artista

6 dicas para quem quer ser artista ūüé® ūüé≠

Quem disse que a arte tem que ser só um hobby na sua vida? Se ser artista sempre foi o seu sonho, não deixe ninguém fazer você desanimar!

Sem arte, a vida seria bem sem graça, concorda? Imagine viver sem pinturas, filmes, livros recheados de histórias ou fotos de outros tempos e lugares.

E sem profissionais dedicados a essas produ√ß√Ķes, nada disso pode existir.

Descubra abaixo o que fazem os artistas e como ter sucesso no ramo!  

O que um artista faz?

As artes podem ser bastante diversas, pois incluem desenho, pintura, escultura, dan√ßa, m√ļsica, fotografia e v√°rias outras linguagens. 

Sendo assim, o que o artista faz vai depender da √°rea escolhida por ele.

Voc√™ deve curtir o trabalho de diversos artistas e sabe que cada obra √© √ļnica. Os elementos usados n√£o s√£o os mesmos e cada artista toca a gente de um jeito diferente.

Mas eles têm algo em comum: o uso de habilidades e técnicas para questionar, fazer pensar, inspirar ou chamar a atenção para a beleza que existe por todos os lados.

Um ator, por exemplo, pode fazer as pessoas refletirem por meio de um personagem. Já um artista plástico pode chamar a atenção para a questão ambiental por meio de uma escultura feita de materiais reciclados.

Onde o artista trabalha?

Como tudo nas artes, aqui não existe uma regra. O espaço em que o artista trabalha vai depender da área em que ele atua.

Quem atua com artes pl√°sticas e visuais costuma ter um ateli√™ pr√≥prio ou dividir com outros artistas ‚ÄĒ ou seja, o empreendedorismo est√° na veia desses profissionais. Depois, as pe√ßas produzidas podem ser expostas em galerias e museus.

No caso da dança e das artes cênicas, o artista pode trabalhar para uma companhia da dança, grupo de teatro ou até rodar o mundo participando de espetáculos, em diferentes lugares.

6 dicas para ser um artista de sucesso

Quer fazer sua carreira de artista bombar? Ent√£o n√£o deixe de conferir as dicas abaixo:

1. Aprimore os seus talentos

Alguns talentos já nascem com o artista. Tem gente que pinta, desenha, atua ou canta desde criança, ser tem feito aula nenhuma para isso.

Mas existem ainda as habilidades que vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo. Você não precisa nascer sabendo fazer algo para dominar uma técnica.

Quem é bom em se expressar por meio do corpo, por exemplo, é capaz de aprender qualquer tipo de dança. O mesmo vale para outras habilidades artísticas.

Portanto, n√£o importa se o talento nasceu com voc√™ ou n√£o. 

O que você jamais deve fazer é parar de praticar. Use e abuse dos seus talentos artísticos para que eles fiquem cada vez melhores.

√Č importante que voc√™ nunca deixe de estudar e de aprender coisas novas. At√© mesmo os mais talentosos devem investir em uma boa forma√ß√£o para se tornar cada vez melhores.

2. Planeje a sua carreira

Se você quer construir uma carreira nas artes, comece a pensar na sua carreira desde agora.

Onde você se vê? Quais são os seus objetivos? Em que tipos de espaço você gostaria de mostrar o seu trabalho?

Essas perguntas servem como um guia para voc√™ se planejar. 

Para alguns pode até parecer besteira, mas como em qualquer área, um artista também precisa lidar com as dificuldades do mercado e com a concorrência.

Sendo assim, é melhor não ser pego de surpresa. Acredite no potencial da sua arte e corra atrás dos seus sonhos!

3. Pense sobre o seu p√ļblico-alvo

√Č claro que voc√™ n√£o √© obrigado a definir um √ļnico p√ļblico para o seu trabalho. Por√©m, vale a pena pensar sobre a possibilidade de conquistar um perfil de pessoas.

Isso porque ter um p√ļblico fiel ajuda voc√™ a ter uma carreira mais s√≥lida. E todo artista sonha em ter quem acompanha o trabalho dele desde sempre, n√£o √© mesmo?

Artista - p√ļblico

4. Fique ligado no mercado

A maioria dos artistas quer mesmo √© focar na pr√≥pria arte, ter tempo para se dedicar aos trabalhos que curte fazer. 

No entanto, ficar ligado no que anda rolando no mercado também é algo importante.

Além de trazer mais conhecimento sobre as artes, você consegue ter ideia sobre o seu potencial em relação aos outros artistas e onde o seu trabalho encontraria um espaço legal.

Você pode até mesmo conhecer os locais que oferecem mais possibilidades de projeção. Aqui, os contatos são bastante valiosos.

5. Aprenda a administrar sua carreira

Cuidar da parte mais burocr√°tica √© uma tarefa necess√°ria. 

Uma hora ou outra você vai ter que lidar com contratos, emissão de notas fiscais e quem sabe contratar pessoas para ajudar em algumas tarefas.

Depois de já ter dado alguns passos na carreira, você pode ter alguém responsável pela administração. De qualquer forma, é importante que você entenda como as coisas funcionam.

6. N√£o se compare com os outros

Diferentemente de outras áreas, nas artes não tem essa de se desenvolver para conquistar cargos cada vez mais altos. Cada artista trilha o seu próprio caminho. E até mesmo a ideia de sucesso muda de pessoa para pessoa.

Sendo assim, não cometa o erro de ficar se comparando a outros artistas, pois isso não leva a lugar nenhum. Pelo contrário, só vai fazer você se sentir frustrado.

Aquele artista que ficou famoso muito jovem não pode ser a regra, mas deve ser uma inspiração para você.

Dê sempre o seu melhor

Uma coisa você pode ter certeza: nenhum artista agrada todo mundo. Portanto, não crie falsas expectativas de sucesso.

O que mais importa na carreira artística é sempre dar o melhor de você!

Acredite no que voc√™ faz e coloque a sua cara nos trabalhos que produzir, seja uma dan√ßa, fotografia, desenho, quadro, m√ļsica.

Confiar no seu talento, buscar referências e praticar sempre são três passos muito importantes para você se desenvolver.

Já pensou em estudar o que você gosta? Assine agora a newsletter da Belas Artes e receba as principais novidades sobre a vida na faculdade e o mercado de trabalho!

Postar coment√°rio