Faculdade de design gráfico: é necessário algum curso complementar?

Faculdade de design gráfico: é necessário algum curso complementar?
13 de abril de 2018 Belas Artes

faculdade de design gráfico

Quem escolher a área do design gráfico como foco de estudo e futura profissão, tem pelo menos uma ideia de que os projetos desenvolvidos por um designer envolvem diversos tipos de aprendizado. Programas de computador, uso das cores, tipografia, desenho, entre outros. Será que tudo isso é aprendido ao longo da graduação? Não serão necessários cursos complementares?

Foi pensando em você, que pretende cursar a faculdade de design gráfico e tem dúvidas como essas, que elaboramos este post. Continuando a leitura, você poderá saber um pouco mais a respeito da grade curricular do curso e tirar dúvidas a respeito da necessidade de fazer cursos complementares. Acompanhe com a gente!

A grade curricular da faculdade de design gráfico

Por ser um curso da modalidade bacharelado, a faculdade de design gráfico proporciona ao aluno uma formação completa, que engloba teoria e prática. A matriz curricular é recheada de disciplinas que visam desenvolver o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas de atuação do design gráfico, como ilustração, direção de arte, animação, editorial, entre outros.

Além disso, na Belas Artes existem laboratórios equipados com os softwares essenciais para o desenvolvimento dos projetos, facilitando a formação para quem deseja trabalhar com identidade visual, tipografia, etc.

São vivenciadas disciplinas como desenho de observação, história da arte, ergonomia, geometria, design e sustentabilidade, antropologia cultural, design emocional, gravura, tipografia digital, ilustração e marketing. Uma infinidade de assuntos, não acha? Sem contar com as disciplinas voltadas para pesquisa e com o projeto de conclusão.

Tudo isso com duração de oito semestres. Os alunos ainda têm a oportunidade de participar do Studio Grid, onde fazem pesquisa e podem aplicar os conhecimentos de sala de aula com os clientes reais.

faculdade de design gráfico

A importância dos cursos complementares

Apesar de não ser, necessariamente, um pré-requisito, é interessante o aluno buscar formações complementares durante a graduação. Podem ser cursos livres ou mesmo mais técnicos, vai depender do seu tempo e investimento disponíveis.

Na faculdade de design gráfico o aluno tem contato com muitas ferramentas (os programas de computador, por exemplo) para o desenvolvimento de trabalhos e demais projetos. Será de grande ajuda para você um curso complementar voltado para o uso dessas ferramentas. Por exemplo, os programas Adobe como o Photoshop, têm muitas especificidades que somente em um curso específico poderá contemplar.

Afinal, como você viu na matriz curricular, a faculdade de design gráfico engloba não somente a parte prática e técnica da profissão.

Todo designer precisa de constante atualização

Mesmo após a graduação, um bom designer precisa continuar se aprimorando. Especialmente porque a tecnologia muda e avança o tempo todo, quem faz uso dela em seu trabalho, precisa investir em aprendizado para não ser um profissional que fica para trás.

Muito além da faculdade, quem vai trabalhar com design gráfico deve procurar cursos e especializações sempre que sentir necessidade. O objetivo é dominar os novos programas e adaptações das ferramentas que são fundamentais para o seu trabalho. Portanto, os cursos complementares devem estar incluídos em sua vida profissional.

E então, tirou as suas dúvidas? Caso ainda tenha alguma pergunta ou sugestão, deixe aqui nos comentários!

Top