Faculdade de Artes Visuais

O que se estuda na faculdade de Artes Visuais? ūüé®

Está pensando fazer uma faculdade de Artes Visuais? Você sabe como é o curso e quais matérias você vai estudar?

Na hora de escolher uma gradua√ß√£o, quanto mais voc√™ souber sobre o curso, melhor. 

Assim, fica mais fácil ter certeza de que você está fazendo a escolha certa.

Descubra, no post de hoje: 

  • como funciona o curso;
  • as principais disciplinas;
  • o que voc√™ precisa saber para mandar bem na gradua√ß√£o!

Saiba como funciona a faculdade de Artes Visuais

Com dura√ß√£o m√©dia de 4 anos, a faculdade de Artes Visuais d√° a base te√≥rica, hist√≥rica e t√©cnica aos profissionais que querem seguir a carreira de artista. 

Se você quer ter uma formação abrangente, o bacharelado é a melhor opção.

Essa modalidade de curso apresenta os principais conceitos em todas as √°reas das artes visuais, como pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia.

Além disso, os estudantes também têm aulas práticas para aprender a trabalhar com vários tipos de materiais, fornos, espaços de exposição e a desenvolver as próprias técnicas.

O curso traz outros diferenciais para a forma√ß√£o dos artistas. 

Mais do que produzir as próprias artes, os estudantes são preparados para trabalhar com curadoria, crítica de arte, projetos culturais e empreendedorismo.

Veja quais s√£o as 5 principais disciplinas do curso de Artes Visuais

D√° para seguir muitos caminhos dentro do mundo das artes. Por isso, a faculdade de Artes Visuais tem uma grade curricular bem diversa.

Além de estudar as diferentes linguagens artísticas, você vai ter contato com outros temas importantes para a sua formação, como antropologia cultural, estética, museu e memória, empreendedorismo e inovação etc.

Abaixo, você fica sabendo um pouco mais sobre algumas das principais matérias:

1. Desenho

Uma das coisas que toda crian√ßa mais ama fazer √© desenhar. Parece ser quase natural para os pequenos. √Č bem diferente de escrever, por exemplo, algo que se aprende na escola.

Por ser a principal base das artes visuais, esta é uma das primeiras disciplinas do curso. Nas aulas, você vai aprender sobre técnicas, perspectiva, observação etc.

2. História da arte

Estudar hist√≥ria da arte √© importante para todos os profissionais da √°rea. Como o conte√ļdo √© extenso, geralmente essa disciplina √© dividida em alguns semestres. E cada um foca em um per√≠odo da hist√≥ria.

Aos poucos voc√™ vai perceber que estudar hist√≥ria da arte √© muito mais do que conhecer as obras feitas em cada s√©culo. √Č entender a rela√ß√£o delas com o contexto e as quest√Ķes da √©poca.

3. Pintura

A pintura é uma das queridinhas no meio artístico. Vários dos grandes nomes das artes são pintores: Pablo Picasso, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Vincent van Gogh, Candido Portinari e tantos outros.

Além de conhecer o trabalho desses artistas, você vai estudar técnicas de pintura, materiais e ter aulas de laboratório experimental.

4. Escultura

Presentes em todos os continentes do mundo, a escultura √© uma arte √ļnica e bastante diversa, j√° que ela pode ser feita a partir de diferentes materiais. Argila, m√°rmore, bronze, cera e madeira s√£o apenas alguns deles.

Na faculdade de Artes Visuais (Plásticas), você vai estudar sobre vários processos de relevo, construção de objetos e a relação entre arte e cidade.

5. Gravura

Apesar de não ser tão popular quanto a pintura e a escultura, a gravura é mais uma das artes importantes e que fizeram história. Com base em superfícies como pedra, metal e madeira, são feitos desenhos com instrumentos especiais.

O objetivo dessa técnica é produzir várias peças iguais. Ou seja, é praticamente uma impressora artesanal.

Faculdade de Artes Visuais - dicas

Quer descobrir como se dar bem no curso?

Como acontece em outras carreiras, algumas características podem ajudar você a se sair bem na faculdade de Artes Visuais:

Ser apaixonado pelo o que faz

Quem faz o que gosta tem muito mais chances de ter sucesso na carreira. Se voc√™ tem uma grande paix√£o pelas artes ‚Äď que √© o caso da maioria das pessoas que escolhem o curso ‚Äď estudar vai ser s√≥ alegria.

Quando trabalhar não é um peso, a disposição, a motivação e a energia para colocar a mão na massa são muito maiores. Com isso, você com certeza vai dar o seu melhor!

N√£o ter medo de errar

Quantas vezes voc√™ n√£o ouviu que ‚Äúerrar √© humano‚ÄĚ? Muitas, n√£o √©? Ent√£o n√£o se esque√ßa disso em nenhum momento daqui para frente.

Isso porque o medo de errar pode acabar te travando, fazendo você se sentir incapaz de fazer alguma coisa. Principalmente nos trabalhos criativos, o medo jamais deve ser um obstáculo.

At√© mesmo os grandes artistas da hist√≥ria erraram muito antes de criar seus maiores trabalhos. Portanto, n√£o tenha medo de errar.  

Olhar para o futuro

Não caia na lenda de que o artista vai para onde o vento levar, pois não é bem assim. Desde a faculdade, é importante que você pense sobre o futuro.

Onde voc√™ quer estar? Que tipo de trabalho quer fazer? Para quais quest√Ķes voc√™ quer chamar aten√ß√£o?

Essa reflexão vai ajudar você a traçar objetivos e ter mais determinação durante o curso e toda a sua carreira.

Ser comprometido

Quem entra para o mundo das artes já precisa estar preparado para lidar com o julgamento das pessoas. Afinal, tem gente que vê as artes apenas como um passatempo.

Tudo bem que não dá para mudar a cabeça de todo mundo, porém você pode evitar que essa visão sobre as artes seja reforçada. Mas como?

Seja comprometido com datas, cobre valores justos pelo seu trabalho e ofereça um bom atendimento aos seus clientes.

Arte é coisa séria!

Se a arte não devesse ser levada a sério, a faculdade de Artes Visuais não existiria, concorda? Portanto, não deixe ninguém fazer você desanimar.

Leia bastante sobre a carreira e as oportunidades do mercado para os formados na área. Assim, você fica preparado para mergulhar de cabeça na profissão!

Quer uma ajudinha para acompanhar as novidades sobre o mercado de trabalho e a vida na faculdade? √Č s√≥ clicar aqui e assinar a newsletter da Belas Artes!


Postar coment√°rio