Quanto custa um curso de relações internacionais?

Quanto custa um curso de relações internacionais?
2 de abril de 2018 Belas Artes

curso de relações internacionais

Estudar sempre exige investimento de tempo e de dinheiro. Por isso é importante se planejar. Vale destacar que, mesmo para quem tem limitações de recursos, há maneiras de conseguir financiamento, seja pelo Governo ou por meio da própria instituição de ensino.

Se você já está fazendo as contas e deseja ingressar no curso de relações internacionais, este artigo pode te ajudar! Aqui, vamos mostrar quanto custa e o que deve ser contabilizado na hora da escolha. Que tal começar agora a sua planilha?

Quanto custa o curso de relações internacionais

O primeiro item a ser contabilizado, e de fato, um dos mais importantes é o preço da mensalidade, que gira em torno dos R$ 1.900,00. Para alguns, pode parecer um valor alto, mas quando abordamos essa questão é preciso levar em conta tudo o que é oferecido pelo curso de relações internacionais.

É importante avaliar como o curso está estruturado. Se conta, por exemplo, com disciplinas de acordo com a realidade do mercado, tratando tanto das relações internacionais, como das relações com investidores e institucionais, o conhecido “RI3”.

Para ter certeza de que o curso de relações internacionais tem qualidade, procure verificar ainda se há atividades em laboratório, para que os alunos possam desenvolver pesquisas, análises, avaliações e prospecções do cenário internacional. Algumas instituições garantem a possibilidade de atender clientes reais, com a supervisão dos professores. Legal, não é mesmo?

Por falar em professores, outro quesito para ficar de olho é o corpo docente. Se ele é composto somente por mestres e doutores na área, o curso ganha muitos pontos! Se for referência em qualidade, com o devido reconhecimento do Ministério da Educação, melhor ainda!

curso de relações internacionais

Valores que nem sempre são contabilizados

Além da mensalidade, na hora de fazer as contas do quanto gastará com o curso de relações internacionais, será necessário incluir alguns gastos como materiais de apoio (livros, impressões), alimentação e transporte. São itens que no final do mês fazem bastante diferença.

Mesmo com os avanços tecnológicos e a facilidade de acessar livros e pesquisas pela internet, muitas vezes ainda há necessidade de gastar com impressões e publicações. Portanto, coloque mais esse gasto na sua planilha!

Em algumas ocasiões será preciso desembolsar com os projetos propostos pelo curso. Apesar de contar com toda estrutura física necessária, muitas vezes, o aluno precisa arcar com uma viagem, um passeio, uma visita a algum lugar importante.  

Sendo assim, não adianta você pensar apenas no valor da mensalidade do curso. Tudo deve ser computado, entendeu?!

Percebeu como apenas o valor da mensalidade, que gira em torno de R$ 1900,00 não será suficiente para saber o real custo do curso de relações internacionais? Ainda assim, é possível se planejar e realizar o sonho sem precisar passar sufoco. Importante salientar que mesmo se o valor for mais alto a dica é apostar em uma instituição de ensino referência, para ter formação adequada a fim de enfrentar os desafios da profissão!

E então? Qual a sua avaliação deste nosso artigo? Deixe aqui o seu recado e continue acompanhando os textos do nosso blog.

Top