Faculdade de Artes

Veja o que se estuda na faculdade de Artes ūüé®

Voc√™ sabe como √© a faculdade de Artes? A √°rea √© talvez mais diversa do que voc√™ imagina. 

Não é só sobre estudar os clássicos e as obras mais famosas do mundo. Dá para ter contato com vários tipos de linguagens!

Al√©m disso, se voc√™ pensa em trabalhar com Educa√ß√£o, saiba que o curso de licenciatura √© a melhor op√ß√£o. 

Se você pretende apostar nesse curso superior, não deixe de descobrir mais sobre ele antes de fazer sua matrícula.

A seguir, voc√™ ainda vai ficar por dentro das principais disciplinas e confere algumas dicas para mandar bem na faculdade. 

Continue com a gente!

Como é o curso de licenciatura em Artes?

A faculdade de Artes tem duração média de 4 anos. Quem escolhe a licenciatura são aqueles que não só querem estudar Artes, como também pretendem dar aulas.

Ou seja, se voc√™ deseja ser professor de Educa√ß√£o Art√≠stica em escolas, tanto p√ļblicas quanto privadas, a licenciatura √© uma boa pedida para voc√™!

Como a forma√ß√£o √© ampla, os estudantes t√™m contato com diferentes manifesta√ß√Ķes art√≠sticas. Al√©m do desenho, voc√™ vai estudar pintura, cinema, fotografia, m√ļsica, literatura, dan√ßa, entre outras.

Isso significa que voc√™ n√£o precisa ficar preso a uma √ļnica coisa. A faculdade de Artes permite que voc√™ estude diferentes linguagens, t√©cnicas e conceitos. D√° para viajar nas ideias!

Já em relação à Educação, os estudantes do curso fazem disciplinas importantes, como:

  • Did√°tica;
  • Teorias da Aprendizagem; 
  • Pol√≠ticas Educacionais; 
  • Curr√≠culo; 
  • Gest√£o Escolar.

Para conseguir o diploma de licenciatura, saiba que as faculdades geralmente exigem que os estudantes do ensino superior façam um trabalho de conclusão de curso.

Além disso, o aluno precisa realizar estágio supervisionado, experiência importante para trabalhar em sala de aula.

5 principais disciplinas da faculdade de Artes

Que tal saber mais sobre esse curso de graduação? Fique por dentro de algumas das matérias oferecidas na licenciatura:

1. Educação Básica

Dar oficinas e aulas em cursos livres é uma opção para os licenciados. Porém, ser professor na Educação Básica costuma ser a ocupação mais comum.

Por isso, é importante que a faculdade de Artes tenha uma disciplina dedicada ao assunto.

A Educação Básica é dividida em 3 etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como futuro professor, você precisa entender como cada etapa funciona.

Afinal, dar aula para crianças de 5 anos é bem diferente de dar aulas para adolescentes, por exemplo. E quem trabalha em sala de aula precisa entender as necessidades das crianças e jovens de todas as idades.

2. Gravura e Desenho

Esta é uma das disciplinas mais tradicionais do curso de Artes. Isso porque o desenho costuma ser o suporte artístico mais básico e de onde partem outros processos.

√Č por isso que os estudantes estudam sobre as v√°rias ferramentas e t√©cnicas de desenho que podem ser usadas.

A gravura tamb√©m recebe uma aten√ß√£o especial. √Č a partir dela que a gente consegue imprimir e reproduzir imagens.

Mas saiba que as técnicas são várias. Você vai aprender um pouco sobre cada uma das mais conhecidas nessa disciplina.

3. Práticas Artísticas e Tecnologias da Imagem

Fugir das tecnologias é algo impossível hoje, até mesmo nas Artes. Assim, o uso delas nas práticas artísticas também é um tema que você vai estudar na faculdade.

Se você pensar no cinema, por exemplo, fica fácil entender como a tecnologia foi e continua sendo importante para que ele exista.

Mas a rela√ß√£o entre as tecnologias e as diferentes pr√°ticas art√≠sticas vai muito al√©m. Afinal, recursos tecnol√≥gicos s√£o usados tamb√©m na m√ļsica, em museus, em instala√ß√Ķes interativas etc.

Vale lembrar tamb√©m das reflex√Ķes que surgem aqui. Nessa disciplina, os alunos discutem sobre a rela√ß√£o entre tecnologia, artes e o contexto sociocultural.

4. Artes do Corpo

Se você curte teatro, performance e dança, essa disciplina vai ser uma das suas preferidas. Saiba desde já que as Artes do Corpo não incluem só as experiências práticas, mas também a teoria.

Isso porque o foco está no encontro entre Arte e Comunicação. Ou seja, como as linguagens corporais se ligam aos processos de comunicação.

Para entender mais sobre o assunto, os alunos estudam a intera√ß√£o do corpo com a m√ļsica, filosofia, cultura, ci√™ncia, entre outras √°reas.

√Č uma mat√©ria bem bacana tamb√©m para quem gosta de se aprofundar nos estudos.

5. Teorias da Aprendizagem

Ainda que o curso conte com outras disciplinas importantes sobre Educação, as Teorias da Aprendizagem merecem um destaque especial.

Elas tentam entender como acontece o processo de aprendizado, ou seja, como as pessoas aprendem algo novo. E a diferença entre elas é o ponto de vista de cada uma.

Sendo assim, o estudo dessas teorias é fundamental, já que as Artes são conhecidas por inovar o ensino.

As teorias, portanto, levam em conta o comportamento humano, a capacidade cognitiva, entre outros aspectos que impactam o nosso modo de aprender.

Faculdade de Artes

O que você precisa saber para se dar bem na faculdade de Artes

Vale a pena conferir como algumas caracter√≠sticas ajudam a voc√™ a se destacar e dar aquele g√°s no seu desempenho na faculdade. 

Capacidade de imaginação

Quem se atrai pelas artes são geralmente os mais criativos. E a criatividade tem tudo a ver com a capacidade de imaginação.

Essa √© uma caracter√≠stica que faz toda a diferen√ßa nas disciplinas relacionadas √†s pr√°ticas art√≠sticas. √Č o que vai permitir a voc√™ explorar as t√©cnicas ao m√°ximo.

Busca pelo diferente

Nas Artes não tem certo ou errado, toda criação expressa um sentimento ou uma forma. Esse é um dos principais diferenciais em relação a outras áreas do conhecimento.

Quem procura o diferente costuma mandar bem na faculdade de Artes. Ou seja, é sobre ter uma mentalidade inovadora.

Bagagem cultural

Uma dica valiosa para que você possa aproveitar bem o curso é ficar ligado na cena cultural. Ou seja, é importante acompanhar o que está rolando no cinema, no teatro, nos museus e em outros espaços.

Essa bagagem é o que vai moldar o seu olhar para os estudos e também ao longo da sua futura carreira nas Artes.

Paixão pela educação

Se você pretende fazer uma licenciatura, a paixão pela educação é o que vai dar aquele impulso para você se dedicar ainda mais.

Durante o curso, vale a pena experimentar como é estar dentro de uma sala de aula. Você provavelmente vai se apaixonar ainda mais pela profissão.

As Artes estão chamando você?

Quem escolhe fazer uma faculdade de Artes tem um gosto especial pela área ou costuma já estar envolvido com alguma prática artística.

Mais do que curtir a √°rea, √© importante tamb√©m que voc√™ pesquise bastante sobre a carreira antes de tomar sua decis√£o final. 

Comece assinando a newsletter da Belas Artes para receber conte√ļdos exclusivos sobre o mercado de trabalho e a vida na faculdade. Bora l√°?

Postar coment√°rio