Como estudar

5 dicas de como estudar bem e ser produtivo 📚

Não sabe como estudar para mandar bem nas provas? Precisa de uma força para aumentar sua produtividade no dia a dia e aprender mais?

Tente nĂŁo encarar os estudos apenas como uma obrigação e tenha seus objetivos em mente. Se estiver se preparando para o vestibular, por exemplo, nĂŁo esqueça que todo o esforço vai valer a pena quando vocĂȘ entrar na faculdade.

Aqui vai um spoiler: algumas atitudes simples podem ajudar vocĂȘ a absorver os conteĂșdos com mais facilidade e dar aquele gĂĄs na produtividade. 

Continue lendo para descobrir!

Veja como estudar bem e render mais

AlĂ©m de se preocupar com os mĂ©todos usados durante os estudos, Ă© fundamental que vocĂȘ tome outros tipos de cuidados. Do contrĂĄrio, a sua produtividade pode ficar comprometida.

Confira a seguir as melhores dicas:

1. Escolha o ambiente ideal

Na hora de escolher onde estudar, dĂȘ preferĂȘncia a ambientes bem iluminados, organizados, limpos, silenciosos e com o mĂ­nimo de distraçÔes possĂ­veis. 

Isso porque o barulho e a bagunça, por exemplo, podem prejudicar bastante o seu aprendizado.

Portanto, esse deve ser o primeiro passo. VocĂȘ vai perceber o quanto um ambiente adequado pode aumentar o seu nĂ­vel de concentração.

2. NĂŁo troque a noite pelo dia

Ainda que vocĂȘ queira dar seu sangue pelos estudos, nĂŁo adianta nada se forçar a ficar com a cara nos livros atĂ© altas horas da noite. Estudar por perĂ­odos muitos longos sĂł prejudica a sua capacidade de assimilar as informaçÔes.

Sendo assim, nĂŁo se esqueça de fazer intervalos para descansar o corpo e a mente. 

E, claro, jamais troque uma boa noite de sono para terminar de ler um texto ou concluir um exercĂ­cio.

O melhor a se fazer é dormir as horas que precisa para acordar bem no dia seguinte. Com isso, o seu cérebro estarå, de fato, pronto para absorver mais conhecimento!

3. Crie uma rotina de estudo

Sem um planejamento e horĂĄrios definidos para estudar, o seu rendimento provavelmente vai ser menor. 

Ou seja, tente criar uma rotina de estudos o quanto antes.

Quando vocĂȘ se organiza, os benefĂ­cios sĂŁo vĂĄrios. Isso porque a rotina ajuda vocĂȘ a distribuir ao longo da semana e do mĂȘs toda a matĂ©ria que vocĂȘ precisa estudar. Assim, nĂŁo corre o risco de deixar um assunto importante de lado.

AlĂ©m disso, sua concentração tende a melhorar, pois vocĂȘ sabe que aquele momento precisa de atenção total. E, ao mesmo tempo, dĂĄ para organizar melhor as outras tarefas do seu dia.

4. Fuja das distraçÔes

Para quem perde o foco com facilidade, tudo Ă© motivo de distração. 

As redes sociais, as notificaçÔes do celular, outras pessoas conversando, o barulho da rua e até mesmo de uma torneira mal fechada atrapalha.

Por isso, tente se livrar de todas elas. Mais do que escolher o ambiente adequado, colocar o smartphone de canto ou atĂ© usar um tampĂŁo de ouvido pode ajudar vocĂȘ a se manter concentrado.

5. Reconheça a sua evolução

O rendimento nos estudos tambĂ©m tem a ver com motivação. Quando vocĂȘ estĂĄ desmotivado, a energia diminui e a vontade de aprender parece querer sair correndo, nĂŁo Ă© mesmo?

Para evitar que isso aconteça, nĂŁo deixe de reconhecer o seu progresso nos estudos. 

Uma sugestão é fazer uma anålise da sua evolução a cada semana.

Veja quais foram os conteĂșdos que vocĂȘ estudou e conseguiu aprender mesmo tendo dificuldade. Fazer pequenos testes tambĂ©m Ă© uma boa ideia para que vocĂȘ reconheça o quanto progrediu.

Como estudar - aplicativos

Conheça alguns aplicativos que podem ajudar vocĂȘ nos estudos

Se vocĂȘ quer aumentar a sua produtividade, nĂŁo deixe de usar a tecnologia ao seu favor. 

Vårios aplicativos ajudam as pessoas a se sair bem nos estudos. Confira algumas sugestÔes:

Trello

O Trello Ă© um dos apps mais conhecidos quando o assunto Ă© organização de tarefas. Isso porque ele Ă© fĂĄcil de usar e oferece uma sĂ©rie de funcionalidades Ășteis para os usuĂĄrios.

Com ele, vocĂȘ consegue, por exemplo, colocar os assuntos que precisa estudar em quadros, separar as tarefas pendentes e concluĂ­das e colocar prazos para conclusĂŁo. 

O aplicativo pode ser usado tanto no computador quanto no smartphone.

Evernote

Bastante usado por estudantes do mundo inteiro, o Evernote funciona como um caderno virtual. Graças aos recursos do aplicativo, vocĂȘ pode organizar seus materiais de estudo, fazer anotaçÔes, inserir arquivos e ĂĄudios.

Justamente por oferecer a possibilidade de reunir um volume grande de material, Ă© Ăłtimo para aumentar a produtividade. 

AlĂ©m disso, dĂĄ para usar o app tambĂ©m para criar listas de tarefas, notas e compartilhar conteĂșdos de estudo com os colegas.

Flat Tomato

Dificuldades para se concentrar? Esse Ă© um problema que a maioria dos estudantes enfrenta diariamente. 

Com o Flat Tomato, vocĂȘ tem a ajuda que precisa para manter o foco em uma atividade.

A cada 25 minutos de dedicação a uma Ășnica tarefa, o app coloca intervalos de 5 minutos para descanso. É baseado na TĂ©cnica Pomodoro de gestĂŁo de tempo, que divide o trabalho em blocos para estimular o foco e aumentar a agilidade do cĂ©rebro.

AppDetox

O AppDetox oferece um detox digital para quem acaba perdendo muito tempo com as redes sociais ou respondendo mensagens no WhatsApp enquanto deveria estar estudando. 

Se isso acontece com vocĂȘ, vale a pena contar com a ajuda dele.

Ele consegue mapear os aplicativos que vocĂȘ usa no celular e mostra o tempo gasto com cada um deles. 

A partir disso, vocĂȘ mesmo estipula o tempo mĂĄximo para usar esses apps. Se o tempo for ultrapassado, o AppDetox manda avisos de alerta.

EasilyDo

O EasilyDo Ă© muito mais do que um aplicativo para ajudar nos estudos. Ele funciona como um assistente virtual que organiza todas as suas tarefas, compromissos, eventos, viagens, etc.

Isso Ă© possĂ­vel porque ele coleta dados a partir da sua conta de e-mail, calendĂĄrio e dados das redes sociais. 

Assim, vocĂȘ nĂŁo precisa perder tempo organizando o que precisa fazer, jĂĄ que ele mesmo faz isso por vocĂȘ.

Coloque as dicas em prĂĄtica

Ficou mais fåcil saber como estudar daqui para frente? Então é hora de começar a usar as dicas ao seu favor.

Tenha em mente que vocĂȘ estĂĄ correndo atrĂĄs de um objetivo maior e que a sua recompensa vai chegar!

Quer acompanhar as principais novidades da vida de estudante? EntĂŁo comece agora mesmo a seguir a Belas Artes no Instagram e no Facebook!

Postar comentĂĄrio