Saiba como é a carreira em Artes Visuais

Artes Visuais

Quem curte Artes Visuais tem um mundo para explorar pela frente. É possível transitar entre diferentes espaços e aproveitar todas as possibilidades que as Artes oferecem.

Se a ideia é construir uma carreira na área, é importante que você conheça mais a fundo o que fazem os profissionais e com o que eles podem trabalhar.

E o melhor de tudo é que você confere essas informações neste post!

O que são Artes Visuais?

Em linhas gerais, as Artes Visuais abrangem um agrupamento de manifestações artísticas ligadas ao belo e a estética. Entre elas estão a pintura, desenho, escultura, artesanato, fotografia, arquitetura, cinema e design, por exemplo.

A partir desse ponto, é possível perceber que esse conceito está diretamente ligado ao ato de ver, da apreciação que ocorre utilizando a visão. Essa é uma das principais formas pelas quais o ser humano percebe o ambiente.

Nesse contexto, diante de todas as possibilidades de expressão visual abarcadas por ela, o surgimento da faculdade de Artes Visuais é uma consequência natural.

Com essa formação o aluno se torna capaz de criar, avaliar e participar ativamente do mercado cultural e artístico.

Quais os tipos de Artes Visuais?

Antes de falar sobre Artes Visuais e suas profissões, é importante entender que elas são extraídas de um conceito de Arte que se modificou bastante ao longo dos anos.

As pinturas rupestres nas paredes são as primeiras formas de linguagem visual conhecidas. Mas, a partir daí, as técnicas, temáticas, conceitos e materiais para Artes Visuais se modificaram e ampliaram de forma progressiva.

Hoje, com a inovação tecnológica e o uso de computadores, inúmeros outros tipos de expressão artística visual são produzidas diariamente.

Ao se perguntar sobre Arte, por exemplo, e o que são artes gráficas, é fácil pensar exclusivamente naquelas criadas e aprimoradas por meio de computadores e softwares. Embora isso não seja exatamente verdade.

O fato é que as artes modernas ampliaram ainda mais o conceito de Arte, de modo que é possível encontrar diversos tipos de Artes Visuais. Confira alguns deles a seguir:

  • criação de história em quadrinhos;
  • realização de performances;
  • instalações artísticas;
  • design de produtos;
  • artes decorativas;
  • design de moda;
  •  arte multimídia;
  • design gráfico;
  • arte corporal;
  • arte urbana;
  • arte de rua;
  • Animações;
  • vídeo-arte;
  • colagens.

Onde se trabalha com Artes Visuais?

Quem deseja apostar na profissão em Artes Visuais precisa fazer um curso superior para ganhar o título de bacharel. Essa é uma formação mais abrangente, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

Portanto, é diferente da licenciatura, que é voltada para quem pretende trabalhar com educação, dando aulas em escolas públicas e privadas.

Tem gente que faz graduação para aperfeiçoar seus talentos e adquirir conhecimento, técnicas e repertórios. Assim, é possível produzir obras como quadros, esculturas e instalações cada vez mais sofisticadas.

Mas essa não é a única opção, pois o mercado oferece outras possibilidades – veja a seguir quais são as profissões de Artes Visuais mais conhecidas:

Circuito cultural

Se você é do tipo que curte frequentar espaços culturais e se importa com o papel da arte na sociedade, oportunidades não vão faltar. Principalmente para quem vive nas grandes cidades, há uma infinidade de opções de trabalho. Afinal, a expressão cultural é um dos principais elementos das Artes Visuais.

Dá para atuar no circuito cultural fazendo pesquisas, curadoria, produzindo e organizando exposições, mostras de arte e outros eventos.

Ao longo da carreira, quando o profissional adquire mais repertório, também é possível trabalhar como crítico de arte.

Há bastante espaço para quem gosta de outras linguagens, como a fotografia e o audiovisual, por exemplo.

Economia criativa

O profissional das Artes Visuais também é fundamental para a economia criativa. Já ouviu falar sobre isso?

A economia criativa é formada pelos negócios baseados na criatividade e que geram valor econômico. Ou seja, produtos ou serviços que usam como matéria-prima o capital cultural e intelectual.

