Por que um curso superior vai ser importante para você hoje

curso superior

Ninguém está aqui para dizer que escolher um curso superior é uma tarefa fácil, pois está muito longe de ser. O que existem são diversas profissões legais, além de diferentes áreas de atuação e tipos de cursos para jovens e adultos. 

Apesar de ser uma escolha difícil, ela precisa ser tomada uma hora ou outra. E, quanto antes você decidir, antes poderá começar a preparação para a prova do vestibular e o que vem na sequência.

A ansiedade e o medo na hora de escolher entre os melhores cursos superiores pode fazer com que você não saia do lugar. Mas saiba que, quanto antes você começar uma graduação, antes colherá os benefícios em sua vida. Ficou curioso(a)? Então venha com a gente e descubra porque o curso superior vai fazer a diferença na sua carreira!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Adiar a faculdade é a melhor escolha para mim neste momento?

Depois de terminar o ensino médio, muitos jovens preferem não começar um curso superior logo em seguida. Os motivos são muitos: tirar um ano sabático, viajar, ter um tempo adequado para pensar, entre outros. Cada um tem os seus próprios motivos e a ideia aqui não é ditar regras e julgar.

No entanto, caso decida adiar a faculdade, é importante que você tenha clareza sobre as consequências. A questão financeira, por exemplo, costuma pesar. De duas uma: ou seus pais continuam a bancar suas contas ou você arranja um emprego. O problema é que sem uma graduação fica bem difícil escolher onde trabalhar e, sobretudo, ter um salário bacana.

Ao adiar a escolha do curso superior você também estará postergando as experiências que a faculdade pode proporcionar e o sonho de ter uma carreira profissional de sucesso. Então, coloque tudo isso na balança antes de apenas decidir não prestar nenhuma prova de vestibular este ano.  

O que é fazer um curso superior? Entenda o significado desta expressão

Muitos estudantes recém saídos do ensino médio têm muita vontade de começar o curso superior, mas não sabem exatamente o que isso significa. Calma! Ao longo deste artigo você vai ficar sabendo T-U-D-I-N-H-O sobre o assunto.

Quando alguém faz um curso superior, isso significa que esta pessoa estudou bastante uma determinada área e obteve um grande conhecimento sobre o assunto. Assim, com o diploma em mãos, está apta a entrar no mercado de trabalho.

O ensino superior é dividido em três tipos de cursos diferentes:

  • Tecnólogo
  • Bacharel
  • Licenciatura 

Você sabe qual a diferença entre curso superior e faculdade?

Curso superior é o nome dado à formação em que você se matriculou. Administração, Contabilidade, Jornalismo e Medicina Veterinária são exemplos de cursos superiores.

Já a faculdade é a instituição de ensino onde você cursa o ensino superior. Caso cumpra alguns requisitos específicos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade pode se tornar um centro universitário ou até uma universidade.

Os estudantes querem saber: 8 principais dúvidas sobre curso superior

Durante o último ano do ensino médio, os estudantes conversam entre si sobre ideias de cursos superiores, melhores cursos de faculdade para o futuro, empregabilidade e muitas outras questões relacionadas. Algumas perguntas surgem quase diariamente nas rodas de bate-papo:

  • Quais são os cursos que mais empregam?
  • Quais os melhores cursos de faculdade?
  • Quais os cursos mais procurados no mercado de trabalho? 

Sendo assim, selecionamos 8 das principais dúvidas dos jovens e adultos que estão pensando em ingressar no ensino superior. Fique de olho que a pergunta que está tirando o seu sono pode ser respondida aqui.

1. Quanto tempo dura o ensino superior? Extensão varia entre 2 e 6 anos

Os cursos de ensino superior têm durações diferentes. Os tecnólogos são cursados em 2 ou 3 anos, enquanto as licenciaturas demoram até 4 anos. Já os de bacharelado têm duração mais longa, entre 4 e 6 anos.

