O que são Artes Visuais? Conheça a área aqui

O que são Artes Visuais?

Muita gente se interessa por tudo o que está ligado ao universo artístico e sonha em seguir uma carreira na área. Mas, ao mesmo tempo, tem quem não sabe exatamente o que são Artes Visuais. Porém, saiba que a linguagem visual, faz parte de um cenário bastante amplo e repleto de oportunidades.

Ao se formar em Artes Visuais, você recebe o título de artista. Legal, não é? Muito mais do que apenas uma nomenclatura bacana, a graduação e os anos de estudo abrirão muitas portas para você no mercado de trabalho. 

Caso você esteja pensando em apostar nesse ramo, é importante saber direitinho o que esperar da profissão. Ao longo deste artigo, vamos apresentar o conceito de Artes Visuais, origem, elementos e tudo mais que envolve esta profissão. Bora ficar por dentro da área? É só conferir o post!

passo a passo para se tornar um artista completo

Entenda de uma vez por todas o que são Artes Visuais

Quando se pensa sobre o que são Artes Visuais, o que costuma vir primeiro à mente das pessoas são as manifestações como a pintura, a escultura e o desenho. Mas, você já parou para pensar qual é a origem das Artes Visuais e o seu significado? 

O conceito de Artes Visuais surgiu após a Segunda Guerra Mundial, por volta de 1945. Ele começou a ser usado para identificar todas as manifestações artísticas que utilizavam a visão como forma de percepção principal. 

Em outras palavras, as Artes Visuais estão ligadas ao ato de ver portanto, envolvem tudo que o indivíduo pode desfrutar por meio da visão. Portanto, outras expressões criativas podem ser incluídas no grupo. Esse é o caso, por exemplo, da fotografia, do cinema e da arte urbana.

Você já parou para pensar em quem criou as Artes Visuais?

O conceito de Artes Visuais surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. Mas, sabe-se que já na Pré-História os seres humanos usavam linguagens visuais para se comunicar.

Lembra dos desenhos encontrados nas cavernas que você conheceu nas aulas de História na escola? Esse é um tipo de Arte Visual. Desta forma, fica impossível denominar um único criador. O fato é que a arte está em meio a vida dos seres humanos há muito tempo. E, mais recentemente, começou a ser vista como uma profissão.

Qual é a importância das Artes Visuais e do artista para a sociedade?

As Artes Visuais incluem todos os materiais, experiências e expressões produzidas a partir da imaginação e da criatividade do artista. Ou seja, ele coloca no papel o que está pensando e/ou sentindo e essa obra de arte pode ser acessada e observada por muitas pessoas.

Além das Artes Visuais, a história do artista também é muito importante. Por meio de suas obras, seja uma pintura ou uma fotografia, ele consegue despertar emoções nas pessoas e promover uma identificação.

Saiba quais os tipos de Artes Visuais, de acordo com o FNDE

Se você é adepto do mundo das Artes Visuais, já deve ter pensado quais são os tipos de arte existentes. Em algum momento, participando de rodas de conversa sobre assunto, já deve ter ouvido algumas pessoas perguntarem:

  • Quais são os 4 tipos de Artes Visuais?
  • Quais são os 7 tipos de Artes Visuais?
  • Quais são as 7 Artes Visuais? 

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC), são consideradas Artes Visuais as seguintes:

  • Web Design;
  • Paisagismo;
  • Arquitetura;
  • Decoração;
  • Fotografia;
  • Escultura;
  • Instalação;
  • Desenho;
  • Gravura;
  • Cinema;
  • Pintura;
  • Novela;
  • Moda. 

Você pergunta e nós respondemos: 5 dúvidas sobre o que são Artes Visuais

As diferentes linguagens da arte, tipos de artistas e a faculdade de Artes Visuais são questões que trazem muitas dúvidas aos estudantes. Especialmente os que estão terminando o ensino médio e pensam em seguir a profissão de artista.

Pensando nisso, a equipe da Belas Artes separou as 5 dúvidas mais comuns dos alunos para respondê-las neste artigo. Dê uma olhadinha nos questionamentos a seguir, pois o que você quer perguntar pode estar aqui.

1. Qual a diferença entre Artes Visuais e Artes?

Quando falamos em Artes estamos nos referindo a qualquer tipo de manifestação ou expressão artística. A pintura, a dança e a escultura, por exemplo, são diferentes formas de arte. Já Artes Visuais é o nome do curso que engloba Artes, Educação Artística e Artes Plásticas.

