Como saber se publicidade e propaganda é a área certa para você?

Como saber se publicidade e propaganda é a área certa para você?
19 de março de 2018 Belas Artes

publicidade e propaganda

Depois de explicarmos tudo o que um estudante de jornalismo deve ter, chega a hora de fazer o mesmo para os aspirantes a publicitários. Essa é uma carreira glamourizada, vista como algo para os poucos que conseguem se manter relevantes. Já parou para pensar nisso?

Mas a verdade é que esses são profissionais que trabalham muito duro para que o retorno do seu esforço seja visível. Se você se interessa pela propaganda e acha que o seu futuro está entre os melhores do mercado, fique de olho no post que preparamos.

Entenda agora como saber se a publicidade e propaganda é a área certa para você.

Você gosta de se comunicar?

Quem faz publicidade e propaganda geralmente gosta muito de conversar e debater sobre os mais diversos assuntos. Essa é uma característica fundamental para quem ingressa nessa área, afinal, essa é uma das habilitações da comunicação social. Mas nesse ponto é preciso ficar atento, pois não basta apenas ser bom de papo. Isso porque durante toda a faculdade o aluno aprenderá as teorias da comunicação e como colocá-las em prática para que os seus clientes consigam atingir os objetivos de marca.  

Você se interessa por marcas, mercado e publicidade e propaganda?

A grande diferença entre a publicidade e propaganda e cursos como jornalismo, por exemplo, é que o primeiro é feito para melhorar a comunicação entre marcas e o seu público. Mais especificamente, a grande maioria dos trabalhos terá como objetivo vender mais produtos, mesmo que a meta principal seja comunicar algo mais subjetivo, como um posicionamento de marca. E aqui se encontra um grande fator para que você entenda qual habilitação da comunicação social é mais adequada aos seus planos de carreira. Se você não gosta de fazer parte da máquina capitalista, a publicidade pode ser um martírio ou, por outro lado, um meio para que você descubra novos modelos de negócios.

Você gosta de se informar sobre os mais diversos e esquisitos assuntos?

Um ponto comum entre a maioria dos publicitários — e alunos de comunicação social em geral — é a capacidade de se interessar pelos mais diversos assuntos. Até aqueles que parecem esquisitos demais para se justificarem. Mas a verdade é que são essas fontes que alimentam a capacidade da publicidade e propaganda se inventarem a cada dia. Se você optar por esse curso, vai perceber que uma etapa importante do trabalho é a busca de referências. Ou seja, a investigação sobre ações similares e que servem de inspiração para que o seu trabalho melhore diariamente.

Você é uma pessoa criativa?

Existe uma palestra famosa do TED Talks ministrada por Cindy Foley que fala sobre a criatividade na nossa rotina. Basicamente, ela diz que essa habilidade está ligada a à forma com que aprendemos a ser criativos durante toda a nossa vida. Com base nisso, perguntamos novamente: você é uma pessoa criativa? Consegue inventar formas diferentes de dizer uma mesma coisa? Tem habilidade para inventar metáforas?

Para cursar publicidade e propaganda é preciso que você goste de se comunicar, que tenha interesse por conectar marcas e seu público. Também que você se interesse por assuntos diversos e que desenvolva a habilidade de criar diferentes formas de comunicar uma mensagem.

E aí, você acha que tem o que é preciso para se tornar um bom publicitário? Conte nos comentários quais dessas características são natas em você!

Top