Onde o profissional de relações públicas pode trabalhar?

Onde o profissional de relações públicas pode trabalhar?
26 de março de 2018 Belas Artes

relações públicas

O curso de relações públicas é uma das habilitações dentro da Comunicação Social. Assim como o jornalismo, a publicidade e propaganda e Rádio e TV, ele forma profissionais especialistas em comunicação e nas diversas aplicações dessa habilidade. Ele é frequentemente confundido com o curso de relações internacionais. Mas a realidade é que essas são formações bastante distintas. Você já parou para pensar nas diferenças entre elas?

A verdade é que quem cursa relações públicas cuida principalmente das mensagens divulgadas interna e externamente por organizações. Se essa explicação ainda não foi suficiente para entender o que te espera na carreira, fique ligado no post que preparamos. Veja agora onde o profissional de relações públicas pode trabalhar.

Comunicação interna de empresas

A comunicação interna compreende todas as mensagens que uma organização transmite aos seus colaboradores. E também a resposta dessas pessoas à empresa. Ou seja, o profissional de relações públicas faz o meio de campo entre essas duas pontas do trabalho e cuida para que todos fiquem satisfeitos dentro da relação de trabalho. Na prática, são essas pessoas que estabelecem estratégias e colocam campanhas em ação. O que resulta em maior engajamento por parte dos colaboradores, desde a motivação para atingir metas, até a conscientização sobre segurança no trabalho, por exemplo.

Comunicação de empresas com o mercado

Uma empresa não é um organismo independente da sociedade. Isto é, ela não pode existir de forma isolada, uma vez que precisa divulgar o seu trabalho e também se proteger de eventuais ameaças que surgirão ao longo de sua trajetória. Nesse sentido, o profissional de relações públicas é o responsável por comunicar tudo o que for necessário sobre a empresa para a sociedade. Isso acontece principalmente por meio de press releases, que são comunicados feitos para que a imprensa divulgue seu posicionamento.

relações públicas

Analistas em agências de relações públicas

Em ambos os casos anteriores — tanto a comunicação interna quanto a comunicação externa —, nem sempre a empresa consegue absorver o trabalho internamente, com uma equipe dedicada. Por isso, muitas delas terceirizam o serviço, contratando agências de comunicação para fazer todo o trabalho. Nesse caso, quem se forma em um curso de RP pode se candidatar a vagas nessas agências. A vantagem desse tipo de emprego está no fato de que a maioria das equipes é dedicada a clientes diferentes. Ou seja, você nunca ficará entediado com apenas um cliente e o mesmo assunto de sempre.

Produtoras de eventos

É muito comum que o relações públicas seja associado a organização de eventos. E não sem motivo, afinal essa é uma das funções desse profissional. Por isso, uma boa alternativa para quem é organizado e rápido no gatilho é trabalhar em produtoras de eventos de todos os tipos. Eles podem ser simples coletivas de imprensa e almoços de relacionamento com públicos de interesse, ou até grandes iniciativas como festas e shows internacionais.

A carreira de um profissional de relações públicas é muito versátil. Ele pode trabalhar em diversas frentes e aplicar seus conhecimentos em favor de todos os setores de um mercado. O segredo aqui é trabalhar sempre pela boa reputação de uma marca, ser rápido e organizado e, acima de tudo, ter uma excelente rede de contatos.

Você se interessa por essa carreira? Conte nos comentários quais são as suas expectativas sobre o curso de relações públicas.

Top