Artes visuais vs. design: descubra qual é a melhor área para você

Artes visuais vs. design: descubra qual é a melhor área para você
19 de março de 2018 Belas Artes

artes visuais

Você ama o universo do design e artes em geral? Bom, se você pretende transformar todo esse amor em profissão, saiba que o leque de opções é bastante amplo. Hoje, é possível encontrar graduações focadas em diversos segmentos que abrangem design e artes. Para escolher a que mais tem a ver com o seu perfil, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre cada curso e também sobre como funciona a área e o mercado de trabalho.

Tanto as artes visuais quanto o design exigem do aluno características e habilidades específicas. Mas, ao escolher uma boa faculdade, você, futuro universitário, terá a chance de aprimorar e até desenvolver esses requisitos fundamentais para o sucesso.

Para te dar aquela ajudinha especial no processo de escolha, vamos mostrar no post de hoje as diferenças entre artes visuais e design, mostrando qual área é ideal para você! Bora conferir?

Conheça a área de artes visuais

Vamos começar apresentando para você as principais características da área de artes visuais, uma das mais procuradas pelos estudantes que amam desenhar e acompanham tudo o que acontece no mundo das artes.

Ao ingressar nesse curso, o universitário terá acesso à criação de diversas obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando sempre como base os elementos visuais para compor os trabalhos. A formação em artes visuais está na lista dos cursos mais tradicionais, porém, isso não quer dizer que o estudante não terá acesso à inovação.

artes visuais

Um curso completo e de qualidade oferece aos alunos um conhecimento amplo sobre os novos recursos, como multimeios, performance, videoperformance, fotografias analógica e digital, entre outras. Se você quer ser um artista conectado com o seu tempo, a formação em artes visuais é a ideal para você!

Saiba quais são as características da área de design

Agora que já conhecemos os principais pontos do curso de artes visuais, chegou o momento de se aproximar da área de design. Afinal, para fazer uma boa escolha, é importante conhecer bem os cursos que despertaram o seu interesse.

Na área de design, além de amar desenhar, o universitário pode agregar na sua escolha outras habilidades e preferências. Por exemplo, se você adora o universo dos jogos, uma boa opção é o curso de design de games. Mas, se o que te move é a moda, a graduação em design de moda é uma excelente escolha, pois você irá mergulhar de vez nesse mundo.

Além desses dois cursos, o estudante que se interessa pela área de design também pode optar por outras formações, como: design de animação, design de produto, design de interiores e design gráfico.

E aí, você conseguiu decidir a área que ganhou esse embate: artes visuais ou design? Independentemente de qual seja a sua escolha, a nossa dica é que você busque uma universidade de qualidade, que ofereça uma grade curricular completa, unindo teoria e prática, além de um corpo docente experiente e qualificado.

Mas, se a área de artes visuais chamou muito a sua atenção, nós te convidamos para conferir em nosso blog o post que mostra um pouco mais sobre a rotina dos profissionais que trabalham com artes visuais.

 

Top