2. Quais são os principais elementos visuais?

Os elementos das Artes Visuais se referem a determinadas formas que são usadas para criar o que se vê. Entre os elementos da Arte Visual mais conhecidos estão:

  • Movimento;
  • Dimensão;
  • Textura;
  • Direção;
  • Escala;
  • Forma;
  • Ponto;
  • Linha;
  • Tom;
  • Cor. 

3. O que não é Arte Visual?

Existem muitos estilos de arte diferentes. Pintura, desenho, fotografia e cinema são alguns exemplos de Artes Visuais. Já a poesia, a prosa e o drama não são Artes Visuais, mas sim Artes Literárias. A dança, o teatro e a música, por sua vez, estão inclusos nas Artes Performáticas.

infografico: 5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

4. Quem faz Artes Visuais trabalha com o quê?

Se você está pensando em começar o curso superior em Artes Visuais, com certeza já deve ter pensado: “mas quem faz artes visuais trabalha em quê?”. Esta é uma das dúvidas mais frequentes de quem está prestes a fazer o vestibular.

As Artes Visuais fazem parte do time de profissões ligadas à cultura e a sensibilidade do indivíduo. Ao se formar neste curso, o profissional encontra uma gama bastante grande de oportunidades.

Entre todas as profissões do mercado, Artes Visuais é uma das que possui maior campo de atuação. O artista visual pode trabalhar com fotografia, desenhos e ilustrações, produzindo críticas e até mesmo em cargos de direção artística. Pode se tornar professor de Artes, trabalhar em museus ou ser empreendedor de artesanato, pintura, escultura e tantos outros.

5. Quais os principais materiais para Artes Visuais?

Hoje em dia o artista visual tem uma gama enorme de materiais disponíveis para realizar o seu trabalho. De tempos em tempos surgem novidades que trazem ainda mais precisão e qualidade ao trabalho do artista.

Ao entrar na faculdade de Artes Visuais você conhece os materiais mais utilizados pelos artistas. Também tem a chance de experimentá-los para saber com quais deles você tem mais afinidade. 

Mas, o artista, mesmo depois de formado, deve buscar conhecimento e informações sobre o que há de novo no mercado. Sempre é possível melhorar o trabalho por meio do estudo e do uso de novos materiais.

Arte Visual como uma das profissões com grande impacto político

Em vários momentos da história, as artes tiveram um papel político poderoso. Mais do que criar algo bonito, os artistas querem chamar a atenção das pessoas para questões importantes. E na era da conectividade, em que todo mundo está na internet, a arte ganha uma pegada cada vez mais coletiva.

Essa realidade vem mudando a cara das Artes Visuais, ultrapassando as paredes dos ateliês, museus e galerias. Agora, elas ocupam espaços nas mídias digitais e nas ruas.

4 carreiras nas Artes Visuais que você precisa conhecer hoje mesmo

Quem se forma em Artes Visuais não tem apenas um caminho para seguir, mas vários. Enquanto alguns preferem abrir o próprio ateliê e vender as peças produzidas ou trabalhar em museus, outros tomam rumos diferentes.

Descubra quais são algumas carreiras alternativas e já vá pensando no que gostaria de atuar depois de formado:

1. Ilustração

Se você curte desenhar, atuar como ilustrador pode ser uma boa ideia. O trabalho costuma acontecer em parceria com redatores em agências de comunicação e editoras.

2. Empreendedorismo e inovação

Quem disse que artista não pode ser empreendedor? O mercado de economia criativa inclui vários negócios baseados na criatividade e no capital intelectual. Nessa indústria, os profissionais da área podem começar algo do zero ou colaborar em outras empresas.

3. Multimídia

Toda exposição que tenha obras interativas precisa de um profissional especializado em multimídia para fazer o planejamento. Além dos museus e galerias, há também oportunidades na televisão e em outras empresas que trabalham com animação.

4. Cultura

O mercado cultural está cheio de oportunidades para os artistas visuais. Dá para achar trabalhos legais em espaços como teatros, casas de cultura e bibliotecas. Nesses espaços, os profissionais colaboram desde a idealização até a execução dos projetos.   

Conheça passo a passo da Belas Artes para se tornar um artista completo

Ao longo deste artigo você conheceu o que são Artes Visuais e deve ter ficado mais fácil descobrir se a profissão foi feita para você (nós esperamos que sim!). 

Se você quer transformar o seu conhecimento e talento em uma verdadeira profissão, nós mostramos o caminho para você. Para descobrir, clique no link e baixe o passo a passo para se tornar um artista completo!

modelo de plano de carreira

Você pode gostar também
Tags: Artes Visuais, O que são Artes Visuais?

Postagens semelhantes