Como seguir carreira em artes visuais?

Como seguir carreira em artes visuais?
2 de abril de 2018 Belas Artes

artes visuais

Após a difícil decisão de qual curso fazer na faculdade, é comum ficarmos com aquela dúvida: será que vou conseguir trilhar uma carreira de sucesso? A ansiedade para saber como será o futuro é absolutamente normal, mas saiba que os passos para obter uma trajetória profissional repleta de conquistas começam bem antes da formação na faculdade.

Se você escolheu ingressar no curso de artes visuais, é importante saber que essa área é repleta de possibilidades, pois o mercado de trabalho é bastante amplo e com oportunidades para profissionais de diferentes perfis.

Para te ajudar a aliviar a tensão sobre como seguir carreira em artes visuais, nós reunimos na sequência deste post dicas arrasadoras, que te ajudarão a trilhar um caminho bastante próspero. Confira!

Escolha uma faculdade de excelência

Bom, a primeira dica para quem busca seguir uma carreira de sucesso em artes visuais tem a ver com a escolha da universidade. Essa decisão é muito importante, pois será na faculdade que o universitário terá acesso à criação de diversas obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando sempre como base os elementos visuais para compor os trabalhos.

Quando a faculdade é top, você terá todo o suporte necessário para se tornar um ótimo profissional, pois as aulas são ministradas por professores qualificados e experientes, sem falar que as boas universidades oferecem uma infraestrutura maravilhosa, com ateliês, laboratórios e oficinas para os estudantes colocarem a mão na massa.

artes visuais

Identifique a sua área de interesse em artes visuais

Como vimos, o universitário que ingressa no curso de artes visuais terá uma formação completa nessa área. Porém, por ser bastante ampla, muitos estudantes se identificam mais com determinados segmentos e buscam fazer carreira especificamente nesses setores.

Sendo assim, uma dica para você já começar a projetar a sua carreira é escolhendo as áreas que mais despertam o seu interessante. Geralmente, as habilitações em artes visuais estão ligadas ao desenho, escultura, gravura e pintura. Mas, com os avanços tecnológicos, os profissionais de artes visuais também podem atuar com artes gráficas ou multimídia. Sensacional, não é?

Conheça as oportunidades no mercado de trabalho

Depois de escolher uma excelente faculdade e encontrar a área que mais te interessa no curso de artes visuais, chegamos a um passo superimportante para quem quer traçar uma carreira de sucesso, que é o conhecimento sobre as oportunidades no mercado de trabalho.

A área de artes visuais é bastante ampla, permitindo que o profissional atue em segmentos bem diversificados. Os mais comuns são a organização e produção de exposições e mostras artísticas em galerias de arte, museus, bienais, centros culturais, universidades, feiras de arte, entre outros. Mas, há também boas oportunidades para os profissionais de artes visuais que queiram trabalhar com fotografia, videoarte e audiovisual em geral, com chances de atuar em teatro, TV e cinema.

E aí, está animado para conquistar uma carreira de sucesso em artes visuais? Se a reposta for sim, não deixe de conhecer a formação integral que a Belas Artes oferece para os seus alunos, clique aqui e acesse! Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua mensagem nos comentários que a gente responde bem rapidinho.

 

Top