Quais carreiras você pode seguir estudando moda?

Quais carreiras você pode seguir estudando moda?
21 de março de 2018 Belas Artes

moda

Você que sonha em trabalhar com moda, tem ideia de quantas profissões existem dentro da área de quem é formado em design de moda? Sim, são muitas!

O bacharel em design de moda não precisa ser necessariamente um designer de moda ou estilista. Apesar de serem duas carreiras muito citadas entre os profissionais do ramo, sem o trabalho de diversos outros setores dentro do mercado, esses dois profissionais não conseguiriam realizar os seus trabalhos.

Continue a leitura e conheça as carreiras que você pode seguir estudando moda.

Quais são as profissões do mundo da moda?

Existem diversas carreiras para quem quer trabalhar no mundo da moda. Vamos destacar algumas bem interessantes e que podem te ajudar a escolher um caminho a seguir dentro do mercado fashion.

  • Designer de moda: é o título de bacharel do formado em design de moda. E é a profissão que, assim como as outras do mundo do design, trabalha com criações que possuem um objetivo e funcionalidade. O designer de moda, além de trabalhar com a estética de sua criação, foca nas matérias-primas utilizadas com propósitos específicos, como upcycling, tecidos respiráveis para moda esportiva, moda sustentável, entre outros e propõe funcionalidade e usabilidade para suas criações.
  • Estilista: assim como o designer de moda, também é um criador. Porém, o estilista é o lado criativo que foca muito mais na estética e no conceito das suas criações. Cria tendências inovadoras e traz para o mercado peças que falam e representam conceitos, muito mais do que o foco do designer, que é pensar na usabilidade das peças em si. É um profissional extremamente criativo e voltado ao mundo das artes e da sensibilidade.
  • Cool Hunter: é o profissional que busca as tendências que vão ser lançadas no mercado. Ele identifica as macrotendências e direciona pesquisas para criação de conceitos e oportunidades de negócios.
  • Consultor de moda: é um estrategista que trabalha com marcas ou com consultoria. Viabiliza um produto de acordo com a identidade da marca.
  • Designer de estampas: é o designer que cria estampas para coleções de moda e até mesmo para o setor de decoração. Pode trabalhar para tecelagens, marcas e confecções.
  • Modelista: é quem cria as peças piloto para uma coleção. É especialista em moldes e constrói as roupas, trabalhando geralmente em parceria com estilistas ou designers de moda, confecções ou marcas.
  • Piloteira: é a costureira especializada que fabrica a primeira peça piloto, utilizando os moldes da modelista.
  • Figurinista: cria peças de figurino específicas para produções artísticas como teatro, cinema, shows e televisão.
  • Gestor de produção: é o profissional responsável pelo setor de produção dentro de confecções.
  • Gerente de produto: é responsável pelo planejamento de negócios e financeiro de confecções e também pelo ciclo de vida de um produto e suas especificações.
  • Produtor de moda: é quem produz campanhas publicitárias de moda, desfiles, ensaios fotográficos, editoriais e catálogos para marcas. Geralmente atua em conjunto com o stylist.
  • Stylist: traduz o conceito de uma marca ou coleção, através da produção de looks.
  • Editor de moda: produz conteúdos voltados ao mundo da moda. É um formador de opinião e influenciador. Trabalha em revistas e mídias digitais.
  • Marketing de moda: é o profissional que cria e desenvolve estratégias para marcas e campanhas de moda.

moda

Essas são algumas das principais carreiras que você pode optar por seguir dentro do mundo da moda. Ainda existem outras opções como jornalismo de moda, para quem quer se especializar, mídias sociais, comprador de moda, entre outros.

Deu para ter uma ideia de como é amplo o cenário fashion, não é mesmo? São inúmeras as oportunidades dentro do mercado, que está sempre em busca de profissionais capacitados e especializados.

Como você pode notar, diversas das profissões dependem uma das outras para desenvolver o seu trabalho. O estilista precisa dos serviços da modelista e da piloteira, assim como as costureiras e os gerentes de produção e assim por diante.

Existe espaço para todos os profissionais dentro da moda. Encontre o seu e se destaque! E na hora de escolher uma instituição para cursar a faculdade de moda, certifique-se de que a universidade oferece cursos, workshops e eventos com profissionais ativos no mercado, para você estar por dentro do que acontece na cena fashion atual.

Conte para nós nos comentários qual é a carreira que você pensa em seguir dentro do mundo da moda.

Top