O que é ensinado no curso de fotografia?

O que é ensinado no curso de fotografia?
4 de abril de 2018 Belas Artes

Bons equipamentos e criatividade podem não ser suficientes para se tornar um bom fotógrafo profissional. Então, se você está planejando seguir carreira na área, a dica é procurar por uma graduação.

Sabia que há instituições de ensino que oferecem o curso de fotografia garantindo assim todo o conhecimento técnico e prático que você precisa para conquistar uma ótima colocação no mercado? Se o tema te deixou interessado continue conosco para saber mais sobre essa graduação. Confira a seguir:

Curso de fotografia: teoria e prática caminham juntas  

Para uma foto de qualidade é preciso muito mais do que saber manusear a máquina fotográfica. Por isso, o curso de fotografia oferece conceitos importantes, com base em teorias e no trabalho realizado por outros profissionais.

Durante a graduação você vai estudar os fotógrafos que se destacam em diferentes campos de atuação, o que o ajudará a compreender linguagens, criações e composições. Nesse processo, além de aprimorar técnicas, você vai perceber que está construindo um estilo próprio e assim estará pronto para enfrentar os desafios do mercado.

Portanto, prepare-se para uma temporada de muito aprendizado, com aulas práticas e teóricas!

Graduação: divisão dos módulos

Para que você tenha uma formação completa, o curso de fotografia está dividido em quatro módulos: fotografia de retratos; fotografia de produtos; fotografia de modelos; fotografia de espaços. Em cada um deles você aprenderá conceitos e práticas específicos para atuar em qualquer um desses campos.

Entre as disciplinas do curso de fotografia estão: técnicas de iluminação; tratamento de imagem; construções, imersão e criação de imagens poéticas; sociologia; história da fotografia; antropologia cultural; ótica na fotografia; criação visual e multimídia; marketing e neurociências e comportamento.

curso de fotografia

Como você pôde perceber são matérias importantes para quem deseja se tornar um profissional bem qualificado e versátil. A partir dessa graduação, só caberá a você escolher se deseja trabalhar fotografando produtos em uma empresa, desfiles de moda, espaços arquitetônicos, paisagens e outros.

Escolhendo o curso certo

Como já apontamos, existem algumas instituições de ensino que oferecem o curso de fotografia. Mas como saber qual delas é a melhor? Para fazer a escolha certa, você terá que analisar alguns quesitos.

A grade curricular é o primeiro passo, pois só assim você saberá se o curso realmente oferece aquilo que procura e que está de acordo com o mercado. Portanto, prefira as instituições que contem com horas práticas e teóricas no intuito de preparar o aluno para atuar em qualquer setor.

Além do currículo, o corpo docente e a infraestrutura oferecidos são fundamentais. Portanto, é importante estar em contato com professores atuantes no mercado, que conheçam de perto os desafios da profissão.

Em relação à estrutura, procure saber se terá acesso a laboratórios e equipamentos compatíveis com o mercado. Afinal, a prática é importante e deve se assemelhar ao que você vai encontrar depois de formado.

No mais, procure profissionais que fizeram o curso. É sempre muito valioso ouvir a experiência dos outros!

Dividido em módulos, o curso de fotografia apresenta disciplinas que vão preparar você para atuar em diferentes setores. Por isso, terá aulas mais conceituais como criação de imagens poéticas, mas também técnicas de iluminação. É uma graduação muito completa para preparar você para o mercado. Só não esqueça de optar por uma instituição de ensino referência e assim conseguir a melhor formação possível!

Viu só quantos conceitos, técnicas e práticas importantes você aprenderá no curso de fotografia? Conte aqui o que você achou e continue nos acompanhando.

Top