Como está o mercado de arte no Brasil?

arte no brasil

Você é louco por arte? Pensa em trabalhar na área? Então fique ligado em como anda o mercado de arte no Brasil nos últimos anos.

Pode ser que você até fique surpreso com o crescimento do setor e com as possibilidades que ele oferece para os profissionais.

Abaixo, você vai encontrar um breve panorama do mercado e das carreiras mais promissoras! Vamos conferir? 

passo a passo para se tornar um artista completo

O mercado de arte no Brasil

Sabia que o setor artístico movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano no mundo

No Brasil, com a profissionalização, os artistas deixaram de ser os únicos a fazer a grana girar no mercado de arte do país. As galerias, vendedores, curadores e críticos também contribuem para o crescimento.

Dá para ver o reflexo desse crescimento no circuito brasileiro de artes e na visibilidade dos vários eventos internacionais que acontecem no Brasil — principalmente em São Paulo.

Além disso, vale a pena levar em conta a explosão da economia criativa — área que abraça os negócios que geram valor a partir de ações culturais, intelectuais e criativas.

Se muitas novas empresas precisam de criativos, isso significa que elas precisam de artistas. 

Com isso, diferentes possibilidades começaram a se abrir para quem é da área e está a fim de fugir do convencional.

modelo de plano de carreira

Conheça 4 ramos promissores nas artes

Na hora de escolher uma carreira, você também deve considerar o potencial que ela oferece para o seu futuro.

Por isso, veja quais são algumas das mais promissoras:

1. Artes Visuais

Desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, entre outras manifestações compõem o universo das Artes Visuais. Graças à economia criativa e às redes sociais, elas ganharam um alcance ainda maior.

Por isso, além das oportunidades de trabalhar em espaço mais tradicionais, como museus e galerias, hoje existem outras opções para os artistas explorarem.

2. Design

Há muito tempo o design não fica restrito à elaboração de produtos e materiais impressos. Hoje os designers desenvolvem principalmente artes para os ambientes digitais.

Além disso, com a valorização gradativa da experiência do usuário, os designers ganharam um papel ainda mais importante na criação de sites, aplicativos e outros layouts.

3. Audiovisual

O consumo de conteúdo em formato de vídeo aumenta cada vez mais no Brasil. Com isso, cresceu a procura por profissionais no mercado de audiovisual.

Até mesmo o cinema brasileiro tem visto a audiência aumentar. Em 2018, as produções nacionais venderam mais de 20 milhões de ingressos. Além disso, há muita produção de arte utilizando os recursos audiovisuais.

4. Design de Jogos

A indústria de games no Brasil só cresceu nos últimos anos. Para você ter uma noção da dimensão, fique sabendo que o Brasil é o principal mercado de jogos digitais na América Latina e o quarto no mundo.

É o designer de games que cuida de toda a parte artística no desenvolvimento de novos jogos eletrônicos. Portanto, a demanda por profissionais é alta.

Arte no Brasil: um ramo promissor! 

Como você viu, existem diversas possibilidades no mercado de arte no Brasil. 

Por isso, é importante conhecer todas elas para descobrir qual ramo tem realmente a sua cara.

Siga a Belas Artes no Facebook e Instagram para conferir outras dicas de carreira!

teste: qual profissao tem a sua cara

Você pode gostar também
Tags: arte no Brasil

Postagens semelhantes