Arquitetura e Urbanismo

6 √°reas para trabalhar com Arquitetura e Urbanismo ūüŹėÔłŹ

Pensando em fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo? Já parou para pensar se você conhece bem a profissão?

Escolher o curso e qual carreira seguir talvez seja a primeira das grandes decis√Ķes que voc√™ vai ter que tomar na vida. Portanto, pense muito bem sobre ela!

Quer saber qual √© o papel do arquiteto e quais s√£o as principais √°reas de atua√ß√£o para os formados no curso? √Č o que voc√™ vai conferir aqui!

O que faz um arquiteto?

Quem se forma na faculdade de Arquitetura e Urbanismo pode fazer muito mais do que a maioria das pessoas imagina.

A criação de projetos de casas, edifícios e outros tipos de espaço é a primeira coisa que vem à mente, não é? Mas fique sabendo que não se trata apenas de desenhar o projeto.

Isso porque os trabalhos desenvolvidos pelos arquitetos precisam ser funcionais, confortáveis e atender às necessidades das pessoas. E, claro, sempre respeitando o meio ambiente.

Para isso, eles pensam tamb√©m nas quest√Ķes de ventila√ß√£o, ilumina√ß√£o, mobili√°rio, entre outras. Afinal, a organiza√ß√£o tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo faz parte das responsabilidades.

E não é só isso. Depois de conhecer as diferentes áreas de atuação, você vai ver que a Arquitetura e Urbanismo vai muito além!

Apesar de os profissionais da √°rea estudarem assuntos t√©cnicos sobre materiais, constru√ß√£o e desenho,acima de tudo, eles s√£o humanistas. 

Como assim?

V√°rias disciplinas de um curso superior humanas fazem parte da forma√ß√£o dos arquitetos, pois o espa√ßo deve sempre ser pensado a partir das rela√ß√Ķes com as pessoas.

√Č isso que costuma diferenciar a perspectiva de um arquiteto de um engenheiro. Enquanto o √ļltimo se preocupa mais com a parte t√©cnica da constru√ß√£o, o arquiteto foca no ser humano que vai usar aquele espa√ßo.

Onde o profissional de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar

Sendo assim, quem se forma em Arquitetura e Urbanismo encontra diferentes oportunidades no mercado de trabalho. Os escritórios de arquitetura costumam ser os mais lembrados.

Por√©m, saiba que o arquiteto tamb√©m encontra vagas de emprego em √≥rg√£os p√ļblicos, construtoras, empresas privadas, consultorias e ONGs ‚ÄĒ entre v√°rios outros!

Conheça 6 áreas da Arquitetura e Urbanismo

Agora chegou a hora de ficar por dentro de algumas áreas de atuação do arquiteto. Vamos lá?

1. Planejamento urbano

Se o que chama mais a sua atenção é a parte de urbanismo, trabalhar com planejamento urbano provavelmente vai ser sua primeira escolha.

Além de ser bem interessante, é fundamental para o desenvolvimento das cidades que não param de crescer. Para evitar uma série de problemas por conta do crescimento desenfreado, elas precisam de um plano.

√Č o arquiteto quem pensa em formas de organizar os centros urbanos com o objetivo de trazer qualidade de vida, bem-estar e conforto para a popula√ß√£o.

Nas grandes cidades do Brasil, a organiza√ß√£o tanto dos espa√ßos quanto dos fluxos de pessoas √© quest√£o urgente. Por ser um tipo de trabalho que pode envolver milh√Ķes de pessoas, tamb√©m envolve muita responsabilidade.

2. Luminotécnica

Voc√™ sabia que tem gente especializada no uso de ilumina√ß√£o artificial? √Č isso mesmo!

Talvez nem todo mundo consiga notar, mas a aplicação correta de luzes muda completamente a sensação que um ambiente transmite.

Quem se especializa nessa área foca tanto na parte funcional quanto na parte estética. A luminotécnica não é só sobre iluminar, ela também deixa os espaços mais bonitos, eficientes e confortáveis.

3. Restauro de edifícios

Quem é apaixonado por prédios antigos e por história tem grandes chances de ser puxado para a área de restauro de edifícios.

O interesse pelo o que está por trás das paredes de um lugar é o que atrai os arquitetos. Porém, a parte técnica também é bem importante.

Isso porque faz parte do trabalho conhecer a fundo os materiais, os processos causados pelo tempo, temperatura, umidade, etc.

Quem trabalhar nessa √°rea n√£o precisa ficar limitado ao reparo de constru√ß√Ķes. Tamb√©m √© poss√≠vel atuar na restaura√ß√£o de obras de arte, documentos e outros objetos.

Arquitetura e Urbanismo - mercado

4. Acompanhamento de obra

Ao pesquisar sobre o que faz um arquiteto, voc√™ sem d√ļvidas vai se deparar com o acompanhamento de obra. Afinal, √© uma das principais √°reas da profiss√£o.

Seja qual for o tipo de obra, ter um arquiteto presente durante a execu√ß√£o faz uma diferen√ßa enorme. √Č ele quem vai conferir se o projeto est√° sendo seguido todos os requisitos, ou seja,  se as leis e os prazos est√£o sendo cumpridos, se os materiais est√£o corretos etc.

Principalmente as obras grandes e de maior import√Ęncia costumam contar com um arquiteto. Ningu√©m quer correr o risco de investir uma grana no projeto e s√≥ perceber que algo foi feito errado na hora de entregar a obra, certo?

5. Especialista em BIM

Building Information Modeling (BIM) √© um conceito-chave quando o assunto √© projeto para constru√ß√Ķes.

Ao invés de usar desenhos 2D, a ideia é desenvolver projetos em 3D para que os clientes visualizem melhor todos os detalhes da futura construção. Além disso, eles ainda mostram antecipadamente as possíveis interferências no ciclo de vida da obra.

Esse tipo de trabalho demanda conhecimentos bastante técnicos dos arquitetos, pois é preciso dominar as tecnologias necessárias.

6. Paisagismo

Sabia que cuidar do visual de espaços urbanos, naturais e domésticos é mais uma opção para os formados em Arquitetura e Urbanismo?

Os arquitetos trabalham com a harmonização de diferentes espaços, como praças, jardins, comércios, entre outras áreas livres. Mais do que deixar esses espaços bonitos, a ideia é favorecer a convivência com o homem.

Caso voc√™ cruze com profissionais de outras forma√ß√Ķes trabalhando com paisagismo, n√£o se assuste. Alguns bi√≥logos, agr√īnomos e engenheiros ambientais tamb√©m acabam migrando para essa √°rea.

A diferença entre o trabalho de todos esses profissionais está no olhar. Por conta da própria bagagem do arquiteto, os projetos costumam ter um toque estético a mais.

Deu match com alguma dessas √°reas?

O curso de Arquitetura e Urbanismo oferece uma formação bem ampla. Por isso, o seu futuro não precisa ficar limitado a uma dessas áreas de atuação.

Mas é claro que vale a pena você ter uma ideia de quais são as principais delas. Assim, fica mais fácil descobrir seus maiores interesses em relação à profissão.

Antes de se matricular, leia bastante sobre o curso e as oportunidades e veja se é isso mesmo o que você quer.

Se você assinar a newsletter da Belas Artes, você vai receber as principais novidades sobre o mercado de trabalho e a vida universitária. Está esperando o quê?

Postar coment√°rio