3 dicas para quem vai fazer um curso de moda

3 dicas para quem vai fazer um curso de moda
13 de abril de 2018 Belas Artes

curso de moda

Bate uma mega insegurança quando a gente finalmente decide qual curso seguir na faculdade, não é? Isso acontece porque a escolha é muito importante, pois impacta diretamente o nosso futuro profissional e pessoal. Nessa fase, é comum as pessoas irem em busca de informações e dicas que ajudam na preparação para entrar na faculdade.

Se a sua escolha foi pelo maravilhoso curso de moda, há algumas informações sobre a graduação e também sobre o mercado de trabalho que você precisa saber antes de começar. Está curioso? Então, bora conferir as 3 dicas especiais para quem vai fazer um curso de moda!

1. Escolha da faculdade

A primeira dica importante para quem vai fazer um curso de moda tem a ver com a escolha da faculdade. Vários aspectos precisam ser avaliados durante esse processo, como a qualificação da graduação no MEC, o corpo docente, a matriz curricular, a infraestrutura oferecida para o curso de moda e a preparação para o mercado de trabalho.

Apesar dessa avaliação ser fundamental para você, futuro universitário, encontrar uma faculdade top de linha, é comum a análise ser feita apenas com foco no financeiro. Então, indicamos que você, se possível, visite as instituições de ensino que despertaram o seu interesse e observe atentamente os pontos que mencionamos acima. Certeza que a sua escolha será assertiva!

curso de moda

2. Conheça a estrutura do curso de moda

Vimos que o processo de escolha da faculdade não é tão simples, mas é superimportante para que a decisão seja tomada corretamente. Mas, também é interessante que o estudante busque informações específicas sobre a estrutura do curso de moda, uma etapa fundamental para perceber se há mesmo uma identificação com o que será ensinado.

Vale destacar que em boas instituições o curso de moda costuma ter duração de oito semestres e tem como foco formar estilistas e preparar os jovens estudantes para atuarem também em outras áreas da moda, como gestão, design de superfícies, estamparia e editorial.

Mais uma informação importante sobre o curso de moda para quem pretende fazer é a divisão entre aulas práticas e teóricas. Nas faculdades que são referência, a formação é bem mesclada entre teoria e prática, pois o foco é desenvolver o olhar criativo dos estudantes, fazendo com que eles internalizem técnicas e conceitos fundamentais para o sucesso no mundo fashion.

3. Saiba como anda o mercado de trabalho para os profissionais de moda

Claro que se você decidiu fazer um curso de moda é porque você gosta desse segmento e quer traçar uma carreira vencedora. Por isso, conhecer as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho é muito importante.

Os alunos do curso de moda podem atuar como estilistas, produzindo e fazendo a modelagem de roupas e acessórios, assessor de estilo, pesquisador de tendências no mercado têxtil, fotografia, styling e marketing. As principais oportunidades estão em grandes confecções, grifes, consultorias e magazines. No entanto, se o seu sonho é empreender, fique tranquilo, pois em bons cursos de moda o empreendedorismo é um tema de destaque nas aulas.

E você, ficou mais calmo depois de conhecer as 3 dicas para quem vai fazer um curso de moda? Aproveite que você está buscar ampliar os seus conhecimentos sobre essa área e veja em nosso blog o post que aborda as vantagens de estudar moda no exterior.

 

Top