Designer de moda

Saiba tudo sobre a carreira do designer de moda ūüĎö

Se você anda pensando em se tornar um designer de moda, fique por dentro de todas as possibilidades que a profissão oferece.

Isso porque, além de fazer um curso de graduação que tem a ver com você, vale a pena começar desde agora a conhecer melhor as diferentes carreiras na moda.

Afinal de contas, trabalhar como estilista n√£o √© a √ļnica op√ß√£o, viu?

Continue lendo para saber mais sobre a profissão, os lugares para trabalhar e as diferentes áreas de atuação para quem se forma em Design de Moda.

Vamos l√°?

O que faz um designer de moda?

Como o mercado fashion √© bem amplo, o designer de moda encontra um mundo de possibilidades. Portanto, existem v√°rias op√ß√Ķes de trabalho.

A mais conhecida de todas √© a profiss√£o de estilista, respons√°vel por desenvolver cole√ß√Ķes e desenhar roupas e acess√≥rios para as marcas. 

Os estilistas também podem trabalhar com estamparia e outros segmentos da cadeia têxtil.

Por conhecer todo o ciclo produtivo, acompanhar as tendências e estar em contato com as artes, o designer de moda consegue fazer carreira em outras áreas.

√Č poss√≠vel trabalhar com figurino em espet√°culos diversos, coordenar ensaios fotogr√°ficos para cat√°logos, oferecer dicas de estilo e at√© ficar a frente de neg√≥cios ligados √† moda.

Onde esses profissionais trabalham?

Os designers de moda encontram trabalho em ateli√™s de alta costura, em grandes marcas de vestu√°rio e na ind√ļstria t√™xtil, incluindo os setores de compras dessas empresas.

Quem se interessa bastante pelas tendências do mercado costuma achar oportunidades em consultorias, serviços de pesquisa, revistas e sites de moda.

Caso escolha trabalhar com figurino ou diretamente com as artes, por exemplo, √© poss√≠vel atuar no teatro, na m√ļsica, na televis√£o e em espa√ßos culturais.

Há também aquelas pessoas que sempre sonharam em ter um negócio. Como empreendedores, podem abrir uma marca com o próprio estilo.

Conheça 7 possibilidades de atuação como designer de moda

Pronto para se aprofundar ainda mais no assunto? Veja a seguir mais detalhes sobre as principais áreas de atuação dos designers de moda:

1. Estilismo ou design

Podendo trabalhar em diferentes perfis de marca, o estilista ou designer de moda √© o grande respons√°vel por criar cole√ß√Ķes com base nas maiores tend√™ncias de moda do momento. 

Além de idealizar, ele precisa desenhar todas as peças.

Mas, saber desenhar não é o suficiente. Os estilistas devem conhecer bem os diferentes tecidos, costuras, cortes, estampas e técnicas de confecção para conseguir criar peças diferentes.

Eles também precisam acompanhar os maiores eventos de moda do mundo para ficar por dentro do que as marcas mais famosas andam fazendo.

2. Produção de moda

Para quem curte um dia a dia bem agitado, produção de moda pode ser uma boa escolha.

O produtor √© quem est√° por tr√°s da campanha de uma nova cole√ß√£o, coordenando as a√ß√Ķes de divulga√ß√£o. 

√Č um jeito diferente de aplicar os conhecimentos de moda e trabalhar diretamente com as grandes marcas.

A organização dos eventos da campanha faz parte das responsabilidades do produtor. Ele escolhe os looks, as modelos, a maquiagem, entre outros detalhes.

Quando rolam desfiles, o produtor de moda é quem cuida da logística e dos bastidores para garantir que tudo saia como o planejado.

Eles também podem trabalhar em veículos de comunicação, elaborando editoriais de moda.

Designer de moda - modelagem

3. Modelagem

Antes de mandar as ideias do estilista para a linha de produção, os desenhos vão parar nas mãos do modelista.

Como o nome dá a entender, a modelagem é a área que faz os moldes tanto de roupas quanto de calçados e acessórios com base nos projetos dos estilistas.

A ideia é produzir uma primeira peça perfeita e fazer os ajustes necessários antes de mandar para a produção. Afinal, um pequeno erro de modelagem pode trazer prejuízos enormes para as marcas.

4. Cool hunting

Os profissionais que ficam envolvidos o dia inteiro com outras atividades nem sempre conseguem acompanhar de perto das tendências da moda. Por isso, existe a profissão de cool hunting.

Literalmente com o propósito de caçar tendências, o cool hunting precisa prestar atenção no que as pessoas andam vestindo.

√Č a partir de tend√™ncias que as cole√ß√Ķes de moda s√£o criadas. 

Por isso, quem atua no ramo deve estar atento ao que rola no mundo. Tudo o que acontece na sociedade acaba refletindo na moda.

Diante de um mercado em que tudo muda cada vez mais r√°pido, as marcas precisam contar com o trabalho desses profissionais.

5. Personal stylist

Escolher as roupas mais adequadas para o tipo de corpo e ocasi√£o, fazer as melhores combina√ß√Ķes e expressar a pr√≥pria personalidade por meio do visual pode ser um desafio para algumas pessoas.

Foi principalmente para ajudar famosos, personalidades p√ļblicas e aqueles que precisam aparecer em frente √†s c√Ęmeras que a profiss√£o de personal stylist surgiu.

Além disso, esse profissional é cada vez mais procurado por pessoas comuns que precisam de uma força para escolher o que vestir e dar um up na autoestima.

6. Fotografia

Tem gente que se especializa na √°rea de fotografia de moda.

Ou seja, trabalha diretamente com a produ√ß√£o de ensaios para cat√°logos, revistas, an√ļncios, exposi√ß√Ķes, etc.

Enquanto o fotógrafo usa seus conhecimentos para tirar fotos de qualidade, o profissional da moda dá os toques necessários para conseguir o resultado que a marca espera.

7. Gestão de negócios

Outra opção para quem se forma em design de moda é trabalhar com gestão de negócio. Isso significa assumir a liderança do marketing, distribuição, produção ou outro setor.

Afinal, é preciso conhecer de verdade como funciona toda a cadeia da moda para desenvolver as melhores estratégias de marca.

Os profissionais que têm o perfil ou gostam da ideia de trabalhar com gestão são quem costumam empreender no ramo.

Deu match com alguma dessas √°reas?

√Č superimportante que voc√™ conhe√ßa todas as possibilidades oferecidas ao designer de moda pelo mercado para saber qual delas tem a sua cara. 

Isso porque trabalhar com o que gosta é uma das coisas mais importantes na vida profissional de todo mundo.

Por isso, n√£o deixe de continuar se informando sobre a profiss√£o. E, claro, aposte em um bom curso de ensino superior para bombar na carreira de designer de moda.

Quer saber como acompanhar as novidades do mercado e conferir dicas √ļteis sobre vida profissional? √Č s√≥ seguir o perfil da Belas Artes no Instagram e curtir a p√°gina de Facebook!

Postar coment√°rio