Faculdade de arquitetura e urbanismo: 5 características que uma boa instituição precisa ter

Faculdade de arquitetura e urbanismo: 5 características que uma boa instituição precisa ter
28 de março de 2018 Belas Artes

faculdade de arquitetura e urbanismo

Terminar o ensino médio e ter que escolher um curso para desenvolver suas habilidades e lhe dar uma oportunidade de trabalhar e desenvolver uma carreira profissional é uma decisão importante e que deve ser considerada nos mínimos detalhes.

Um dos fatores para ponderar e decidir com bastante cuidado é a faculdade que irá fazer. Pois a faculdade vai ser a sua base de formação profissional, e passar quatro ou cinco anos da sua vida em uma instituição que não está preparada é um grande desperdício de tempo e dedicação.

Se você está pensando em fazer faculdade de arquitetura e urbanismo, conheça 5 características que uma boa instituição de ensino precisa ter para formá-lo um profissional diferenciado e completo para o mercado de trabalho.

1. Corpo docente qualificado

Ao fazer sua pesquisa para encontrar uma faculdade de arquitetura e urbanismo qualificada, uma das principais características a ser avaliada é o corpo docente da instituição.

Professores, instrutores, técnicos e demais profissionais que possam estar envolvidos na parte educacional devem estar qualificados para exercício da atividade. Caso contrário, sua formação profissional será diretamente impactada.

Ter domínio do assunto, ser qualificado para lecionar, estar atualizado das melhores práticas e tendências seguidas pelo mercado, ter uma boa didática, um know-how do assunto e saber compartilhar esse conhecimento é fundamental para um bom aprendizado.

Você consegue conferir o perfil e o currículo da maioria dos professores através da plataforma Lattes.

2. Infraestrutura da faculdade de arquitetura e urbanismo

Ao decidir sua faculdade de arquitetura e urbanismo, avalie a estrutura ofertada pela instituição:

  • Observe se as salas são bem equipadas com recursos técnicos;
  • Veja se a faculdade dispõe de uma boa estrutura de laboratórios com computadores eficientes e com todos os softwares utilizados durante o curso para que você possa aprender e praticar;
  • Confira se há espaços dedicados para o desenvolvimento dos projetos e maquetes, com mesas adequadas para os desenhos e elaboração das maquetes;
  • Ter uma boa biblioteca com boas referências do curso, além de conteúdo atualizado também é importante, mesmo com o Google tirando todas as dúvidas.

faculdade de arquitetura e urbanismo

3. Grade curricular

Ao prestar vestibular para uma faculdade de arquitetura e urbanismo, leve em consideração a matriz curricular do curso. Observe se é uma grade abrangente, que permeia diversos campos de conhecimento, proporcionando uma formação ampla e completa.

Ter uma formação abrangente é importante para qualificá-lo para as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

4. Avaliação do MEC

Na sequência das características importantes para levar em consideração ao escolher a faculdade de arquitetura e urbanismo que irá estudar, é importante observar se a instituição é certificada pelo Ministério da Educação e observar a classificação da mesma.

O MEC realiza avaliações periódicas dos cursos das faculdades, o que é importante para lhe trazer um real cenário da qualidade de ensino oferecido pela instituição.

5. Oportunidades de trabalho

A faculdade de arquitetura e urbanismo não necessariamente irá oferecer oportunidades de trabalho, mas leve em consideração o que a instituição faz para auxiliar no seu ingresso no mercado.

Boas instituições possuem programas que aproximam o contato do aluno com as empresas, podendo ser workshops de preparação para o mercado, divulgação de oportunidades de estágios e trabalhos ou até mesmo a realização de feiras de trabalhos.

Essas cinco características são fundamentais para você decidir sua faculdade de arquitetura e urbanismo e garantir uma formação qualificada para competir no mercado de trabalho.

O que mais você considera importante para escolher uma faculdade? Deixe aqui nos comentários.

Top