Ensino superior

5 benef√≠cios do ensino superior para a sua carreira ūüéď

O mercado de trabalho est√° cheio de desafios para os futuros profissionais, entre eles a alta competitividade. E fugir dela n√£o rola, mas d√° para sair na frente com um diploma de ensino superior.

Sendo assim, se voc√™ quer se diferenciar, pular a etapa da faculdade n√£o deve ser uma op√ß√£o. 

Entenda por que e fique por dentro dos principais benefícios que a graduação oferece para você!

ensino superior - cta1

O ensino superior faz tanta diferença assim para a carreira?

Mas n√£o tenha d√ļvidas! Para entender melhor o peso que um diploma de ensino superior tem no seu futuro, voc√™ precisa conhecer primeiro a realidade do pa√≠s quando se trata de educa√ß√£o.

Quem tem uma gradua√ß√£o no curr√≠culo j√° est√° bem √† frente da maioria, sabia? Isso porque, s√≥ para voc√™ ter uma ideia, mais da metade dos brasileiros de 25 a 64 anos n√£o conseguiram nem terminar o ensino m√©dio ‚Äď de acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educa√ß√£o.

Sabendo disso, já dá para perceber que a faculdade é um sonho que nem todo mundo consegue realizar. Ou seja, se você tem essa oportunidade, não a deixe escapar de jeito nenhum!

O diploma, além de trazer boas oportunidades de trabalho, também ajuda você a ganhar mais. E quem é que não quer ter um bom salário, né?

Ainda, uma pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostrou que os profissionais com ensino superior ganham até 152% a mais do que aqueles que fizeram apenas o ensino médio. A diferença é gigantesca!

Conheça 5 benefícios do ensino superior para a sua vida

Ah, mas será que não dá para se dar bem profissionalmente sem fazer uma faculdade? Esta pergunta se passa pela cabeça de muitos jovens.

Nada nesse mundo é impossível. Porém, saiba que o ensino superior é capaz de dar aquele grau no seu futuro. Veja como:

1. Trabalho na √°rea que gosta

Se você sabe o que curte e com o que gostaria de trabalhar, já é meio caminho andado. Nesse caso, nada melhor do que começar a entrar na área que você escolheu o quanto antes.

A faculdade faz uma diferença que você não tem ideia!

Mesmo durante o curso, √© poss√≠vel come√ßar a ganhar experi√™ncia por meio dos est√°gios. Fique sabendo que muitas empresas buscam estudantes nas melhores institui√ß√Ķes de ensino.

Mas, de qualquer forma, tanto no começo quanto mais para frente, o diploma aumenta as chances de conseguir bons trabalhos na área. Ele mostra que você é uma pessoa que se preocupa com qualificação.

√Č claro que a experi√™ncia tamb√©m conta bastante. Entretanto, a gradua√ß√£o sempre vai ser um fator que diferencia voc√™ dos demais candidatos a se darem bem em alguma das profiss√Ķes do futuro.

Ensino superior - carreira

2. Amadurecimento

Logo que voc√™ entrar na faculdade vai perceber que √© um mundo bem diferente do que voc√™ estava acostumado na escola. Isso vale n√£o s√≥ para as aulas, mas tamb√©m para as rela√ß√Ķes com os professores.

Sabe a zona de conforto? Então, é hora de sair dela de uma vez por todas!

As coisas funcionam de outra forma no ensino superior. √Č voc√™ quem tem que correr atr√°s dos materiais de estudo, se organizar para ficar em dia com todas as mat√©rias, entregar os trabalhos e por a√≠ vai.

Não precisa se desesperar, pois é só uma questão de adaptação. Você vai perceber o quanto pode crescer como pessoa durante esse processo de mudança para a faculdade.

Por isso, aproveite bem essa oportunidade. Vai ser desafiador? Vai. No entanto, você vai adquirir conhecimentos que vão valer para a sua carreira e para a vida toda.

3. Estabilidade financeira

Como foi falado no tópico anterior, quem tem um diploma de ensino superior costuma conseguir salários bem maiores em comparação aos demais. Isso por si só já é uma vantagem enorme! Afinal, a estabilidade financeira é essencial para planejar o futuro.

Quem consegue uma carreira est√°vel tem uma vida financeira mais tranquila. D√° para saber se vai dar para pagar os boletos, viajar nas f√©rias e comprar o que precisa, sem grandes preocupa√ß√Ķes.

Dificilmente voc√™ vai conseguir um emprego assim sem ter feito faculdade. Esse √© mais um motivo para refor√ßar ainda mais a import√Ęncia da gradua√ß√£o.

4. Rede de contatos

Fazer networking, ou seja, construir sua rede de contatos é essencial para todo mundo que quer se dar bem na carreira. Isso porque são os seus amigos, colegas e conhecidos que podem fazer toda a diferença na hora de conquistar bons empregos.

No mundo profissional, indicação é muito comum. Por isso, valorize as amizades que você fizer durante a faculdade, já que a maioria provavelmente vai trabalhar na mesma área que você.

Tente não encarar seus colegas como competidores, viu? Eles podem abrir portas para você no mercado e ajudar na hora de conseguir a vaga que você tanto quer.

Além disso, ter um bom relacionamento com os professores é tão importante quanto. Principalmente se você estiver estudando em uma instituição renomada, as chances de os professores serem referências na sua área são grandes. Lembre-se disso!

5. Vis√£o de mercado

Vamos supor que você tenha escolhido estudar arquitetura, por exemplo. Conhecer as principais teorias, dominar as técnicas de desenho e outros conhecimentos específicos não é suficiente para se destacar.

Os melhores escrit√≥rios n√£o contratam com base apenas nisso. √Č preciso tamb√©m ter uma boa no√ß√£o de mercado. E isso vale para todas as √°reas.

Você deve saber como o setor funciona, quais são as habilidades mais importantes e as experiências mais valorizadas na profissão. Isso você vai aprender com os seus professores de faculdade.

A gradua√ß√£o ainda ajuda voc√™ a ter uma vis√£o mais p√© no ch√£o da √°rea. N√£o adianta nada idealizar um mundo perfeito para acabar quebrando a cara depois, concorda? √Č preciso conhecer a realidade.

O futuro est√° logo ali

Viu como o ensino superior pode beneficiar a sua vida pessoal e profissional? Estude o assunto que gosta e aposte na área com a qual você se identifica. E partiu fazer a faculdade dos sonhos!

Quer receber as principais novidades do mercado de trabalho? Assine agora a newsletter da Belas Artes!

 ensino superior - cta2

Postar coment√°rio