Pensando que esse é, portanto, um mercado movido por ideias, ninguém melhor do que os profissionais das artes para fazer o negócio andar.

Educação

Os elementos da Arte Visual são trabalhados desde cedo nas escolas. Isso acontece porque são importantes ferramentas de aprendizagem ao estimular a criatividade, despertar a sensibilidade para a estética e trazer à tona reflexões importantes com o uso da linguagem visual.

É importante destacar ainda, que o estudo da Arte nas escolas evoluiu bastante nas últimas décadas.

Enquanto no passado a disciplina era voltada para o estudo de conceitos, história e produção de desenhos e pinturas, hoje o conceito se ampliou. Agora, é possível abarcar outras formas de expressão como a dança, teatro, cinema e fotografia, por exemplo.

Quem faz Artes Visuais trabalha com o quê?

Isso vai depender de qual ramo das Artes Visuais o profissional vai escolher trabalhar.

Por exemplo, se você sonha em se dedicar à criação de suas próprias peças, ter um ateliê vai ser a melhor opção. Depois de produzidos, você pode tentar vender ou oferecer seus trabalhos para serem expostos em outros espaços.

Já no caso do circuito cultural, tudo muda, pois as oportunidades de trabalho estão nos museus, galerias e outros centros. Por outro lado, se você quiser trabalhar com economia criativa, as startups costumam ser os lugares mais procurados.

Mas como o mercado de trabalho das Artes Visuais é muito diverso, saiba que você pode encontrar vagas em outros lugares, como teatro, televisão, ONGs, moda, agências de comunicação e empresas.

9 áreas de trabalho para os formados em Artes Visuais

Com o que você gostaria de trabalhar nas Artes? Conheça abaixo algumas das profissões de Artes Visuais mais conhecidas e descubra qual tem a sua cara:

1. Pintura

A pintura é uma arte que costuma ter bastante espaço nos museus e galerias. A partir de diferentes materiais, técnicas e olhares, os artistas produzem quadros únicos.

Eles podem retratar pessoas, objetos, paisagens e até figuras abstratas. O que mais importa é como um quadro consegue tocar as pessoas.

2. Desenho

Nas Artes Visuais, o desenho e a ilustração são mais uma área com muitas possibilidades para quem deseja trabalhar com produção artística. Afinal, eles estão presentes em vários meios tanto físicos quanto digitais.

Os desenhistas e ilustradores podem fazer trabalhos individuais ou mesmo em parceria com escritores, agências de comunicação, editoras, empresas etc.

3. Escultura

Trabalhar artes com formas com o uso da escultura é mais um dos tradicionais ramos das Artes. Por mais tradicional que ela seja, saiba que os processos para criação de esculturas mudaram muito com a tecnologia.

É claro que existem artistas que ainda modelam argila e outros materiais manualmente para produzir suas peças. No entanto, hoje é possível contar com ferramentas incríveis, como as impressoras 3D.

4. Galerias de arte

Quem tem um olhar apurado, detalhista e organizado costuma se encontrar na curadoria. O profissional da área é quem escolhe os trabalhos que vão ser expostos em galerias e como valorizar as obras.

A experiência que você tem em um museu nunca se deve só às peças que estão lá. Tudo é pensado nos mínimos detalhes, como o uso de luzes, o percurso e a interação.

Aqui, o empreendedorismo tem vez: é comum que artistas visuais abram suas próprias galerias.

5. Design de cena

A perspectiva do artista também é importante na hora de criar os cenários para teatro, espetáculos de dança e programas de televisão.

Os profissionais que entram para essa área ficam responsáveis por fazer toda a composição visual dos cenários, o que inclui planos de fundo, luz, etc.

6. Crítica de arte

Para fazer uma boa crítica de arte, é necessário ter muito conhecimento e experiência no ramo. Por isso, quem geralmente trabalha com isso são os profissionais que já estão na ativa há um tempo.

7. Fotografia

Muitos artistas se encontram na fotografia. Assim como o desenho, as fotos estão por todos os lados.

Apesar de ser possível ter um emprego formal, a maioria dos fotógrafos trabalha como freelancer, fazendo trabalhos pontuais para diferentes clientes.

8. Moda

As Artes Visuais e a moda conversam o tempo todo entre si. Por isso, é uma área bastante procurada por quem curte a indústria fashion.

