Quanto custa a faculdade de artes visuais?

Quanto custa a faculdade de artes visuais?
9 de abril de 2018 Belas Artes

faculdade de artes visuais

São muitas as incertezas antes de iniciar uma faculdade. Desde a decisão pelo curso até o valor do investimento que será feito ao longo de sua trajetória de estudos. Aliás, investimento é uma palavra que assusta muitos estudantes.

As mensalidades e despesas variam de acordo com a área escolhida, o turno de estudo (manhã, tarde ou noite) e também conforme a localização geográfica. Cursar uma faculdade de artes visuais pode significar diferentes tipos de investimento e valores, a depender da instituição que for escolhida por você.

Saiba mais sobre quanto custa a faculdade de artes visuais, neste post!

A mensalidade da faculdade de artes visuais

Provavelmente a maior despesa durante o seu curso será a mensalidade. Tenha em mente que a formação em uma faculdade de artes visuais proporcionará uma grade curricular completa, abordando teoria e prática. E esse diferencial é o que faz com que os valores sejam mais altos em comparação aos cursos técnicos ou mesmo cursos livres de artes. Como a variação é grande, não podemos precisar esse valor.

Antes de fazer a escolha da instituição com base somente no preço, respire fundo e coloque alguns pontos no papel. É fundamental prestar atenção aos diferenciais de cada instituição, assim como a infraestrutura, oportunidades de estágio, nomes do corpo docente, entre outros fatores.

Se os valores são altos para você, não precisa se desesperar ou desistir do sonho, tá? Grande parte das instituições oferecem bons programas de financiamento ou mesmo bolsas de estudo, integrais e parciais, para viabilizar o ingresso dos estudantes. Se o orçamento estiver apertado, pesquise essas opções antes de tentar o vestibular e coloque seu sonho em suas prioridades.

As informações a respeito das mensalidades podem ser encontradas nos sites das instituições, assim como as oportunidades de financiamento e bolsas.

faculdade de artes visuais

Indo além da mensalidade

Por se tratar de um curso de arte, é possível que a faculdade de artes visuais exija dos alunos a compra de alguns materiais para a realização dos trabalhos e práticas. Seja para aulas de pintura, desenho, escultura ou mesmo os laboratórios de fotografia.

Mas não se apavore ainda! Se a instituição contar com uma boa infraestrutura, é possível que os laboratórios e oficinas sejam bem equipados para que os alunos consigam realizar os projetos e trabalhos quase que em sua totalidade. Sem que haja um investimento extra muito alto com os materiais.

Considere também os gastos que são indispensáveis, como as impressões, xerox e compra de livros. Ah! Também é importante incluir nessas despesas os seus transportes e a alimentação. Dependendo do período de estudo, talvez seja preciso fazer algumas refeições fora de casa. É fundamental contabilizar tudo!

Não tema a escolha certa

Se você já pesquisou e colocou as contas no papel e a faculdade de artes visuais ainda parece um sonho distante, lembre-se quão importante essa formação será para a sua carreira.

Além disso, nos primeiros semestres já é possível procurar estágios remunerados que, além de contar como experiência no seu currículo, podem auxiliar no pagamento das suas contas. E esse apoio pode vir também da instituição escolhida por você.

Portanto, não deixe o seu sonho para trás. Procure a faculdade que mais se harmonize com sua realidade, monte uma tabela completa dos gastos e siga rumo ao sucesso! Uma faculdade de referência pode estar ao seu alcance e todo investimento valerá a pena.

O que achou deste post? Foi útil para você? Deixe aqui o seu comentário!

Top