2. Qual é o melhor curso superior? Entenda qual você deve escolher

Você já deve ter se perguntado quais os melhores cursos para o mercado de trabalho, não é mesmo? Pois saiba que a resposta para esta pergunta é bastante simples: todos os cursos são procurados pelos recrutadores, uns mais, outros menos. O importante é você escolher uma área que gosta e se esforçar bastante.

3. Quais os cursos que dão mais emprego? Confira 10 principais

O profissional especializado com curso superior consegue empregos melhores e mais rapidamente. Entre as 10 áreas que mais dão emprego no Brasil, de acordo com o site Mundo Vestibular, estão:

  1. Medicina
  2. Engenharia de Computação
  3. Ciência da Computação
  4. Farmácia
  5. Odontologia
  6. Fisioterapia
  7. Arquitetura e Urbanismo
  8. Psicologia
  9. Publicidade e Propaganda
  10. Contabilidade 

Se você está em dúvida entre alguma destas melhores faculdades para fazer e outros cursos, uma boa ideia é optar por aquele com maior índice de empregabilidade no país.

passo a passo para se tornar um artista completo

4. Quais profissões legais recebem boas remunerações no mercado hoje em dia?

Muitos jovens relacionam cargos mais burocráticos com os melhores salários, como bancários e executivos de multinacionais. Eles não estão errados! Entretanto, é preciso entender que existem profissões mais descoladas que também pagam boas remunerações.

Entre as profissões bacanas e mais bem remuneradas do Brasil estão médicos, engenheiros de petróleo, assessores jurídicos, analistas de marketing e titulares de cartórios (este último é um cargo público).

5. Qual é o curso superior mais rápido para se matricular?

O curso superior mais rápido é o tecnólogo. A formação é mais específica e o tempo de estudo é reduzido, ficando entre 2 e 3 anos, dependendo da área de atuação e da instituição de ensino.

6. Quais são as faculdades de 2 anos e por que são chamadas assim?

Os cursos tecnólogos são conhecidos popularmente como faculdades de dois anos. Isso se deve ao fato de que a sua conclusão ocorre geralmente neste período de tempo.

7. Quais as diferenças entre faculdade semipresencial, presencial e à distância?

A faculdade presencial, como o próprio nome já diz, é quando as aulas ocorrem presencialmente nas salas da instituição. Até alguns anos atrás, essa era a única modalidade de ensino superior no Brasil.

Com o passar dos anos foram instituídas a faculdade semipresencial, uma mistura de encontros presenciais e virtuais, e a EAD (Ensino a Distância) que é quando as aulas ocorrem integralmente por meio do computador.

8. Qual o melhor curso depois do ensino médio? Conheça 3 opções

O curso superior é a melhor opção para fazer depois do ensino médio. Dependendo da área que você gosta, pode optar por um tecnólogo, uma licenciatura ou um bacharelado.

Qual a vantagem de ter um curso superior? 7 benefícios de entrar na “facul” o quanto antes

Que tal fazer uma listinha com os prós e contras de adiar a entrada no ensino superior? Assim você conseguirá visualizar qual tem mais peso para você. Para te ajudar, separamos alguns dos maiores benefícios de partir logo para o mundo universitário. Confira!

1. Dar os primeiros passos na carreira profissional muito mais cedo

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens de entrar para a faculdade assim que terminar o ensino médio. Afinal, quanto antes você começar, mais cedo você conseguirá dar os primeiros passos na carreira.

Além disso, esta é uma forma de evitar aquela frustração de ver os amigos formados e trabalhando enquanto você ainda está fazendo o curso superior. Sem contar outro detalhe importante: os anos de faculdade costumam ser os melhores na vida de muita gente. 

Então, por que adiar essa experiência e a oportunidade de ser o profissional que você sonha? A hora é agora!

2. Ter a oportunidade de trabalhar com o que você gosta

Todos os cursos de faculdade abrem um leque enorme de opções de atuação profissional. E nada melhor do que a prática para você descobrir o que realmente curte fazer, não concorda? Por isso, quem começa a faculdade cedo tem a chance de ter mais experiências até se encontrar de verdade. 

