Tudo sobre arquitetura: é possível trabalhar com decoração dentro da área?

Tudo sobre arquitetura: é possível trabalhar com decoração dentro da área?
13 de abril de 2018 Belas Artes

tudo sobre arquitetura

Chegou o momento da sua vida em que você precisa decidir o que vai estudar para se formar um profissional qualificado e competitivo no mercado de trabalho? É um momento bem difícil, cheio de dúvidas e estressante.

Se você está considerando cursar arquitetura e urbanismo, continue a leitura e descubra tudo sobre arquitetura, como o curso é formatado, possibilidades de atuação e demais temas relevantes.

Tudo sobre arquitetura

O curso de arquitetura é um curso estruturado para formar um profissional com uma visão ampliada e adequada para projetar espaços em prol das pessoas. Ou seja, planejar espaços, trânsitos, e interiores da melhor forma possível, buscando integrá-los às necessidades das pessoas que convivem ali.

Com uma formação multidisciplinar, o estudante de arquitetura tem conhecimento em diferentes áreas como humanas e exatas.

E, justamente por essa formação diversificada e ampla, o arquiteto consegue atuar em diferentes segmentos do mercado, como por exemplo, coordenando e supervisionando equipes, realizando estudos de viabilidade técnica e econômica, executando e fiscalizando obras e adequações técnicas, realizando vistorias técnicas e emitindo perícias com seus pareceres técnicos.

Além de todas as essas áreas voltadas para área de exatas, o arquiteto pode voltar sua atuação para áreas de humanas, como a decoração de interiores, construção de cenografias e formatação de espaços internos pensando na ergonomia e conforto das pessoas.

tudo sobre arquitetura

Como trabalhar com decoração sendo um arquiteto?

O profissional formado em arquitetura e urbanismo, por ter uma formação ampla e completa, formando-se ao final sabendo tudo sobre arquitetura, ele amplia ainda mais suas chances de atuação no mercado.

Ao longo dos 5 anos de formação, o arquiteto estuda e aprende sobre história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, dentre tantas outras matérias. Sendo assim, se o arquiteto optar por trabalhar no segmento de decoração, sua formação o qualifica para isso.

Uma das grandes vantagens que esse profissional encontra ao optar por trabalhar no segmento de decoração e design de interiores é que ele pode sugerir alterações estruturais do ambiente, como remover uma parede, uma pilastra, ou até mesmo acrescentar alguns elementos.

Sendo assim, ao saber tudo sobre arquitetura, ao se ingressar para a área de decoração, o arquiteto tem conhecimento para atuar em projetos de paisagismo e urbanismo, avaliando o terreno para implantação do projeto, as modificações internas necessárias, detalhando precisamente os interiores.

Vantagens competitivas no mercado

Quando um arquiteto é contratado para trabalhar com decoração e planejamento de espaços interiores, ao saber tudo sobre arquitetura, ele consegue uma vantagem competitiva diferenciada.

A formação profissional do arquiteto oferece um embasamento artístico e uma visão ampla dos espaços e possibilidades de criação. Sendo assim, ao ser contratado para trabalhar na reestruturação de interiores, o arquiteto tem o conhecimento total de como planejar o espaço de forma funcional, moderna e confortável, de acordo com as expectativas do cliente.

Desse modo, por possuir uma formação ampla, qualificada e atualizada, o arquiteto ao se formar possui um campo de atuação bastante vasto, desde áreas bastante envolvidas com as matérias de exatas, até os segmentos que permitem trabalhar com a criatividade.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários para ajudarmos na sua decisão.

 

Top