Onde um designer gráfico pode trabalhar?

Onde um designer gráfico pode trabalhar?
28 de março de 2018 Belas Artes

designer gráfico

O design proporciona atuação bastante ampla, que pode ser subdividida em vários tipos. Entre eles, o design de moda, design de interiores, design de produto e também o design gráfico.

Quando as palavras “design gráfico” surgem à sua mente, em que você pensa? Se a sua resposta foram várias interrogações, não se preocupe!

É bem comum que essa dúvida exista entre as pessoas, afinal, o que faz um designer gráfico? Onde esse profissional pode trabalhar? Será que tenho perfil para isso? Essas e outras perguntas poderão ser respondidas com a leitura do texto de hoje. Acompanhe com a gente!

O que faz um designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional que idealiza, desenvolve e também executa os mais diversos projetos, agregando textos e imagens por meios impressos e/ou eletrônicos. Ele pode criar novos produtos, atendendo às necessidades do cliente, ou customizar os já existentes, tornando esses projetos mais adequados às tendências tecnológicas e sociais.

É o designer gráfico quem cuida da identidade visual de uma empresa, assim como da criação de sua marca, logotipos, dos materiais de papelaria, embalagens e também da direção de arte em publicidade. É ele ainda quem cuida de parte editorial de uma revista ou de livros.

Qual o perfil desse profissional?

O designer é considerado um “criativo”. Bom, normalmente é isso o que a maioria das pessoas pensa sobre esse profissional. No entanto, além disso, é importante que o designer gráfico seja inovador.

designer gráfico

Esse profissional deve gostar de arte, desenho, tecnologia e ter um excelente senso estético. É importante que o designer esteja sempre por dentro a respeito das tendências do setor e áreas relacionadas, como a comunicação, TV, publicidade, as mídias digitais, entre outras.

Organização, disciplina e comprometimento são pilares importantes no perfil de um designer gráfico. Pontos fundamentais para que ele consiga gerenciar e entregar todos os projetos dentro dos prazos estabelecidos.

Onde um designer gráfico pode trabalhar?

Sabendo de tudo isso, ainda ficou a pergunta: onde esse profissional pode trabalhar? O mercado de trabalho em design gráfico é incrivelmente amplo. Ainda mais com o surgimento de novas tecnologias, diversos tipos de empresas passaram a entender a grande necessidade de contar com o trabalho de um designer gráfico.

Por exemplo, você pode trabalhar em agências de publicidade, escritórios e estúdios exclusivos de design, editoras de livros e revistas, departamento de arte nas empresas de comunicação, emissoras de TV e estúdios de cinema, gráficas (industriais ou não), empresas de embalagens, jornais e produtoras de vídeos.

Além disso, a profissão de designer gráfico poderá muito bem ser exercida por conta própria. É possível atuar como autônomo, com estúdio próprio ou realizando trabalhos como freelancer.

Se você gostar da área de pesquisa, também é possível exercer a área acadêmica. O curso de design gráfico confere a modalidade de bacharelado para os alunos, portanto não é possível ser professor. Porém, complementando a formação com a parte de licenciatura e investindo em um mestrado, será possível ministrar aulas em diversas instituições, como faculdades.

E então? Você acha que o design gráfico pode ser sua área? Tem mais alguma dúvida que deseja esclarecer? Conte ou pergunte aqui nos comentários!

Top