Durante o curso semipresencial, presencial ou à distância, muitos estudantes aproveitam para fazer estágio. Esta é uma das melhores maneiras de aprender, fazer contatos e mostrar seu valor.

Com as horas de estágio na bagagem, na hora de procurar o primeiro emprego você já saberá quais são as suas melhores habilidades e em que área quer mesmo trabalhar.

3. Conquistar a tão sonhada estabilidade financeira e não depender mais dos pais

Quem é que não busca uma vida financeiramente estável, não é mesmo? Se você faz parte desse time, fique sabendo que esta é mais uma grande vantagem de começar o curso superior mais rápido.

Os profissionais formados conseguem não só melhores oportunidades de trabalho, como salários mais atrativos. Você sabe, e a gente também, que dinheiro não é tudo. Mas ter uma remuneração baixa torna difícil o sonho de conquistar a liberdade financeira.

Com o diploma de curso superior em mãos, sair da casa dos pais, fazer todas as viagens que você tanto quer e pagar as próprias contas são ações cada vez mais próximas da realidade.

4. Viajar e voltar com a bagagem repleta de experiências adquiridas no exterior

A ideia de começar a faculdade depois para poder viver em outros países passou pela sua cabeça? Pois então, saiba que não é preciso adiar a entrada no curso superior para ter essa vivência.

Aliás, a faculdade pode ser sua grande aliada em viagens para o exterior. Muitos universitários conseguem oportunidades fantásticas de intercâmbio e até mesmo de estágio no exterior. 

Então, ao mesmo tempo em que você vai ter a experiência que sempre sonhou, você também investe na sua formação. Com um intercâmbio no currículo, a valorização profissional é ainda maior.

5. Fazer novas amizades e conhecer muitos parceiros da futura profissão 

A faculdade é um lugar onde você vai fazer amigos para a vida inteira. Afinal, a maioria dos estudantes acabou de sair do ensino médio e está ávido para conhecer pessoas novas. Neste cenário, ter uma idade próxima vai ajudar você a interagir com os colegas. 

Além disso, mais do que amigos, as pessoas que você vai conhecer na faculdade provavelmente serão parceiros de profissão. Ou seja, são contatos importantes na hora de buscar oportunidades de trabalho.

6. Ter tempo suficiente para mudar de rumo se assim desejar

Escolher um curso superior não significa que você nunca mais vai poder mudar de ideia em relação à carreira. Muito pelo contrário: muitas pessoas acabam trocando de área ainda durante a faculdade, algumas depois de formadas e outras após anos de atuação.

No entanto, todo mundo deseja se encontrar o quanto antes, não é mesmo? Portanto, quanto antes você iniciar o curso superior, mais cedo conhecerá as suas habilidades e competências para entender se está ou não na área certa.

7. Amadurecer e descobrir novas habilidades, incluindo o trabalho em grupo

Por mais maduro que você seja, algumas coisas você só vai viver mesmo na faculdade. Este é o período em que você passa a descobrir suas habilidades de trabalhar em grupo, de negociar, de controlar o próprio tempo, de ter autonomia, entre tantas outras experiências.

Além disso, você sai do mundo da escola para conhecer pessoas diferentes e vindas de vários outros lugares. Com isso, a troca é bastante rica e a sua bagagem pessoal só tende a aumentar.

Escolha o curso superior e abra as portas para o seu futuro

E aí, vai deixar o curso superior para depois ou já está animado para começar a graduação? Antes de fazer a matrícula, vale a pena saber mais sobre a vida universitária e acompanhar as principais novidades do mercado de trabalho.

Para ajudar você na escolha do curso superior, a Belas Artes preparou um material exclusivo com 5 fatores para você considerar ao escolher uma faculdade. Preencha o formulário e baixe gratuitamente!

guia do profissional de comunicacao do futuro

Você pode gostar também
Tags: curso superior, por que fazer curso superior, por que fazer faculdade, por que fazer um curso superior

Postagens semelhantes