Social media: 4 provas de que essa é a sua profissão

Social media: 4 provas de que essa é a sua profissão
13 de abril de 2018 Belas Artes

As redes sociais revolucionaram a comunicação entre as pessoas e as marcas. Você consegue se lembrar como costumava entrar em contato com as pessoas antes do facebook? Ou como você mantinha o contato com as pessoas que não moram na mesma cidade? Ou ainda as horas intermináveis no telefone para conseguir falar com alguma marca, não é mesmo?

A revolução das abordagens em social media também chegaram às marcas, que tiveram que se adaptar a essa nova realidade. E parte desse movimento é contratar pessoas que se especializaram nessa área para fazer o atendimento dos consumidores, produzir conteúdo e monitorar tudo o que acontece na internet e que tem relação com a marca. Você já se imaginou fazendo isso?

Se você é um estudante de comunicação e acha que uma carreira em social media pode ser uma alternativa para você, fique ligado no texto que preparamos. Veja agora 4 provas de que essa é a sua profissão.

1. Você adora passar tempo nas redes sociais

Usar as redes sociais como uma pessoa física é bastante diferente de fazer isso representando uma marca. Isso porque o dia a dia do trabalho é guiado por uma série de estratégias e até contenção de crises de marca. Por isso, podemos dizer com segurança que ser um heavy user de social media não é suficiente para se tornar um profissional. Entretanto, você deve gostar desse ambiente para que possa participar dele. Já imaginou um jogador de futebol que não gosta de correr?

social media

2. Você se interessa por comunicação e comportamento dos usuários

As redes sociais são importantes fontes de dados e informações sobre o comportamento dos usuários e, portanto, sobre o público consumidor de uma marca. Por isso, para trabalhar nessa área é importante que você tenha interesse em entender como a comunicação funciona. E, principalmente, como a fala dos usuários reflete o que eles sentem a respeito das marcas. Isso porque parte da sua rotina será monitorar todas essas mensagens e elaborar táticas para que a comunicação da marca seja coerente com a sua estratégia.

3. Você é criativo e se inspira nas mais diferentes formas

O que faz as marcas se diferenciarem nas redes sociais é, principalmente, a capacidade de manter uma conversa interessante com seu público. Ou seja, é fundamental manter-se criativo o tempo todo. E o segredo para isso é conseguir extrair inspiração das mais diversas fontes, desde os cases famosos de social media, até exposições de arte, cultura pop e viagens para lugares diferentes.

4. Você enxerga social media com olhos de raio-x

Quem trabalha com social media tem uma relação diferente com as redes sociais. Não é exatamente como nos comportamos nos momentos de folga. Por isso, para entender se essa é a profissão certa para você, é importante observar como você enxerga as redes sociais. Se o seu olhar está direcionado também para o funcionamento delas, as atualizações e seus impactos na forma com que os usuários lidam com elas, assim como as oportunidades de comunicação que surgem a cada novo dia.

Para se tornar um social media e usar as redes sociais como um meio de exercer a sua profissão, é preciso entender o funcionamento delas corretamente. Acima de tudo, observá-las com olhos de raio-x, aplicar teorias da comunicação, observar o comportamento dos usuários e ser criativo ao estabelecer um diálogo transparente.

Você tem mais alguma dúvida sobre a carreira de social media? Use a nossa caixa de comentários para fazer suas perguntas!

Top