Preciso de algum curso antes de fazer faculdade de arquitetura?

Preciso de algum curso antes de fazer faculdade de arquitetura?
2 de abril de 2018 Belas Artes

faculdade de arquitetura

Na hora de dar o primeiro passo rumo à sua vida profissional, é normal querer que tudo saia certo, não é? Antes de se matricular na faculdade de arquitetura, por exemplo, é válido conhecer a grade curricular e os desafios que surgirão.

Uma das principais dúvidas nesse sentido é quanto aos cursos. Afinal, é necessário ter alguma qualificação prévia ao seu primeiro dia de aula?

Ao longo deste post, descubra a resposta para o questionamento e veja o que é necessário para a faculdade de arquitetura!

É preciso fazer algum curso ou capacitação prévia?

O mundo da arquitetura tem diversas matérias aprofundadas, afinal, lidará com as necessidades e o conforto dos clientes. Entre alguns dos temas mais importantes estão o desenho técnico e leitura de plantas, a elaboração completa de projetos, cálculos de estruturas e modelagem de ambientes.

Se procurar, notará que há diversos cursos livres, oferecidos por diferentes instituições. Contudo, não significa que seja obrigatório concluir todos eles para dar início ao curso.

A única coisa necessária para entrar na faculdade de arquitetura é ter o interesse e fazer o vestibular. De resto, nenhum outro curso é exigido como pré-requisito.

O que acontece durante a faculdade de arquitetura?

Cursar uma faculdade significa aprender uma profissão ao unir teoria e prática. Com a arquitetura não é diferente. É nessa instituição em que terá todos os conceitos e poderá colocá-los em execução, seja por meio de provas e trabalhos ou aulas específicas.

faculdade de arquitetura

Também é importante que a instituição tenha a estrutura completa. Laboratórios, grupos de projetos e salas especiais são fundamentais nesse processo de formação. Afinal, é preciso ir além dos livros e da sala de aula, não é?

O papel de uma boa instituição, portanto, é ensinar. Com a escolha adequada da faculdade de arquitetura, você sairá um profissional completo, capacitado e pronto para encarar os desafios que virão.

Contudo, isso não significa que não deve investir em fortalecer esses conhecimentos. Quando já estiver na faculdade, é, sim, interessante pensar em realizar cursos que complementem as disciplinas. Seja para solucionar uma dificuldade ou para explorar uma área de interesse, eles contarão a favor do seu currículo.

Quanto mais investir em ganho de conhecimento, mais recheado ficará o seu resumo profissional e melhores serão as oportunidades. Tentador, não é?

Quais são os cursos ideais para fazer durante a faculdade?

Por melhor que seja a sua instituição — e, sim, ela deve ser muito boa! —, é natural buscar aprofundamento em alguns temas. Para aproveitar bem o seu tempo e gerar alternativas diferenciadas, é importante saber escolher onde empregar os seus esforços.

Se você curte a arquitetura de interiores, por exemplo, é válido buscar cursos do tema. Já se pretende abrir o próprio escritório, que tal começar com um curso de gestão e empreendedorismo?

E não é preciso se limitar às fronteiras brasileiras. Um curso de arquitetura no exterior é perfeito para expandir a sua realidade e trazer uma abordagem muito mais interessante para a sua atuação.

Embora não seja exigido fazer algum curso antes da faculdade de arquitetura. Depois de se tornar aluno, tudo muda. Quando ainda estiver na graduação, busque oportunidades de expandir os conhecimentos e fortaleça o seu currículo!

Restou alguma dúvida sobre esse ponto importante? Use o espaço nos comentários e nos diga o que você pensa!

Top