa indústria, os profissionais da área podem começar algo do zero ou colaborar em outras empresas.

3. Multimídia

Toda exposição que tenha obras interativas precisa de um profissional especializado em multimídia para fazer o planejamento. 

Além dos museus e galerias, há também oportunidades na televisão e em outras empresas que trabalham com animação.

4. Cultura

O mercado cultural está cheio de oportunidades para os artistas visuais. Dá para achar trabalhos legais em espaços como teatros, casas de cultura e bibliotecas, onde os profissionais colaboram desde a idealização até a execução de projetos.   

E aí, pronto para entrar no mundo das artes visuais?

Agora que você sabe melhor o que são artes visuais, deve ter ficado mais fácil descobrir se a profissão foi feita para você.

Para ter certeza disso, não deixe de ler bastante sobre o mercado de trabalho e de trocar ideia com quem já está na faculdade.

Você também pode assinar a newsletter da Belas Artes e receber as novidades mais quentes sobre carreira e vida universitária!

Postar comentário