Faculdade de Arquitetura

Saiba como funciona a faculdade de Arquitetura 🏘️

Quer descobrir se a faculdade de Arquitetura tem a ver com você? Nesse caso, a informação deve ser a sua melhor amiga.

É preciso ir atrás, pesquisar e conversar com outras pessoas para entender mais sobre a graduação.

Por que não começar a fazer isso agora mesmo?

Continue lendo para entender como funciona o curso, o que você vai estudar e como arrasar na faculdade!

Vamos lá?

faculdade de arquitetura - cta1

Como é a faculdade de Arquitetura?

Com duração média de 5 anos, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo é um curso na modalidade bacharelado. Ou seja, é uma formação mais ampla, que abre várias possibilidades de atuação para o aluno.

A mistura entre exatas e humanas é uma dos pontos que tornam a área interessante e, ao longo do curso, os estudantes têm contato com diversas disciplinas, tanto teóricas como técnicas.

Além de ensinar a desenvolver projetos, o curso aborda questões do espaço urbano, patrimônio histórico, sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia, por exemplo.

Tudo isso para formar profissionais capazes de atender às necessidades das pessoas e não apenas de construir prédios. E sempre respeitando o ser humano que vai ocupar o local e o meio ambiente.

Ao final desse curso superior, os estudantes também precisam fazer o trabalho de conclusão de curso, que consiste em um projeto arquitetônico ou em alguma solução urbanista, entre outros, e cumprir algumas horas de estágio.

Veja quais são as principais disciplinas do curso

Esse curso de graduação costuma ser dividida em semestres ou módulos. Cada um deles é formado por diferentes disciplinas. Saiba mais sobre algumas delas:

História da Arquitetura

Como o nome diz, a História da Arquitetura fala sobre como esse campo evoluiu, quais eram as principais ideias e quais foram as maiores realizações de cada período histórico.

Ou seja, é muito conteúdo rico para o repertório. Por conta da sua dimensão e importância, a disciplina costuma ser dividida em alguns semestres para dar conta de tudo.

Plástica

Esta é mais uma disciplina que precisa ser dada em várias etapas. Afinal, ela aborda arte, desenho, paisagem, meios de representação, patrimônio histórico, cor, entre outros tópicos.

Tudo isso é fundamental para os estudantes aprenderem a usar as linguagens artísticas e os conceitos da plástica nos projetos de Arquitetura.

Fundamentos de Projeto de Arquitetura e Urbanismo

É a partir de um projeto que se constrói um edifício, que é feito o planejamento físico e territorial das cidades e o paisagismo de um espaço.

Não é à toa que essa é uma das principais disciplinas da faculdade de Arquitetura. É ela que oferece o embasamento teórico e prático para os estudantes aprenderem a desenvolver os próprios projetos.

História da Arte

Estudar História da Arte é mais do que apenas conhecer os movimentos de cada contexto histórico. É também sobre fazer uma análise crítica das transformações artísticas e compreender a dimensão social delas.

A partir disso, os alunos estudam aspectos estéticos, técnicos, de preservação, entre outros. Eles servem para que os futuros arquitetos desenvolvam seus repertórios e próprios pontos de vista.

Planejamento Urbano

O Urbanismo é um campo muito querido entre os arquitetos. 

É essa a disciplina que aborda o desenvolvimento das cidades e a sua relação com o contexto social, cultural, político e ambiental.

A ideia é dar suporte para que os alunos possam colaborar no futuro com o bom funcionamento das cidades, garantindo os direitos de todos que vivem nelas.

Faculdade de Arquitetura - dicas

6 dicas para mandar bem na faculdade de Arquitetura

Veja como algumas características, hábitos e atividades podem ajudar você a ter sucesso no curso:

1. Seja curioso

Além do interesse por artes, história, desenho, matemática, entre outras áreas, a curiosidade é valiosa para os estudantes do curso. 

Afinal, a Arquitetura não é só sobre construir prédios. Ela tem uma relação direta com as pessoas e os modos de viver.

Sendo assim, é importante que você seja curioso o bastante para ter vontade de entender a dinâmica da vida nas cidades. Pode não parecer, mas essa uma característica valiosa ao longo da graduação.

2. Faça bons contatos

Para criar uma rede de contatos, não é necessário ser puxa-saco de ninguém. O que você precisa ter em mente é que entre os seus professores da faculdade de Arquitetura podem estar alguns dos melhores profissionais do País.

Portanto, dê valor à troca que você pode ter com eles e também com os colegas. 

No futuro, você provavelmente vai encontrar essas pessoas no mercado e quem sabe até trabalhar junto com elas.

3. Acompanhe projetos

Uma das melhores formas de aprender é ver os conhecimentos sendo colocados em prática. 

Por isso, se tiver oportunidade, acompanhe de perto a elaboração e execução de projetos de Arquitetura.

Participar de bancas de avaliação de trabalhos de conclusão também é uma boa ideia. Além de entender conceitos, você tem contato com pontos de vista diferentes.

4. Evite virar a noite

Não fique pensando que passar a noite em claro fazendo trabalhos da faculdade é algo glamouroso porque não é. Até porque a falta de sono faz com que você fique menos produtivo.

O melhor que você deve fazer para se sair bem no curso é se organizar e planejar o seu tempo. Em vez de passar o final de semana inteiro maratonando, por exemplo, separe algumas horas para colocar os trabalhos em dia.

5. Faça programa culturais

Ficar por dentro do que acontece no campo da cultura é importante não só durante, mas depois de terminar a faculdade também. 

Isso porque a Arquitetura está totalmente ligada a cultura.

Portanto, nas horas vagas e de lazer, aproveite para visitar museus, ver exposições, ir ao cinema, ao teatro, a shows, entre outros programas. Todas as experiências fortalecem a sua perspectiva crítica sobre o mundo!

6. Observe os lugares

Depois que você começar o curso nunca mais vai olhar para a cidade com os mesmos olhos. Observar as construções e como as pessoas vivem, ainda que na sua própria cidade, é fundamental.

Sempre que possível, viaje para novos lugares. É uma maneira bem gostosa de ganhar conhecimento por meio da observação de casas, prédios, sistemas de transporte, etc.

Faculdade de Arquitetura: um caminho com muitas possibilidades

Se você quer mesmo arrasar na faculdade de Arquitetura, é preciso se preparar. Afinal, só fazer a matrícula no curso não é o suficiente para começar bem essa nova etapa da sua vida.

Não deixe de acompanhar as novidades do mercado de trabalho e tudo o que você precisa saber sobre a vida na faculdade. 

É só assinar a newsletter da Belas Artes para ficar por dentro!

faculdade de arquitetura - cta2

Postar comentário