Descubra o que é economia criativa e quais são as possibilidades que ela traz

economia criativa

Inovação, criatividade e rentabilidade. Essas são as principais características da economia criativa, setor que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, aproveite esse momento para entender o que é economia criativa e descobrir quais áreas fazem parte dela.

O post ainda conta mais sobre as vantagens de entrar para esse nicho e o que você precisa saber para dar os primeiros passos. Bora conferir?

teste: qual profissao tem a sua cara

Entenda o que é economia criativa

A economia criativa inclui uma série de profissões ligadas à inovação e, obviamente, à criatividade. 

Ao contrário das carreiras mais tradicionais, que valorizam habilidades mecânicas acima de tudo, essas atividades dependem principalmente da capacidade de ter novas ideias.

E tudo isso tem a ver com a tecnologia, sabia? 

Com o avanço dela, muitas funções começaram a ser substituídas pelas máquinas, softwares e outras ferramentas digitais.

Ao mesmo tempo, em que isso leva ao desaparecimento de algumas profissões, a demanda por trabalhos criativos só aumenta. Afinal, eles dependem de habilidades exclusivamente humanas para gerar valor econômico a partir de ações culturais e intelectuais.

Quais áreas estão ligadas à economia criativa?

Se você pensa em trabalhar nessa área, não deixe de conhecer alguns de seus principais nichos:

Artes Visuais

Quando o assunto é economia criativa, as Artes Visuais são as primeiras a serem lembradas. Afinal, a área abraça profissões que nasceram do potencial criativo das pessoas.

Quem faz uma faculdade de artes visuais pode trabalhar com pintura, desenho, escultura, instalações, curadoria em galerias e museus, crítica de arte, projetos culturais, entre outros.

Rádio e TV

Rádio e TV é uma área que costuma atrair os apaixonados por mídia, projetos audiovisuais e entretenimento. Será que você é um deles?

Saiba que, além de trabalhar em emissoras de rádio e televisão, os formados na área também podem atuar em produtoras independentes e até mesmo desenvolver os próprios projetos.

Design

O design é bem mais diverso do que muita gente imagina. O curso mais conhecido costuma ser o de Design Gráfico, que forma pessoas para trabalhar tanto com materiais impressos quanto com web design.

Tem ainda quem prefira trabalhar com Design de Interiores, usando os conhecimentos estéticos para transformar espaços em ambientes mais funcionais e confortáveis. Outros escolhem ser designers de produto e atuar na indústria e até mesmo designer de games, profissão que está em alta.

Fotografia

Se você é do tipo observador e sempre curtiu tirar fotos, trabalhar com Fotografia é uma possibilidade.

Apesar de algumas pessoas encararem a fotografia como um hobby, muitos profissionais constroem carreiras de sucesso na área. Com talento e uma boa qualificação, você pode ser um deles.

Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é outra área importante para a economia criativa. Isso porque qualquer marca precisa de um publicitário para se destacar em relação ao seus concorrentes.

Além de usar a criatividade para criar campanhas e ações publicitárias, esses profissionais também são responsáveis por fazer pesquisas de mercado, analisar a concorrência, criar planos de comunicação etc.

Artes Cênicas

As Artes Cênicas fazem os olhos de algumas pessoas brilharem. Embora a ideia de trabalhar com teatro e cinema pareça um sonho, ela pode ser concretizada.

E os trabalhos não estão limitados aos atores. Dá para atuar também como roteirista, diretor, preparador de elenco, apresentador, programador cultural.

Gastronomia

Cozinhar é assunto tão sério que pede uma boa formação. Quem sonha em trabalhar como chef de cozinha e ter seu próprio restaurante precisa fazer uma faculdade de Gastronomia.

Isso porque o curso fala sobre as bases da gastronomia, como fazer a gestão correta dos ambientes gastronômicos e os processos criativos, tão importantes para a inovação.

Música

Se você ama música, fique sabendo que você pode trabalhar no ramo e encontrar boas oportunidades na economia criativa.

Além de músicos, os profissionais da área podem atuar, por exemplo, como produtores musicais, operadores de rádio, sonoplastas e compositores.

Arquitetura e Urbanismo

Essa é outra que não podia ficar de fora da lista. Afinal, a Arquitetura e Urbanismo tem um papel importante na construção de um mundo inovador.

Além de criar novos modelos de casas e edifícios, os arquitetos e urbanistas são quem encontram novas soluções para os problemas dos grandes centros urbanos.

guia do enem

Por que trabalhar nessas áreas é uma boa ideia?

Se você acha que tem o perfil para ser um agente da economia criativa, vá em frente e aposte nisso!

As carreiras desse nicho estão entre as profissões do futuro, portanto, prometem ótimas possibilidades e oportunidades de emprego. 

Ainda, atuar na indústria criativa significa ter um esquema de trabalho mais flexível, o que é o sonho de muita gente.

E, por fim, o motivo mais importante de todos: gerar valor para a sociedade. Em vez de fazer as mesmas tarefas todos os dias, você sabe que um dos objetivos do seu trabalho é trazer algum benefício para o mundo em que vivemos.

Como se envolver com economia criativa?

Mesmo que você ainda não tenha total certeza sobre qual curso fazer e qual carreira seguir, você pode começar a dar os seus primeiros passos. Veja as dicas:

1. Acompanhe as tendências

Não deixe de ficar ligado nas principais novidades do mercado criativo, nas tecnologias do momento e nas tendências das áreas. Assim, você vai ter mais informação nas mãos na hora de escolher uma carreira.

2. Tenha um objetivo

Quando uma pessoa sabe onde quer chegar, fica mais fácil descobrir os melhores caminhos. Se o seu objetivo é trabalhar com teatro, por exemplo, começar a assistir mais peças e a orbitar esse universo é essencial.

3. Busque capacitação

Talento e criatividade são fatores importantes, mas não suficientes para ter sucesso na economia criativa. Por mais habilidoso que você seja, ter uma formação de valor no currículo faz uma grande diferença.

Partiu investir no seu futuro?

Não faça qualquer faculdade só para pegar o diploma. Para se dar bem na economia criativa, você deve escolher uma instituição de qualidade para fazer sua graduação.

Quer uma dica de onde estudar? Clique aqui e conheça os cursos oferecidos pela Belas Artes!

infografico: 5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: economia criativa

Postagens semelhantes