Dá para trabalhar criando estampas para marcas, produzindo desfiles, elaborando catálogos, entre outras funções.

9. Cinema

O cinema é uma carreira bastante interessante. Aqui o profissional pode trabalhar em diversas etapas da produção de filmes e documentários, desde a composição dos cenários até o tratamento das imagens.

Como é o curso de Artes Visuais?

A graduação na área estimula os alunos a desenvolverem suas habilidades de percepção, reflexão, produção e crítica. Com isso, eles recebem uma formação completa que os prepara para o mercado de trabalho.

A grade curricular do bacharelado em Artes Visuais é um pouco diferente da licenciatura. Além disso, também vai variar de acordo com a instituição que fornece o curso.

Apesar disso, podemos destacar algumas que costumam ser comuns a todas elas. Confira:

  • Linguagem Tridimensional I, II e III;
  • Linguagem do Desenho I, II e III;
  • Linguagem Fotográfica I e II;
  • Expressão Artística;
  • Filosofia;
  • Estética
  • Plástica;
  • Arte.

Muitas pessoas se perguntam de forma recorrente: é preciso saber desenhar para fazer Artes Visuais? Se você ainda não tem essa habilidade, não se preocupe. Não é necessário saber essa habilidade. O curso vai ensinar várias técnicas para aprimorar esse fator.

Outra pergunta muito comum é: tem matemática no curso de Artes Visuais? E a resposta pode ser animadora para quem não gosta da matéria. Tanto na licenciatura quanto no bacharelado você não vai estudar muita coisa de matemática.

Qual a duração do curso de Artes Visuais?

A faculdade têm duração média de 4 anos repletos de atividades práticas como desenho, pintura e imagens digitais.

Ao final, você precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso e cumprir as horas de estágio e atividades complementares.

Apesar disso, na faculdade o tempo costuma passar rápido. O curso é muito prazeroso para quem tem aptidão para a área.

Qual o salário de uma pessoa formada em Artes Visuais?

Quer saber quanto um artista de Artes Visuais ganha? Com o crescimento da importância das mídias digitais, o mercado de trabalho para esse artista é muito promissor.

Hoje, o piso salarial é de R$ 6.184,47, o que é bastante animador, não é verdade? Além disso, fatores como a experiência, cursos, porte da empresa e localização afetam diretamente na remuneração.

Além disso, se você for um artista conhecido, poderá comercializar seu trabalho pelo preço que desejar.

O que é preciso para entrar na faculdade de Artes Visuais?

Antes de pensar onde trabalhar, você precisa ingressar na faculdade. A forma de ingresso vai depender de cada instituição.

Na maior parte delas você consegue entrar utilizando a nota do Enem. Outras instituições também exigem aprovação em provas de habilidades específicas ou de aptidão.

Se você já estiver cursando outra faculdade, é possível ainda ingressar utilizando modalidades de transferência ou reingresso, para quem já se formou.

Acredite no seu talento

Agora que você já está por dentro do tema “artes visuais: o que faz”, é necessário ter em mente que para ter uma carreira de sucesso ser criativo não é o bastante. Você precisa apostar no seu talento, pois nenhum artista vive só de glamour.

Além disso, tome cuidado para não cair na cilada de acreditar que o reconhecimento vem da noite para o dia. No mundo real, as coisas não funcionam desse jeito.

Outro ponto importante: é preciso que o artista visual tenha noções de empreendedorismo, marketing e de outros conhecimentos importantes para o mundo dos negócios.

Afinal, em muitos casos o próprio criador é responsável por vender as obras que produz — e esse caminho costuma gerar uma boa renda.

Ou seja, é preciso correr atrás, investir na sua formação, aumentar sua bagagem de conhecimento e dar a cara a tapa.

E para não cair de paraquedas no mundo das Artes, acompanhe as novidades do mercado e fique antenado!

Quer receber mais dicas valiosas para o seu sucesso profissional? Continue por aqui e confira um passo a passo exclusivo para se tornar um artista completo.

Planejador de Carreira

Você pode gostar também
Tags: Artes Visuais, Artes Visuais Belas Artes, Carreira em Artes Visuais, curso de Artes Visuais

Postagens semelhantes