Curso de Arquitetura e Urbanismo: precisa de vestibular específico?

Curso de Arquitetura e Urbanismo: precisa de vestibular específico?
9 de abril de 2018 Belas Artes

curso de Arquitetura e Urbanismo

Depois de decidir que Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para você, é hora de buscar a melhor instituição, certo? Para conquistar uma vaga, entretanto, é preciso encarar um processo seletivo.

Para se preparar corretamente, é fundamental saber se existe uma etapa específica ou não. Assim, fica mais fácil conseguir a tão sonhada posição e dar início à vida de calouro que segue rumo ao diploma.

Pensando nisso, leia o post e descubra se o curso de Arquitetura e Urbanismo exige um vestibular específico. Veja como conquistar bons resultados!

Afinal, é preciso prestar um vestibular específico?

Qualquer instituição que se preze estabelece uma prova para que os candidatos certos sejam selecionados. Isso garante um nivelamento, o que favorecerá a formação de turmas adequadas e com capacidade de formar ótimos profissionais.

Ao mesmo tempo, não adianta pedir para o futuro arquiteto tratar dos mesmos temas que alguém que deseja se tornar matemático ou geólogo, certo? Portanto, as provas são voltadas de maneira específica para o curso.

Por isso, é possível afirmar que, sim, é necessário prestar um vestibular exclusivamente para o curso de Arquitetura e Urbanismo e que ele determina como é a entrada.

Como é o processo seletivo do curso de Arquitetura e Urbanismo?

Contudo, é sempre conveniente lembrar de que cada local de estudo de Arquitetura e Urbanismo tem as suas características. Enquanto algumas faculdades têm uma prova simples e pouco direcionada, a instituição de renome preza por um processo completo e capaz de fazer uma seleção adequada de alunos.

curso de Arquitetura e Urbanismo

Em geral, a etapa começa com a prova de redação, que serve para determinar a capacidade de expressar ideias, escrever corretamente e argumentar. Isso é importante em qualquer profissão, especialmente para quem deseja se tornar arquiteto.

Há, ainda, uma fase direcionada. Nesse curso, é comum haver um estudo de caso específico, de modo que é possível reconhecer a capacidade de se virar e se utilizar conceitos técnicos. Na maioria das vezes, o elemento é disponibilizado previamente, o que permite um excelente estudo. Muito melhor que aquelas provas com centenas de questões, né?

Como se preparar corretamente?

Diante de um vestibular específico para o curso de Arquitetura e Urbanismo, é comum que muitos alunos se sintam inseguros. Para que essa questão não limite o seu desempenho, é fundamental ter a preparação correta.

Um dos pontos importantes é ler bastante sobre o tema antes da prova. Conheça projetos arquitetônicos consagrados, entenda como agiram alguns dos mais famosos e compreenda os conceitos envolvidos.

Também é interessante fazer pesquisas por conta própria e praticar muito, especialmente a redação. Isso trará maior segurança para quando for “para valer”, além de permitir que os erros sejam corrigidos previamente.

Acima de tudo, é indispensável ficar calmo. Ainda que se trate de uma prova específica, é fundamental manter a tranquilidade para garantir que a etapa saia conforme o previsto.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem vestibular específico — e isso é bom, porque aponta a relevância da instituição. Com a preparação adequada, é possível obter a sonhada vaga que permitirá a formação profissional!

Restou alguma dúvida sobre esse assunto? Conte em nossos comentários e participe, para que possamos te ajudar!

Top