Como está o mercado de trabalho de design de produtos?

Como está o mercado de trabalho de design de produtos?
4 de abril de 2018 Belas Artes

design de produtos

Se você é um jovem universitário ou se é um estudante que já decidiu que irá cursar design de produtos, sabemos que uma dúvida que pode estar rondando a sua cabeça neste momento é em relação ao mercado de trabalho nessa área. Afinal, o sonho de todos os profissionais é se formar e trilhar uma carreira de sucesso, não é mesmo?

As dúvidas surgem, principalmente, por conta da crise financeira que ainda atinge o país e que compromete bastante o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, reduz as oportunidades de trabalho. Mesmo que 2018 tenha começado com uma expectativa mais favorável, ainda é cedo para falar em uma recuperação total.

Mas, para que você não fique “quebrando a cabeça” tentando adivinhar como está o mercado de trabalho de design de produtos, reunimos neste post as principais informações sobre o setor e dicas de como conseguir se destacar como designer de produtos. Não perca!

Oportunidades de atuação em segmentos variados

Vamos começar apresentando para você a amplitude do mercado de trabalho de design de produtos, uma vantagem bastante importante, pois é possível atuar em setores que não foram tão prejudicados com a crise ou mesmo em áreas que já estão conseguindo se recuperar após o baque da recessão.

No seu dia a dia de trabalho, o profissional formado em design de produtos tem em sua rotina a produção de objetos tridimensionais com atenção na ergonomia, funcionalidade e estética. Mas, para isso, é fundamental que ele esteja sempre atento às necessidades do consumidor, considerando as possibilidades e selecionando os equipamentos necessários para a concepção do produto.

design de produtos

Por conta dessa atuação estratégica dentro das empresas, o designer de produtos é requisitado em diferentes segmentos, como indústria automotiva, alimentícia, comércio e design de embalagens para os mais diversos setores empresariais. Trabalho não falta para quem tem uma excelente formação em design de produtos, pode ficar tranquilo!

Conhecimentos em design de produtos são valorizados pelas companhias

Um outro ponto interessante que os futuros designers de produtos precisam saber é que o mercado em geral valoriza bastante os conhecimentos adquiridos por esses profissionais. Na faculdade, o universitário será desafiado a criar soluções inovadoras para os desejos e necessidades do público.

Por isso, é fundamental gostar de desenhar, ser criativo e ter sensibilidade para identificar as preferências e necessidades das pessoas que compõem o target da empresa ou do produto que você estará representando.

Todos esses conhecimentos e habilidades são primordiais para o desenvolvimento das companhias, o que torna a busca por bons profissionais formados em design de produtos ainda maior.

Além disso, as empresas estão investindo cada vez mais na projeção de produtos que possam se tornar verdadeiros itens de desejo para os consumidores, e ter um design arrasador é o ponto de partida para alcançar esse objetivo. Essa estratégia já é um dos diferenciais competitivos de grandes marcas, como a Apple.

No post de hoje, mostramos para você um pouco sobre o mercado de trabalho de design de produtos. Gostou das dicas? Então, confira também em nosso blog o post que conta a rotina do profissional formado em design de produtos.

Top