3 coisas que um futuro arquiteto precisa saber

3 coisas que um futuro arquiteto precisa saber
11 de abril de 2018 Belas Artes

arquiteto

Está considerando se tornar um arquiteto? Para ajudar na sua decisão, você precisa conferir estas 3 coisas que todo futuro arquiteto precisa saber.

1) Não saber desenhar não vai ser o seu fracasso

Bom, arquitetura é um método de representação, e para isso, você vai precisar utilizar de recursos e técnicas de desenho. Mas não se desespere. Não saber desenhar não vai transformá-lo em um arquiteto fadado ao fracasso.

Primeiro porque durante os seus anos de estudo no curso de Arquitetura você vai aprender as técnicas necessárias, inclusive para desenhar. Você pode não se formar um novo artista gráfico, mas vai conseguir demonstrar os seus projetos de forma bastante eficaz.

Segundo, a modernidade joga ao seu favor. Com tanta tecnologia, o arquiteto conta com bons softwares de modelagem para auxiliar na construção dos projetos. Daí, é bem mais fácil aprender a mexer em algum programa do que desenvolver habilidades artísticas, não é mesmo?

2) Você vai valorizar cada segundo do seu sono

Você vai viver isso, mas é importante já estar preparado. Lembra-se daqueles dias maravilhosos em que você podia dormir até mais tarde? Lembra-se daquelas noites que você ia dormir quando o dia estava amanhecendo porque curtiu bastante a balada? Então, ao se tornar um arquiteto, você também vai ter noites inteiras, ou boa parte dela, acordado, mas ao invés de estar curtindo uma balada, você, provavelmente, estará formatando um projeto.

arquiteto

Se você não gosta de café, é bem possível que até a metade da faculdade você estará viciado nessas gotas de cafeína e energia. Ele provavelmente vai ser seu melhor companheiro madrugada afora fazendo os projetos. Muitas pessoas também encontram essa companhia nos chás e energéticos.

E não tente bancar o super-herói achando que vai conseguir entregar um trabalho da faculdade fazendo em cima da hora, nos últimos segundos. Você vai falhar miseravelmente. Os trabalhos são experiências bem próximas do que você vai viver no mercado de trabalho, portanto, serão projetos cheios de detalhes que demandam planejamento e tempo para execução. Portanto, planeje-se!

3) Um bom arquiteto tem bons instrumentos

Outra realidade, muitas vezes cruel, durante a sua formação como arquiteto, é que você vai ter que gastar algum dinheiro com os materiais. Sim, é realmente tentador comprar um estilete meia boca pra juntar uma graninha para o final de semana. Mas, acredite, você vai praguejar cada vez que precisar utilizá-lo e ele falhar.

Uma boa dica é comprar seus materiais com uma qualidade boa, já nos seus anos de estudo. Eles vão ser seus bons companheiros por longos anos, inclusive para o início da sua carreira como arquiteto.

Prepare-se para gastar com plotagens. Muitas, inclusive. Você está aprendendo a projetar, então, quando mais trabalhos e projetos a serem feitos, melhor para você e sua formação como arquiteto. Pense sempre nisso cada vez que for gastar seu dinheiro, ao invés de só sofrer contando o tanto que não está indo para a balada.

Você já sabe que se conselho fosse bom, ninguém dava, simplesmente vendia, não é mesmo? Mas, pode acreditar nessas dicas, elas podem prepará-lo para os anos mais incríveis da sua vida ao estudar para se formar um grande arquiteto.

Conhece mais alguma dica importante que todo arquiteto deveria saber? Compartilhe conosco deixando seu comentário.

 

Top