10 livros e revistas indicados para quem quer trabalhar com design de moda

10 livros e revistas indicados para quem quer trabalhar com design de moda
11 de abril de 2018 Belas Artes

design de moda

O mercado fashion exige cada vez mais profissionais qualificados, que tenham algo a mais a oferecer, e o conhecimento abundante e aprendizado constante ajudam o profissional a se destacar no mundo da moda.

Para trabalhar com design de moda e mandar bem na profissão, é preciso levar os estudos a sério não só durante a faculdade, mas constantemente. A moda possui inúmeros ícones fashion e para se destacar é fundamental estar por dentro da história da moda, das novas técnicas que surgem no mercado e do linguajar do mundo fashion, por exemplo.

A leitura é um instrumento de aprendizado que nunca sai de moda. Livros e revistas precisam fazer parte do cotidiano do profissional que quer se manter atualizado. E assim como diversas tendências, diversos títulos trazem conteúdos atemporais, que além de enfeitar a estante ou a cabeceira, servem para consulta constante na rotina do profissional.

E para isso, preparamos uma lista com 10 livros e revistas que são leitura fundamental dentro do mundo da moda.

Livros indicados para quem sonha em trabalhar com design de moda

Quem sonha em trabalhar com design de moda sabe como é importante conhecer a história da moda antes de tudo. Saber sobre os ícones fashion, entender a indumentária e as tendências, estar por dentro de biografias de grandes nomes que revolucionaram o mundo da moda e muito mais.

Porém, antes de começar a anotar todas as dicas de leitura, é imprescindível escolher um bom curso de design de moda. Certifique-se de escolher uma faculdade que possua além de bons laboratórios e oficinas para aulas práticas, mestres qualificados e uma grade curricular de qualidade, que ofereça um bom acervo de leitura físico e digital. Assim você consegue se manter atualizado e tem acesso a obras diferenciadas e importantes do cenário fashion.

Preparado para as nossas dicas de leitura? Vamos lá!

100 anos de Moda (Cally Blackman)

A obra conta a história do mundo da moda do século XX e da ascensão das mulheres no mercado fashion. Desde a influência das frentes artísticas até movimentos urbanos com criadores de tendências e da liberdade de estilo da contemporaneidade. Com mais de 400 imagens icônicas do mundo da moda, reúne estilistas clássicos e renomados como Christian Dior, Coco Chanel, Balenciaga e Lanvin, além de designers contemporâneos como McQueen, Karl Lagerfeld e Marc Jacobs.  

Dicionário de Moda (Emily Angus)

O Dicionário de Moda traz termos essenciais e importantes da indústria da indumentária. Os capítulos são divididos em temas, como: movimentos artísticos, sociais e políticos. Os quais deram origem a tendências e estilos e consequentemente, peças de roupas históricas e icônicas, que vão desde calças e vestidos a roupas íntimas e acessórios.

design de moda

O livro engloba alfaiataria e alta-costura, tecidos, fibras, padronagens, estampas, adornos e como transformá-los. É referência para estudantes de design de moda e profissionais da área.

Moda em 360º — Design, Matéria-prima e Produção Para Mercado Global (Ilce Liger)

Essa obra é muito cool para aqueles que sonham em montar o próprio negócio. Além de apresentar diversos conceitos, mostra como funciona o mercado da moda, conta com estratégias de venda e de consumo e explica o caminho que o produto faz dentro do cenário fashion desde a sua criação até as prateleiras das lojas.

É um livro sobre a criação no design de moda em todos os seus aspectos. E abrange mercado nacional e internacional, o que é muito legal.

Dicionário Ilustrado — Moda de A a Z (Alex Newman; Zakee Shariff)

Esse livro é um must-read dos estudantes de design de moda, possui mais de 2 mil termos do mundo fashion. É leitura fundamental, pois traz nomenclatura de roupas, tecidos, processos técnicos de costura, confecção, diversos detalhes históricos e culturais e muitas curiosidades sobre as expressões.

Esses são apenas 4 livros de muitos que podem fazer a diferença na sua carreira dentro do design de moda. Ainda indicamos: Fashion Designer (Seu Jenkyn Jones), A Moda Como Ela é (Marcia Disitzer), A Era Chanel (Edmonde Charles-roux), Yves Saint Laurent — A Arte da Elegância (Marie-Dominique Lelièvre), O Império do Efêmero (Gilles Lipovetsky), e por aí vai!

Revistas do mundo da moda que fazem a diferença

Além da literatura mais extensa dos livros, as revistas de moda são importantíssimas para o cenário fashion, pois são elas que divulgam as tendências e campanhas mais atuais do mercado, e servem como referência para pesquisas e estudos.

As que mais se destacam no mercado e que indicamos como leitura fundamental para quem quer trabalhar com design de moda, são: Elle, Estilo, Vogue, Marie Claire, Harper’s Bazaar e W Magazine.  

Estar por dentro do mundo da moda é fundamental para quem quer se sobressair em meio a tantos profissionais qualificados no mercado. Estudar constantemente é essencial para manter-se atualizado e a par dos novos lançamentos.

Para montar uma edição de revista existe muito trabalho por trás e deixamos como uma dica extra o documentário The September Issue. Caso você ainda não tenha assistido, vale a pena, para entender um pouco sobre como funciona a montagem e tudo o que está por trás da maior edição da revista Vogue, que é a de setembro.

E aí, gostou das nossas indicações de leitura? Já leu ou está lendo algum dos livros que indicamos? E as revistas, você acompanha as edições? Conte nos comentários.

 

Top