Você sabe qual é a diferença entre arquitetura e urbanismo?

Você sabe qual é a diferença entre arquitetura e urbanismo?
21 de março de 2018 Belas Artes

arquitetura e urbanismo

Você está pensando em fazer vestibular para arquitetura e urbanismo? Sua escolha por esse curso é bem acertada, já que é um dos cursos mais versáteis, criativos e recompensadores que existem. Mas já parou para pensar na diferença que existe entre a arquitetura e o urbanismo?

Segue a leitura que você já vai saber.

Qual a diferença entre arquitetura e urbanismo?

Quando você faz sua pesquisa sobre o curso de arquitetura e urbanismo, como você busca pelo curso? Por arquitetura e urbanismo, certo? Ok, pode haver algumas pessoas que pesquisem só por arquitetura também, mas logo já vem a sugestão de complementação da busca com a palavra urbanismo, não é mesmo?

O curso de arquitetura e urbanismo leva esse título por ser um curso de formação profissional voltado para a execução de um planejamento minucioso e detalhado dos ambientes, elaborando projetos únicos, criativos, consistentes e seguros nos espaços habitados pelos seres humanos.

Além de pensar nos espaços que vão abrigar as atividades dos seres humanos, o profissional precisa pensar na estruturação e organização dos espaços em si, projetando de forma controlada e sustentável o crescimento de bairros, vilas e cidades inteiras.

Deu para pegar a principal diferença entre arquitetura e urbanismo? Como essas atividades macros estão sempre associadas, o curso leva esse nome de arquitetura e urbanismo, por serem cenários de atuação quase impossíveis de dissociar para o arquiteto.

arquitetura e urbanismo

Mas, o que é arquitetura?

Arquitetura é projetar e construir qualquer ambiente habitado pelo ser humano. Desde casas, prédios, espaços comerciais, arenas, museus, enfim, toda e qualquer estrutura que for abrigar as pessoas, é por conta da arquitetura.

A palavra arquitetura tem origem do grego, que significa primeiro (do arhké) construção (tékton). Daí a amplitude da arquitetura se referir tanto ao processo de projetar os espaços, quanto ao acompanhamento da construção em si.

Dá pra imaginar também que arquitetura vem desde os primórdios dos seres humanos, não é? Ela é uma atividade associada à necessidade do homem de se proteger do ambiente externo. Com a evolução das técnicas e materiais e o passar dos anos, a arquitetura, como um processo contínuo, incorpora as tendências e melhorias adotadas pelo mercado, sempre inovando nos projetos e construindo a história e a cultura de um povo e uma região.

E o que é urbanismo?

Já urbanismo é classificado como uma técnica de organização dos espaços urbanos que tem o objetivo fundamental de proporcionar condições satisfatórias de vida nesses centros urbanos. Ou seja, o urbanismo está diretamente relacionado aos estudos, regulações, controle e planejamento do desenvolvimento das cidades.

O urbanismo é uma ciência humana de caráter interdisciplinar, por envolver diferentes fatores a serem considerados nos estudos das transformações dos espaços geográficos, que vai além de pensar na cidade como um grande bloco de objetos, mas sim, em planejá-la de forma sustentável e funcional para quem vive ali.

E já que o urbanismo trata de todo um planejamento e estruturação das cidades, é uma área que mantém contato direto, quase de forma indistinta, com a arquitetura. Para que aconteça uma harmonia e funcionalidade dos centros urbanos, analisar a geografia local, a cultura do povo e a formação arquitetônica são fatores indispensáveis.

Viu que a diferença entre a arquitetura e urbanismo é sútil e que as duas áreas são bastante relacionadas, daí a junção das duas para nomear essa área de atuação? Conhece mais alguma diferença? Compartilhe conosco deixando seu comentário.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Estamos aqui para ajudar na sua decisão.

Top