Estudar para o Enem

12 dicas para quem vai estudar para o Enem ūüďö

Precisando de uma força para estudar para o Enem? Por mais que a preparação para a prova leve tempo, saiba que existem formas de se preparar bem e com tranquilidade.

Muitos estudantes ficam ansiosos só de pensar na prova, o que é compreensível.

Afinal, uma boa nota pode garantir uma vaga no ensino superior e ser a sua porta de entrada para as melhores faculdades.

No post de hoje, a gente explica os motivos pelos quais você deve começar a estudar o quanto antes e traz dicas de como se preparar.

Bora l√°!

Por que estudar para o Enem com antecedência?

Deixar tudo para a √ļltima hora n√£o d√° certo. Quem quer mandar bem no dia da prova, deve come√ßar a estudar para o Enem muito tempo antes, pois:

O volume de conte√ļdo √© grande

Tudo o que você viu nos 3 anos do ensino médio pode cair no exame. Ou seja, não é pouca coisa. São muitas matérias para revisar.

Isso significa que, para dar conta de rever todas as disciplinas, você precisa começar a se preparar com bastante antecedência.

E n√£o caia no papo das decorebas, pois elas n√£o adiantam, viu? Quem vai bem na prova s√£o os estudantes que realmente aprenderam.

A concorrência é alta

A maioria faz o exame com algum propósito que vai além de apenas avaliar os conhecimentos.

V√°rias institui√ß√Ķes oferecem hoje a possibilidade de substituir o tradicional vestibular de curso superior pela nota do Enem.

Com isso, a competitividade tamb√©m precisa ser levada em conta. √Č preciso se preparar para garantir uma vaga no curso e na faculdade em que voc√™ sonha em estudar.

A prova é longa

O Enem tem no total 180 quest√Ķes, divididas em 2 dias de prova, mais uma reda√ß√£o. Muitas perguntas v√™m acompanhadas de textos, gr√°ficos ou ilustra√ß√Ķes para o estudante interpretar.

Ainda que você tenha horas para responder, o tempo para resolver cada questão é curto.

Portanto, a preparação também envolve o treino para encarar esse modelo de prova e desenvolver as habilidades necessárias.

Estudar para o Enem - dicas

12 dicas para você estudar para o Enem

Mas como estudar? Qual é o segredo para mandar bem? Como não se perder diante da quantidade de assuntos para revisar?

√Č o que voc√™ vai conferir agora:

1. Monte um cronograma de estudos

Pegue um calend√°rio ‚Äď vale desenhar no papel, usar o Google Agenda ou o que for mais pr√°tico ‚Äď, veja quanto tempo falta para o dia da prova e quantas horas di√°rias voc√™ tem para estudar.

A partir disso, fica mais fácil distribuir as matérias ao longo dos meses e semanas. E estudar um pouco todos os dias é a melhor estratégia.

2. Divida o tempo entre as disciplinas

Outro ponto importante é não deixar nenhuma disciplina de lado. Não é porque você é bom em português que não precisa estudar a matéria.

Da mesma forma, o fato de você ter dificuldade em matemática não quer dizer que tenha que focar só nisso. Todas as disciplinas têm seu peso e caem na prova.

Outro ponto √© que muitas quest√Ķes do Enem s√£o interdisciplinares e, portanto, cobram conhecimentos de diferentes √°reas ao mesmo tempo.

3. Escolha um ambiente tranquilo

Os lugares ideais para estudar são os mais silenciosos. Isso porque o barulho atrapalha a concentração, tornando suas horas de estudo pouco produtivas.

Por isso, evite os ambientes com televis√£o ligada, m√ļsica alta e pessoas conversando. O ideal √© ter um cantinho da casa s√≥ para voc√™ e os seus livros.

4. Conheça a prova

O Enem tem suas próprias características. E você deve se familiarizar com elas para não ser pego de surpresa.

Procure as edi√ß√Ķes anteriores para conhecer o estilo das quest√Ķes.

Inclusive, vale a pena pegar uma tarde para tentar resolver a prova inteira. Assim, você testa seus conhecimentos e pratica a gestão do próprio tempo.

5. Faça resumos

Uma t√©cnica boa para fixar o que voc√™ estudou √© fazer resumos com as principais informa√ß√Ķes da mat√©ria.

Além de colaborar com seu aprendizado, os resumos podem ser consultados depois para refrescar a memória quando for preciso.

6. Treine a redação

Escrever bem não é um dom, mas uma questão de prática. Por isso, é importante treinar bastante a escrita para tirar uma nota boa na redação.

Também é necessário entender direitinho a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e conhecer os tipos de temas que caem no Enem.

7. Acompanhe as notícias

Tanto na reda√ß√£o quanto nas quest√Ķes da prova aparecem temas da atualidade. Isso significa que voc√™ precisa estar por dentro do que est√° rolando no pa√≠s e no mundo.

Portanto, crie o hábito de ler as notícias para não correr o risco de ficar boiando no dia da prova.

8. Tente se desconectar

Embora a tecnologia seja uma parceira nos estudos, ela pode acabar atrapalhando a sua concentração.

Por isso, enquanto estiver estudando, deixe o celular no silencioso para não perder o foco a cada nova notificação.

9. Tire tempo para descansar

Passar muitas horas estudando sem parar n√£o √© produtivo. Isso porque o nosso c√©rebro precisa descansar para processar as informa√ß√Ķes.

Se você não tirar um tempo para relaxar, descansar e dormir o suficiente, seu aprendizado pode sair perdendo. Sendo assim, priorize esses momentos no seu dia a dia.

10. Cuide do corpo e da mente

O seu rendimento tamb√©m depende de um corpo e mente saud√°veis. E na lista dos grandes inimigos da sa√ļde est√£o, por exemplo, as junk foods e do sedentarismo.

Por isso, procure fazer v√°rias refei√ß√Ķes ao dia, manter uma alimenta√ß√£o balanceada e praticar exerc√≠cios com frequ√™ncia.

Além de tornar seu estudo mais produtivo, esses hábitos também ajudam a dar um chega pra lá no estresse e no nervosismo.

11. Leia bastante

Se você não tem o costume de ler, tente criar esse hábito. A leitura amplia o vocabulário, desenvolve o senso crítico e melhora a capacidade de interpretação de texto.

Quem carrega o gosto pelos livros para a vida está sempre se surpreendendo com o quanto dá para aprender por meio das mais histórias.

12. Cuidado para n√£o se cobrar demais

A cobrança em excesso costuma aumentar ainda mais a ansiedade dos estudantes nesse período de preparação para o Enem. Já está sentindo isso?

Para não exigir tanto de si mesmo, tenha em mente que você está dando o seu melhor. Isso vai ajudar você a se sentir mais seguro no dia da prova.

Pronto para arrasar?

Se você começar a estudar para o Enem com antecedência e colocar essas dicas em prática, não vai ser difícil conseguir uma nota alta.

Com disciplina e organização, você vai estar pronto para encarar a prova numa boa.

Quer ficar por dentro de outros conte√ļdos como este? Ent√£o fa√ßa seu cadastro a seguir na newsletter da Belas Artes e receba as principais novidade por e-mail! 

Postar coment√°rio